Muqueta Na Oreia: CD consolida o bom momento do grupo
Resenha - Blatta - Muqueta na Oreia
Por Fabio Reis
Postado em 11 de fevereiro de 2015
Todos os dias nascem novos grupos de Metal aqui no Brasil. O que não vemos todos os dias são bandas realmente boas surgindo. Desde sempre, nosso país é um grande celeiro, exportando seus talentos mundo afora, isto é um fato. Acontece que temos uma cena muito forte, com grupos que cantam em nossa língua pátria, cantam para os brasileiros e não se importam se um dia, vão ou não alcançar o sucesso mundial, apenas passam a sua mensagem de forma honesta e competente.
Neste cenário, me deparei com o Muqueta na Oreia, banda formada no ano de 2007 e que chega ao seu segundo trabalho de estúdio, o excelente "Blatta". O que escutamos no novo registro é uma evolução do que a banda apresentou em seu 'debut', "Lobisomem em Lua Cheia" (2010), onde uma miscelânea de estilos é desfilada de forma brilhante ao ouvinte.
Thrash, Hardcore, Grind, Groove, Heavy e tantas outras sonoridades são incorporadas a musicalidade da banda de forma natural, fazendo com que as composições se tornem muito interessantes e principalmente, únicas e cheias de características muito originais. Uma banda de Metal original nos dias de hoje é praticamente um oásis no deserto e só por este fato, o Muqueta na Oreia já é merecedor de elogios, mas o que acontece é que a banda merece ressalva positiva por muitos outros fatores.
Fazendo a audição de "Blatta", o que instantaneamente me chamou a atenção foi a temática das letras, que mudaram sensivelmente em comparação ao álbum anterior, os temas evoluíram, assim como a forma de composição, a abordagem dos assuntos se tornaram mais elaborados e a acidez continua intacta, o humor sarcástico se faz presente em diversas canções, assim como a ficção e crítica social.
Os músicos mostram grande entrosamento de forma a prender a atenção do ouvinte da primeira a última faixa, Ramires é sem dúvidas um vocalista diferenciado, alternando o grave, rasgado e gutural de uma forma que beira a perfeição, a cozinha formada por Cris (baixo) e Henry (bateria) é bem concisa e competente e a guitarra de Bruno Zito executa 'riffs' e linhas ótimas. A ausência de solos nas músicas não se torna um problema, pois a musicalidade explorada pela banda não torna os mesmos algo necessário ou imprescindível.
Dentre as musicas que compõe "Blatta", destaco a pedrada "Nova Era", acelerada, agressiva e possuidora do melhor refrão do registro. As sarcásticas "Hardware, Software e Tupperware" (letra sensacional), "Primogênito de uma Meretriz" e a hilária "Exu Caveira" são ótimas e expõe toda a identidade da banda. "Paranoia", "Cabeça Vazia" e "Imortal" possuem muito peso e 'groove', devendo agradar a maioria dos ouvintes.
Depois de diversas audições do álbum, a certeza que tenho é que a banda vem em uma crescente evolução, a cada álbum, mostrando novas formas de desenvolver a sua musicalidade e desempenhando um Metal cada vez mais feroz e arrojado. "Blatta" veio para consolidar o bom momento do grupo e estabelecer o Muqueta na Oreia como um grande destaque do Metal Nacional. Recomendo.
Outras resenhas de Blatta - Muqueta na Oreia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Ghost ganha disco de platina dupla nos Estados Unidos com "Mary on a Cross"
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


