Igor Cavalera conta quem deu o empurrão para sua saída do Sepultura
Por Emanuel Seagal
Postado em 28 de julho de 2024
Max Cavalera deixou o Sepultura em 1996, em um desligamento bastante conturbado e que o afastou do seu irmão, Igor, por muitos anos. Uma década mais tarde, Igor também deixaria o grupo, focando sua energia no Mixhell, um projeto com sua esposa, Laima. Este desligamento abriu as portas para uma reconciliação entre os irmãos, dando origem ao Cavalera Conspiracy e seu primeiro disco, "Inflikted", lançado em 2008. Pablo Miyazawa, em matéria publicada em março de 2008, na edição brasileira da revista Rolling Stone, conversou com Igor, que contou detalhes da sua saída do Sepultura.
Sepultura - Mais Novidades
Assim como Max conta com grande apoio de sua esposa Gloria Cavalera, Igor exaltou em diversos pontos da entrevista a colaboração de Laima. "Toda essa caminhada desde a minha saída da banda, e até um pouco antes, tem muito o dedo dela", explica. "Ela trabalhava há quase dez anos no Museu de Arte Moderna. Eu consegui arrancar ela de lá, ela me arrancou do Sepultura e começamos a fazer uma coisa juntos, meio que por acidente. Eu já estava querendo sair do Sepultura, mas faltava alguém falar: 'Se você não está feliz, vai fazer qualquer coisa, mas tem que estar feliz, não importa o que está fazendo. Você não tem que fazer isso para o resto da vida.' Isso foi superlegal da parte da Laima, da minha mãe (Vânia Cavalera), de ter me colocado com os pés no chão."
Igor deixou claro, na época, que não havia perdido interesse na bateria, porém estava cansado de tocar as mesmas coisas, e da logística de uma banda. "Queria tocar, mas não queria entrar numa banda, de repente fazer uma participação. E aí pintou a discotecagem, sem compromisso profissional. Daí quando começamos a produzir música, pensamos: 'Fodeu'. É isso o que está segurando nossa casa e dando um gás na nossa criatividade, então estou 100% feliz", explicou, falando do Mixhell.
Em outro ponto da entrevista, Igor comparou o Mixhell com o Sepultura, dizendo: "Banda é uma merda, você fica casado com um monte de cara, mais do que você fica com sua mulher. Eu e a Laima não temos que dar satisfação pra músicos sobre o que a gente vai fazer, dos planos que a gente traça. É uma coisa mais de dupla mesmo."
Este formato de projeto, concentrando as decisões em apenas duas pessoas, ocorreu também no Cavalera Conspiracy. "Aqui somos só eu e meu irmão", disse na época do lançamento do disco, que além dos Cavaleras, contou com Joe Duplantier (Gojira), Marc Rizzo (Revenge Beast, ex-Soulfly) e as participações especiais de Rex Brown (Pantera) e Richie Cavalera (Incite), enteado de Max Cavalera. O formato deu certo, o Cavalera Conspiracy lançou quatro álbuns de inéditas, e entre os anos de 2023 e 2024 apresentaram ao mundo o trio de regravações do Sepultura, com "Morbid Visions", "Bestial Devastation", e "Schizophrenia".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Quando The Edge pensou em abandonar o U2 por causa dos egos inflamados
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
O álbum que mostrou por que Janis Joplin era impossível de copiar
Cheetah Chrome, guitarrista do Dead Boys, morre aos 71 anos
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford

Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Max Cavalera homenageia o irmão Iggor e afirma que eles "mudaram o mundo juntos"
Porta dos Fundos: Andreas Kisser e a cobrança dos metaleiros
Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura


