O clássico que para Geddy Lee foi "o mais perto que o Rush chegou de uma canção pop"
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2022
O Rush já foi muitas coisas diferentes ao longo das décadas que durou: já foi "imitação" de Led Zeppelin, pioneiro na mistura de rock progressivo com metal, e até mesmo a "banda da música da abertura do MacGyver". Queridinhos da crítica, por outro lado, eles jamais foram.
O maior power trio da história do Canadá já teve até seus flertes com a música pop na virada dos anos 70 para os 80 com "Permanente Waves" (1979) e "Moving Pictures" (1981). Mas, segundo seu baixista, Geddy Lee, o mais perto que eles chegaram de uma canção pop foi com o hino "Closer To The Heart".
Conforme publicado pelo site faroutmagazine.co.uk, nas notas incluídas na coletânea "Retrospective I: 1974 to 1980" (1997), Geddy comentou a faixa: "Lembro quando nós tivemos que trazer de volta para o repertório dos shows no Rio, tamanha era a demanda por ela, mas fomos parando de tocar com o tempo. Ela sempre ressoou com as pessoas, por algum motivo, e foi o mais próximo que tivemos de um hit."
"Ela nos levou para as rádios", continuou ele, "o tipo de rádios que normalmente nunca nos tocaria. Então foi o mais perto que chegamos de uma canção pop, principalmente naquele ponto. Por aqui no Reino Unido causou seu impacto, e lá nos Estados Unidos também."
"Closer To The Heart" foi lançada como single no começo de 1978 na Inglaterra, e se tornou o primeiro do Rush a entrar nas paradas de sucesso, atingindo a posição #36. Já nos Estados Unidos o single teve uma receptividade mais tímida, não passando da posição #69.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps