California Breed: Para quem gosta de rock e curte boas melodias
Resenha - California Breed - California Breed
Por Júlio César Tortoro Ribeiro
Postado em 27 de julho de 2014
Das cinzas do Black Country Communion, banda formada por Glenn Hughes, Joe Bonamassa, Derek Sherenian e Jason Bonham, surge o power trio California Breed, Hughes no baixo e vocais, Bonham na bateria e o novato Andrew Watt nas guitarras mostram serviço em sua estréia.
A sonoridade do California Breed é sensivelmente diferente do BCC e sua veia Zeppeliana, aqui temos um hard rock mais direto e cru com toques de soul music e pegada mais funkeada, nem melhor nem pior, simplesmente outra proposta.
A produção assinada por Dave Cobb e Mark Petaccia (Rival Sons) colabora com o jeitão mais despojado e barulhento do trio, Glenn Hughes continua com a voz afiada e mandando seus grooves no baixo, Jason Bonham aparece mais solto , mostrando a pegada que está em seu DNA espancando as peles de sua bateria, Andrew Watt é uma jovem revelação das guitarras, com um estilo puxado para Jimmy Hendrix é um dos destaques, com riffs e harmonias poderosas e solos com uma veia bluseira.
O mais legal do California Breed é a capacidade de soar atual mesmo com uma proposta de Hard Rock setentista em seus timbres, a pesada The Way abre o debut com um grande pé na porta, riff pesado de guitarra com grooves do baixo e bateria ditando o ritmo. Música forte e contagiante.
Melodiosa e grudenta, Sweet Tea foi o primeiro single que saiu antes do lançamento, refrão caprichado e guitarras alucinadas de Watt, toca muito e sabe se destacar sem ofuscar as melodias e o conjunto.
Aliás Hughes, Bonham e Watt se entenderam bem, alternando como destaques nas músicas,Chemical Rain evoca ecos do BCC com a pegada mais épica e as grandes melodias vocais mostrando o que o mundo já sabe, Hughes é um ícone do rock, Midnight Oil explode nos alto falantes com um grande riff e uma levada de bateria cavalar de Jason Bonham, a melhor faixa do registro, Hard Rock puro e envolvente.
A cada faixa notamos que grandes discos de rock como este não precisam ser demasiadamente pretensiosos e All Falls Down prova isso, uma balada com influências de Soul, um grande arranjo das guitarras combinado com um refrão fácil sem cair na monotonia, outro grande destaque do disco. The Grey mostra a vocação "garageira" da produção, guitarras cuidadosamente espalhadas na mixagem, bateria seca e direta e vocais ríspidos, sonzeira poderosa.
A arrastada Days They Come continua com a proposta despojada, simples e eficiente, Spit You Out traz a tona o Glam Rock de nomes como Sweet, com melodias mais festeiras e letras bem ácidas, Hughes e Watt trabalham bem no baixo e na guitarra por aqui.
O disco flui bem e rapidamente chega na parte final embalado pela mistura de guitarras elétricas e acústicas de Strong, a distorcida Invisible poderia estar em qualquer disco do BCC, assim como a funkeada Scars caberia em um disco do Deep Purple da Mark IV, grande solo de Andrew Watt.
Breath fecha o track list regular de forma semi acústica intimista, destaque para a voz magnifica de Glenn Hughes, o disco acaba mas deixa uma ótima porta aberta para um segundo registro que será muito bem vindo.
Se você gosta de rock, curte boas melodias e aprova uma produção mais direta e despojada esse é O disco. California Breed começou muito bem.
*Recomendo a versão dupla, belíssimo digipack com DVD de bastidores das gravações.
California Breed (2014)
The Way
Sweet Tea
Chemical Rain
Midnight Oil
All Falls Down
The Grey
Days They Come
Spit You Out
Strong
Invisible
Scars
Breathe
Solo
A Banda
Glenn Hughes (Vocal e Baixo)
Andrew Watt (Guitarra e Backing Vocals)
Jason Bonham (Bateria)
Blog Its Electric:
http://itselektric.blogspot.com.br/2014/07/california-breed-california-breed.html
Outras resenhas de California Breed - California Breed
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Baixista explica atitude do Anthrax ao não mudar o setlist e manter os clássicos
A pesada crítica de Arnaldo Antunes e Renato Russo contra "Astronauta de Mármore"
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



