Tensões internas e despedida amarga: Geddy Lee revela detalhes da turnê final do Rush
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de novembro de 2023
O R40 Tour do Rush foi uma experiência agridoce, admite Geddy Lee. O vocalista/baixista disse que houve uma certa quantidade de tensão interna na última turnê da banda, com o trio canadense "bastante dividido no final".
Iniciando em 8 de maio de 2015, no BOK Center em Tulsa, Oklahoma, e encerrando em 1º de agosto de 2015, quando Lee, o guitarrista Alex Lifeson e o baterista Neil Peart encerraram sua carreira notável no Forum em Inglewood, Califórnia, a jornada R40 comemorou o 40º aniversário da entrada de Peart na banda de Toronto. O baterista já havia comunicado a Lee e Lifeson que essa seria sua última turnê.
Em um novo artigo online do The Guardian (via Loudersound), promovendo sua recém-publicada memória My Effin’ Life, Lee responde perguntas de fãs da Rush, e uma pergunta de um leitor, identificado como 'Lurkst', pergunta como foi o clima no grupo, considerando que Neil queria parar de se apresentar.
"Aquela turnê começou em um clima muito bom", responde Lee. "Investimos muito esforço em projetar essa retrospectiva teatral invertida. Foi muito divertido, mas à medida que a turnê chegava ao fim, o clima começou a mudar e se dividiu em dois campos. Neil estava ficando mais feliz, e Alex e eu estávamos ficando mais tristes, porque realmente queríamos levar a turnê aos fãs ao redor do mundo, mas Neil concordou em fazer 30 shows. Ele sentia como se estivesse se aproximando da libertação, então estávamos bastante divididos no final."
No entanto, em outra parte do artigo, Lee adiciona: "Não tenho arrependimentos sobre a trajetória da Rush. Fui o baixista mais sortudo da Terra por tocar com um baterista como Neil Peart e um guitarrista como Alex Lifeson. E fui ainda mais abençoado porque eles eram meus queridos amigos."
Na mesma matéria, um leitor identificado como SmilinPeter pergunta: 'Nunca haverá outro Neil Peart, mas quais bateristas você realmente admira hoje?'
"Há tantos", responde Lee. "Estamos vivendo em uma época rica em grandes bateristas. Adoro a forma como [Danny Carey do Tool] toca. Adoro [Chad Smith dos Red Hot Chili Peppers]. Muito diferente de Neil, mas o cara tem muita potência. [Ambos Carey e Smith estiveram presentes no último show da Rush na turnê R40.] Ouvi essa baterista outro dia, acho que o nome dela é Anika [Nilles]. Ela tocou na última turnê de Jeff Beck, e achei que ela foi fantástica."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps