Metallica: Hardwired tem potencial para ser clássico
Resenha - Hardwired... To Self-Destruct - Metallica
Por Hugo Leonardo
Postado em 04 de dezembro de 2016
Peso clássico e verdadeiro aliado a uma sonoridade moderna só poderia resultar em uma lindeza de trabalho.
Os caras definitivamente lançaram um disco memorável. Está cheio de refrões pegajosos, grandes e bonitas harmonias de guitarra entre James Hetfield e Kirk Hammett. James Hetfield exibindo uma performance digna de aplausos de pé, tá cantando barbaridade e de muito bom gosto e certeiro nos riffs cortantes como nos grooveados. Lars Ulrich competente, se não impressiona mais, não atrapalha em nada, ele dá a consistência que a guitarra do James pede sem problemas, e tá pesada a batida do pequeno gênio dinamarquês. Trujillo encorpando o som como poucos, dando aquela bela gordura pras músicas. Kirk Hammett veio com a atitude de vanguarda, daqueles que metem o solo em pouquíssimos takes e me soa agradável na maioria das vezes, ele não vem com necessidade de querer impressionar ninguém mais.
Os caras passearam por tudo que fizeram desde o Kill em All até o Death Magnetic, pra quem é fã e nunca se importou com as novas propostas de som deles, esse disco é um belo presente, pois apresenta tudo isso e ainda algo que soa totalmente novo.
Há influências bem presentes da NWOBHM, Black Sabbath, Alice in Chains, pra quem curte som sem frescura de estilo é um prato cheio. E aí que está a graça maior desse disco, ele não cansa. Cada música tem uma personalidade e vida muito própria. Eu particularmente prefiro ouvir um disco que apresenta várias nuances e facetas do que um disco que preza pela mesma levada em todas as músicas, questão de gosto pessoal mesmo. É ótimo ter músicas mais rápidas e outras com mais cadência, mas todas primando pelo peso sem excessões. Então nesse ponto, o Metallica me agrada desde sempre por isso, seus discos são sempre bem heterogêneos mesmo que dentro de uma proposta definida.
Esse disco tem potencial de se tornar clássico sim, acredito que essa garotada que tá chegando aí agora curtindo som com seus 16/17 anos receber um disco desse agora, deve ser uma baita sensação, pelo menos deveria ser. Melhor disco desde o Black Album. Destacar música por música eu acho chato, prefiro que escutem por si só, mas só ressalto que Spit Out The Bone saciou a sede daqueles fãs que sentem saudade da voz e pegada dos tempos de And Justice For All e mostra que o Hetfield ainda tá com muita, mas muita lenha pra queimar. Liricamente forte, atual e reflexivo.
Recomendadíssimo.
Outras resenhas de Hardwired... To Self-Destruct - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
A única música do Iron Maiden que todos integrantes escreveram juntos
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
O álbum punk favorito de Joey Ramone, o disco que ele levaria para uma ilha deserta
Metallica: Com Hardwired, enfim, a redenção!
Metallica: leia o review da Metal Hammer para o novo disco
Metallica: O "retorno morno" em Hardwired... To Self-Destruct
Metallica: Uma resenha nada definitiva do "Hardwired"
Metallica: Com Hardwired a banda nos presenteou com uma avalanche de riffs
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
Para John Bush, Metallica tomou o caminho certo com o "Black Album"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
Poppy fala sobre Metallica, Judas Priest, Linkin Park, Amy Lee e perigos do TikTok
James Hetfield, do Metallica, diz que tem o melhor emprego do mundo
O selo de qualidade que o Metallica deu ao Scorpions, segundo Rudolf Schenker
James Hetfield revela como se sente sendo James Hetfield, do Metallica
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



