Metallica: Hardwired tem potencial para ser clássico
Resenha - Hardwired... To Self-Destruct - Metallica
Por Hugo Leonardo
Postado em 04 de dezembro de 2016
Peso clássico e verdadeiro aliado a uma sonoridade moderna só poderia resultar em uma lindeza de trabalho.
Os caras definitivamente lançaram um disco memorável. Está cheio de refrões pegajosos, grandes e bonitas harmonias de guitarra entre James Hetfield e Kirk Hammett. James Hetfield exibindo uma performance digna de aplausos de pé, tá cantando barbaridade e de muito bom gosto e certeiro nos riffs cortantes como nos grooveados. Lars Ulrich competente, se não impressiona mais, não atrapalha em nada, ele dá a consistência que a guitarra do James pede sem problemas, e tá pesada a batida do pequeno gênio dinamarquês. Trujillo encorpando o som como poucos, dando aquela bela gordura pras músicas. Kirk Hammett veio com a atitude de vanguarda, daqueles que metem o solo em pouquíssimos takes e me soa agradável na maioria das vezes, ele não vem com necessidade de querer impressionar ninguém mais.
Os caras passearam por tudo que fizeram desde o Kill em All até o Death Magnetic, pra quem é fã e nunca se importou com as novas propostas de som deles, esse disco é um belo presente, pois apresenta tudo isso e ainda algo que soa totalmente novo.
Há influências bem presentes da NWOBHM, Black Sabbath, Alice in Chains, pra quem curte som sem frescura de estilo é um prato cheio. E aí que está a graça maior desse disco, ele não cansa. Cada música tem uma personalidade e vida muito própria. Eu particularmente prefiro ouvir um disco que apresenta várias nuances e facetas do que um disco que preza pela mesma levada em todas as músicas, questão de gosto pessoal mesmo. É ótimo ter músicas mais rápidas e outras com mais cadência, mas todas primando pelo peso sem excessões. Então nesse ponto, o Metallica me agrada desde sempre por isso, seus discos são sempre bem heterogêneos mesmo que dentro de uma proposta definida.
Esse disco tem potencial de se tornar clássico sim, acredito que essa garotada que tá chegando aí agora curtindo som com seus 16/17 anos receber um disco desse agora, deve ser uma baita sensação, pelo menos deveria ser. Melhor disco desde o Black Album. Destacar música por música eu acho chato, prefiro que escutem por si só, mas só ressalto que Spit Out The Bone saciou a sede daqueles fãs que sentem saudade da voz e pegada dos tempos de And Justice For All e mostra que o Hetfield ainda tá com muita, mas muita lenha pra queimar. Liricamente forte, atual e reflexivo.
Recomendadíssimo.
Outras resenhas de Hardwired... To Self-Destruct - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
Murderdolls anuncia retomada de atividades após quase uma década
O riff pesado do Queen que muitos atribuem a Brian May, mas foi criado por Freddie Mercury
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Angra (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 27/09/2026)
O adeus de Tomas Lindberg no avassalador "The Ghost of a Future Dead" do At the Gates
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Por que Coca-Cola não contestou arte do primeiro disco do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Tom Araya: filha explica o famoso olhar de vergonha adolescente
A sincera opinião de Kiko Loureiro sobre o popstar Bruno Mars

Metallica: Com Hardwired, enfim, a redenção!
Metallica: leia o review da Metal Hammer para o novo disco
Metallica: O "retorno morno" em Hardwired... To Self-Destruct
Metallica: Uma resenha nada definitiva do "Hardwired"
Metallica: Com Hardwired a banda nos presenteou com uma avalanche de riffs
O show do Metallica em que soldados tiraram a farda para bater cabeça
A banda que deixou Lars Ulrich no paraíso quando o Metallica abriu seus shows
Os hits que não têm o melhor solo de Jimmy Page e Kirk Hammett, segundo eles
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
A inesperada influência de David Bowie em um dos maiores clássicos do Metallica
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



