Avalon: Projeto aprende com erros mas ainda tem o que melhorar

Resenha - Angels of the Apocalypse - Avalon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor de Andrade Lopes, Fonte: Sinfonia de Ideias
Enviar Correções  

7


Menos de um ano depois de lançar o primeiro álbum de seu novo projeto, a metal opera Avalon, o guitarrista finlandês Timo Tolkki (ex-Stratovarius, ex-Revolution Renaissence, ex-Symfonia) já estava na Grécia para buscar inspiração para o sucessor de The Land of New Hope, primeiro disco do que será uma trilogia. A viagem deve ter surtido efeito, pois aquilo que havia dado errado no trabalho anterior foi corrigido aqui, resultando em um álbum melhor e mais relevante. Mas ainda há uns pontos a acertar.

Timo Tolkki: Guitarrista relembra sobre Andre Matos (em inglês)Metallica: Hetfield explica por que não gosta de bater fotos com fãs

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O time instrumental é bastante econômico e consiste em uma espécie de reunião do Stratovarius pré-Jens Johansson e Jörg Michael: Tuomo Lassila e Antti Ikonen, respectivamente o baterista e o tecladista que ficaram na banda até o Fourth Dimension (1995), finalmente voltam a trabalhar com Timo, que assume também o baixo e um pouco dos teclados.

Para os vocais, foram convidados sete talentos (um a mais que o álbum anterior): David DeFeis (Virgin Steele), Floor Jansen (Nightwish, ReVamp), Fabio Lione (Rhapsody of Fire, Angra), Caterina Nix, Elize Ryd (Amaranthe), Simone Simons (Epica) e Zachary Stevens (ex-Savatage, Circle II Circle). Destes, apenas Elize Ryd já havia cantado na primeira parte da trilogia.

O resultado? Um álbum mais inspirado, mais pesado e mais marcante. Vale lembrar que o disco anterior trouxe vários convidados com talento demais e espaço de menos. Além disso, os riffs e solos de Timo pareciam sem sal. Aqui, o finlandês mostra um pouco mais de criatividade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Da épica "Jerusalem is Falling", precedida pela breve abertura a cappella "Song for Eden", até o sereno encerramento instrumental "Garden of Eden", com teclados à la Tuomas Holopainen, Angels of the Apocalypse vai apresentando uma faixa mais sombria e pesada que a outra - tudo dentro das intenções de Timo, que havia prometido um trabalho mais puxado para esse lado que o antecessor. Pudera, estamos na parte da saga em que a Terra é destruída. Lembrando que a trilogia está sendo lançada "de trás para frente", ou seja, o primeiro álbum conta a última parte da história, na qual os personagens partem em busca de um novo lar.

Essa mudança de clima veio na forma de riffs graves, vocais agressivos ou melancólicos, letras apocalípticas e todo um clima criado com ajuda das orquestrações de Nicolas Jeudy. E o fã perceberá isso, seja nas faixas rápidas "The Paradise Lost" e "Stargate Atlantis" (ainda que nenhuma chegue perto de "To the Edge of the World", do álbum anterior), nas épicas e grandiosas "Jerusalem is Falling" e a longa faixa-título, nas baladas "You'll Bleed Forever" e "High Above Me" (ponto alto das vocalistas femininas), ou nos casos mais específicos: "Neon Sirens", com a participação de Zachary e um clima de heavy metal tradicional; ou "Rise of the 4th Reich", com rasgadíssimos, quase escarrados vocais de David ousadamente divididos por um trecho do discurso que George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, proferiu após os atentados de 11 de setembro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Perfeito, contudo, este disco está longe de ser. Os riffs e solos de guitarra estão melhores, mas ainda não chegam perto do que era Timo à frente do Stratovarius. Tuomo fez um trabalho acima das expectativas para alguém com uma carreira inconstante no metal, mas Antti acabou ficando com um papel secundário, considerando que não foi ele o orquestrador no disco. Quanto aos vocalistas, cada um ganhou espaço justo, com cinco dos sete cantando ao menos uma faixa inteira sozinhos. As exceções são Elyze, que teve espaço de sobra em The Land of New Hope, e Caterina, que apenas fez backing vocais em "Stargate Atlantis".

Uma pergunta fica no ar ao se terminar uma audição de Angels of the Apocalypse: que fim levou aquele concurso que Timo promoveria para selecionar guitarristas e tecladistas para solar com ele em uma das faixas? Parece ter sido abandonado, uma vez que, aparentemente, ninguém além de Timo sola no disco. Nada muito surpreendente para quem já é conhecido por mudar de ideia bruscamente. Além disso, estranhamente, já faz mais de um mês que ele não atualiza sua página oficial no Facebook, tampouco a página do Avalon. É justamente às vésperas do lançamento de um novo trabalho que os músicos mais se ocupam em usar suas redes sociais, em nome do marketing.

Angels of the Apocalypse é melhor que seu antecessor, não traz os mesmos erros, mas ainda falta algo. Falta um script mais acertado (com só uma das dez faixas com vocais trazendo mais de um vocalista cantando, o álbum é uma sucessão de monólogos). Faltam mais instrumentistas convidados, para dar charme às faixas. Falta uma produção que destaque melhor a guitarra do criador deste projeto. Até o momento, o Avalon é só mais uma metal opera, facilmente ofuscável pelos Avantasias e Ayreons da vida.

Abaixo, o vídeo de "Design the Century":

Track-list:
1. "Song for Eden"
2. "Jerusalem is Falling"
3. "Design the Century"
4. "Rise of the 4th Reich"
5. "Stargate Atlantis"
6. "You'll Bleed Forever"
7. "The Paradise Lost"
8. "Neon Sirens"
9. "High Above Me"
10. "Angels of the Apocalypse"
11. "Garden of Eden"


Outras resenhas de Angels of the Apocalypse - Avalon

Resenha - Angels of the Apocalypse - Avalon



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Timo Tolkki: Guitarrista relembra sobre Andre Matos (em inglês)Timo Tolkki: Músico fará shows em LivestreamsEm 28/04/1997: Stratovarius se consagrava ao lançar o excelente VisionsTimo Kotipelto: vocalista vai fazer live no próximo sábado (2 de maio)Stratovarius: demos do Fourth Dimension com Timo Tolkki nos vocais

Stratovarius: Confira o verdadeiro último álbum da banda com Timo TolkkiStratovarius
Confira o verdadeiro último álbum da banda com Timo Tolkki

Power Metal: O legado de Jörg Michael, a lenda viva das baquetasStratovarius: Timo Tolkki em Live com o baterista Jörg MichaelStratovarius: Shows completos com Timo Tolkki cantando são divulgados onlineTimo Tolkki: Músico lança o seu novo website official

Capas Ridículas: LaWeekly elege as piores de Metal de 2013Capas Ridículas
LaWeekly elege as piores de Metal de 2013

1997: 15 discos de rock/metal que completam 20 anos de lançamento1997
15 discos de rock/metal que completam 20 anos de lançamento


Metallica: Hetfield explica por que não gosta de bater fotos com fãsMetallica
Hetfield explica por que não gosta de bater fotos com fãs

Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandasRock Brasileiro
Uma lista das 10 maiores bandas


Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280