Muqueta na Oreia: Um trabalho nervoso que fala por si só
Resenha - Blatta - Muqueta na Oreia
Por Écio Souza Diniz
Fonte: Pólvora Zine
Postado em 20 de fevereiro de 2014
Felizmente ainda há muitas bandas que nos aparecem como uma grata surpresa. A Muqueta Na Oreia, clássico caso da máxima "nunca jugue pela capa", é um desses casos.
Com um Metal pendendo para o Thrash com elementos de Hardcore e Groove, esses paulistas mostraram uma evolução absurda em relação ao seu debut, "Lobisomem em lua cheia" (2010). O álbum foi lançado pelo selo da banda, o Muqueta Records, tendo distribuição da Voice Music. Um dos créditos fica para a gravação, clara, bem equalizada em todos os instrumentos e ainda mantém uma sujeira típica que dá um charme a mais. A produção do encarte também ficou excelente, num formato pôster com uma imagem de Brasília devastada de um lado e as letras (por sinal, bem inteligentes, com irreverência e sarcasmo na medida certa) do outro.
No geral, "Blatta" é um trabalho nervoso do início ao fim que fala por si só, com todas as músicas adquirindo saldos positivos. Vale ressaltar também que todos na banda exercem fidedignamente suas funções. Após uma introdução sinistra com "Signifer Lux", um clima não menos desolador entra em cena com a o início arrastado e pesado "Nova Era", que é sucedido por uma levada rápida. "Hardware, software e Tupperware" é um esporro sobre o circulo vicioso que muitos seguem, cumprindo trabalhos e responsabilidades que não os completam. Os riffs ligeiros e cortantes de "Cabeça Vazia" entram como uma obsessão na cabeça e "Imortal" tem uma veia Hardcore furiosa.
O lado bem humorado fica a cargo de "Exu caveira", "Opalão" e "Melô" do repolho. O Trash/Groove de primeira rola solto em "Excesso e abundância", cujo vocal urrado de Ramires se destaca. A bateria de "Obsesso", com uma boa variação e um pedal estourando o bumbo, mostra serviço num dos melhores momentos do disco.
Um grande gol marcado pela Muqueta Na Oreia. Ouça sem moderação! Nota: 9,5
Faixas:
1-Signifer lux (intro)
2-Nova era
3-Paranoia
4-Hardware, software e tupperware
5-Cabeça vazia
6-Imortal
7-Exu caveira
8-Excesso e abundância
9-Meretrix (intro)
10-Primogênito de uma meretriz
11-Obsesso
13-Opalão
13-Xamã
Bônus
11-Muqueta News
15-Melo do repolho
Muqueta News (videoclipe)
Outras resenhas de Blatta - Muqueta na Oreia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
A canção que mudou o Metallica, mas Lars não entendeu; "O que você fez com a nossa música?"
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Javier Bardem diz no Oscar que é do thrash e do speed metal, e cita Metallica e AC/DC
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
Zeppelin? Who? Sabbath? Keith Richards preferia um nome menos lembrado e que era puro talento
A pior canção dos Beatles, de acordo com John Lennon; "Sempre odiei essa música!"
A música sobre bissexualidade que Nando Reis não canta por causar desconforto


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



