Ramones: "End of the Century" é altamente recomendável
Resenha - End of the Century - Story of the Ramones
Por Mário Orestes Silva
Postado em 11 de dezembro de 2014
Dirigido por Michael Gramaglia e Jim Fields este documentário de 112 minutos (já lançado em DVD no Brasil) saiu no ano de 2003 e foge dos moldes de todos os demais documentários. O intuito dos diretores não foi o de festejar e mostrar a alegria de uma grande banda de rock. Ao Contrário, o objetivo é expor o lado negro. As brigas, a luta pelo domínio de liderança, os desafetos por causa de mulheres, o excesso de drogas, as decepções. Está tudo ali. De maneira crua a ponto do próprio Johnny Ramone (guitarrista) ficar irritado em cena com as perguntas provocantes e posteriormente ao assistir o resultado final do filme.
A lista de entrevistas realizadas exclusivamente para este documentário é grande (com exceção dos depoimentos do vocalista Joey Ramone, por ter falecido dois anos antes). Joe Strummer (The Clash), Deby Harry (Blondie), familiares dos músicos da banda, Legs McNeil, Rob Zombie, Glen Matlock (Sex Pistols), Kirk Hammet (Metallica) dentre muitos outros, compõem a sequência. Contudo, as falas estão editadas de forma a priorizarem as "feridas" da banda. Já era de conhecimento público que Joey passou a odiar Johnny, por este lhe ter roubado e casado com a namorada. Trauma jamais superado pelo vocalista e motivo de inspiração para a composição de muitas letras amargas. O mesmo guitarrista Johnny impunha, quase militarmente, a liderança sobre os demais, a ponto de exigir o "uniforme" de jeans rasgado e jaquetas de couro. Motivo de contestação por parte de Dee Dee Ramone (baixista criador da banda). O excesso abusivo de álcool do baterista Marky Ramone, que chegou a ser afastado vários anos por isso, e o simples fato de todos terem de aturar a convivência entre si por anos, dentro de ônibus, camarins, hotéis e aviões, levou todos os membros ao stress, à fadiga e às crises pessoais.
Este tipo de documentário é excelente para quebrar o estereótipo de ídolo e mostrar ao fã, como músicos, escritores, atores, dentre outras espécies intocáveis, são meros mortais que também teem seus problemas, as vezes até maiores do que os nossos, por estarem envoltos de mais pessoas interesseiras, mais negócios profissionais e o tão repugnante mainstream.
"End Of The Century – The Story Of The Ramones" é altamente recomendável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A música do Megadeth que parece "coisa de adolescente", segundo Gastão Moreira
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Eagles: o significado da clássica "Hotel California"
Rick Wakeman fala sobre tour do Yes com o Black Sabbath e elogia Ozzy Osbourne
O hit de Cazuza que é puxão de orelha em fãs que passam do limite e querem ser amigos


Após vinte anos de disputa, Linda Ramone é a vencedora pelo uso do nome Ramones
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



