Metallica: Hardwired tem potencial para ser clássico
Resenha - Hardwired... To Self-Destruct - Metallica
Por Hugo Leonardo
Postado em 04 de dezembro de 2016
Peso clássico e verdadeiro aliado a uma sonoridade moderna só poderia resultar em uma lindeza de trabalho.
Os caras definitivamente lançaram um disco memorável. Está cheio de refrões pegajosos, grandes e bonitas harmonias de guitarra entre James Hetfield e Kirk Hammett. James Hetfield exibindo uma performance digna de aplausos de pé, tá cantando barbaridade e de muito bom gosto e certeiro nos riffs cortantes como nos grooveados. Lars Ulrich competente, se não impressiona mais, não atrapalha em nada, ele dá a consistência que a guitarra do James pede sem problemas, e tá pesada a batida do pequeno gênio dinamarquês. Trujillo encorpando o som como poucos, dando aquela bela gordura pras músicas. Kirk Hammett veio com a atitude de vanguarda, daqueles que metem o solo em pouquíssimos takes e me soa agradável na maioria das vezes, ele não vem com necessidade de querer impressionar ninguém mais.
Os caras passearam por tudo que fizeram desde o Kill em All até o Death Magnetic, pra quem é fã e nunca se importou com as novas propostas de som deles, esse disco é um belo presente, pois apresenta tudo isso e ainda algo que soa totalmente novo.
Há influências bem presentes da NWOBHM, Black Sabbath, Alice in Chains, pra quem curte som sem frescura de estilo é um prato cheio. E aí que está a graça maior desse disco, ele não cansa. Cada música tem uma personalidade e vida muito própria. Eu particularmente prefiro ouvir um disco que apresenta várias nuances e facetas do que um disco que preza pela mesma levada em todas as músicas, questão de gosto pessoal mesmo. É ótimo ter músicas mais rápidas e outras com mais cadência, mas todas primando pelo peso sem excessões. Então nesse ponto, o Metallica me agrada desde sempre por isso, seus discos são sempre bem heterogêneos mesmo que dentro de uma proposta definida.
Esse disco tem potencial de se tornar clássico sim, acredito que essa garotada que tá chegando aí agora curtindo som com seus 16/17 anos receber um disco desse agora, deve ser uma baita sensação, pelo menos deveria ser. Melhor disco desde o Black Album. Destacar música por música eu acho chato, prefiro que escutem por si só, mas só ressalto que Spit Out The Bone saciou a sede daqueles fãs que sentem saudade da voz e pegada dos tempos de And Justice For All e mostra que o Hetfield ainda tá com muita, mas muita lenha pra queimar. Liricamente forte, atual e reflexivo.
Recomendadíssimo.
Outras resenhas de Hardwired... To Self-Destruct - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O álbum de rock nacional anos 80 considerado o maior fracasso do grande produtor Liminha
A tour de "Powerslave" quase acabou com o Iron Maiden
O hit do Barão Vermelho assinado por Cazuza, Roberto Frejat e Clarice Lispector

Metallica: Com Hardwired, enfim, a redenção!
Metallica: leia o review da Metal Hammer para o novo disco
Metallica: O "retorno morno" em Hardwired... To Self-Destruct
Metallica: Uma resenha nada definitiva do "Hardwired"
Metallica: Com Hardwired a banda nos presenteou com uma avalanche de riffs
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



