10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Por Eduardo David Krautz Chao
Postado em 25 de novembro de 2025
O início dos anos 90 marcou uma virada drástica no cenário do rock. Enquanto o hair metal perdia força diante da ascensão do grunge, alguns pilares do thrash e do heavy metal mantinham o ritmo acelerado - e, em muitos casos, entregavam alguns dos melhores trabalhos de suas carreiras.
Pensando nisso, o site Metal Injection selecionou dez álbuns lançados nos anos 90 por bandas formadas na década anterior. Confira a lista e os comentários do site:
Judas Priest – "Painkiller" (1990)
Um dos maiores triunfos dos anos 90 dos inovadores do heavy metal, Painkiller do Judas Priest foi um retorno fenomenal à boa forma após o um tanto decepcionante "Ram It Down". Trouxe de volta o Priest estrondoso que dominou o início dos anos 80 e provou a longevidade do heavy metal britânico clássico, mesmo com o grunge começando a ganhar força.
Melhores e Maiores - Mais Listas

Overkill – "Horrorscope" (1991)
O Overkill não deu trégua nos anos 90, lançando seis álbuns completos entre 1991 e 1999. "W.F.O." e "Necroshine" foram ambos muito bons, mas "Horrorscope" continua sendo o lançamento mais feroz da banda lendária do thrash metal na década de 90. Aquele riff pesado da faixa-título do álbum foi uma ponte perfeita entre o thrash dos anos 80 e o groove dos anos 90.
Testament – "The Gathering" (1999)
Presenteado às massas do metal em 1999, "The Gathering", do Testament, permanece um dos álbuns de thrash metal mais pesados já lançados. Com a brutalidade dos músicos do Death, James Murphy e Steve DiGiorgio, juntamente com o baterista do Slayer, Dave Lombardo, "The Gathering" transborda malevolência do início ao fim. Não me ressuscitem se eu morrer ouvindo este álbum!
Slayer – "Seasons in the Abyss" (1990)
No auge do metal extremo dos anos 80, o Slayer lançou, possivelmente, seu melhor álbum em 1990. "Seasons in the Abyss" é o álbum perfeito do Slayer - "War Ensemble", "Dead Skin Mask", "Born of Fire"… simplesmente material feroz da formação clássica da banda. O hair metal pode ter estado morrendo diante de nossos olhos em 1990, mas o thrash estava pegando fogo.
Mercyful Fate – "9" (1999)
Sim, o insanamente teatral "The Eye", do King Diamond, saiu no início dos anos 90, mas vamos dar um pouco de atenção ao "9", do Mercyful Fate, que encerrou a década. Hank Shermann estava realmente inspirado aqui, mandando ver em riffs mais pesados do que qualquer outra banda de nu metal da época. Assim como "Painkiller", do Judas Priest, "9" foi tanto um retorno à boa forma quanto uma declaração de "em time que está ganhando não se mexe".
Megadeth – "Rust in Peace" (1990)
Poucos álbuns de thrash metal rivalizaram legitimamente com a grandeza de "Master of Puppets", do Metallica - e o Megadeth alcançou esse feito em 1990. "Rust in Peace" é um álbum nota 10, repleto da genialidade de Mustaine, Ellefson, Friedman e Menza. Zero espaço desperdiçado, zero momentos tediosos. Um álbum de thrash metal de nível Rushmore, sem dúvida.
Motörhead – "1916" (1991)
O Motörhead provou que ainda tinha o que era preciso com "1916". Lançado em 1991, o nono álbum da banda conseguiu reunir clássicos como "The One to Sing the Blues", uma homenagem punk rock aos Ramones e uma balada lenta e emocionante sobre a Primeira Guerra Mundial. Não havia como parar o Motörhead quando eles estavam em uma ótima fase, e este foi um desses álbuns.
Savatage – "Edge of Thorns" (1993)
Não havia muito espaço para prog ou power metal no cenário sonoro de 1993, mas o Savatage não se importava. "Edge of Thorns" não foi o primeiro álbum sólido da banda nos anos 90 (e não seria o último!), mas o sétimo álbum de estúdio do Savatage foi particularmente inspirado. "Edge of Thorns" também foi o último álbum gravado pelo guitarrista Criss Oliva antes de sua morte, e ele está magnífico do começo ao fim.
Sepultura – "Arise" (1991)
Possivelmente o melhor trabalho da discografia do Sepultura, Arise, de 1991, foi uma união perfeita dos estilos thrash e death metal da banda. Lançado durante um período caótico na história cultural do Brasil, a música do Sepultura canonizou a energia da época e a espalhou pelo mundo.
Kreator – "Coma of Souls" (1990)
Ah, bons tempos aqueles. Contribuindo para a história do thrash metal em 1990, o Kreator lançou "Coma of Souls" no início da década. Era como se todas as lições do thrash dos anos 80 tivessem sido aprendidas pela poderosa banda alemã, resultando em um dos discos mais viscerais e totalitários da época.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu


O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
Os cinco bateristas favoritos de Charlie Watts, dos Rolling Stones
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Lista: 35 músicas que não são metal, mas o metaleiro pode ouvir em paz
Fascínio pelo terror: Cinco bandas que dão medo


