Muqueta Na Oreia: CD consolida o bom momento do grupo
Resenha - Blatta - Muqueta na Oreia
Por Fabio Reis
Postado em 11 de fevereiro de 2015
Todos os dias nascem novos grupos de Metal aqui no Brasil. O que não vemos todos os dias são bandas realmente boas surgindo. Desde sempre, nosso país é um grande celeiro, exportando seus talentos mundo afora, isto é um fato. Acontece que temos uma cena muito forte, com grupos que cantam em nossa língua pátria, cantam para os brasileiros e não se importam se um dia, vão ou não alcançar o sucesso mundial, apenas passam a sua mensagem de forma honesta e competente.
Neste cenário, me deparei com o Muqueta na Oreia, banda formada no ano de 2007 e que chega ao seu segundo trabalho de estúdio, o excelente "Blatta". O que escutamos no novo registro é uma evolução do que a banda apresentou em seu 'debut', "Lobisomem em Lua Cheia" (2010), onde uma miscelânea de estilos é desfilada de forma brilhante ao ouvinte.
Thrash, Hardcore, Grind, Groove, Heavy e tantas outras sonoridades são incorporadas a musicalidade da banda de forma natural, fazendo com que as composições se tornem muito interessantes e principalmente, únicas e cheias de características muito originais. Uma banda de Metal original nos dias de hoje é praticamente um oásis no deserto e só por este fato, o Muqueta na Oreia já é merecedor de elogios, mas o que acontece é que a banda merece ressalva positiva por muitos outros fatores.
Fazendo a audição de "Blatta", o que instantaneamente me chamou a atenção foi a temática das letras, que mudaram sensivelmente em comparação ao álbum anterior, os temas evoluíram, assim como a forma de composição, a abordagem dos assuntos se tornaram mais elaborados e a acidez continua intacta, o humor sarcástico se faz presente em diversas canções, assim como a ficção e crítica social.
Os músicos mostram grande entrosamento de forma a prender a atenção do ouvinte da primeira a última faixa, Ramires é sem dúvidas um vocalista diferenciado, alternando o grave, rasgado e gutural de uma forma que beira a perfeição, a cozinha formada por Cris (baixo) e Henry (bateria) é bem concisa e competente e a guitarra de Bruno Zito executa 'riffs' e linhas ótimas. A ausência de solos nas músicas não se torna um problema, pois a musicalidade explorada pela banda não torna os mesmos algo necessário ou imprescindível.
Dentre as musicas que compõe "Blatta", destaco a pedrada "Nova Era", acelerada, agressiva e possuidora do melhor refrão do registro. As sarcásticas "Hardware, Software e Tupperware" (letra sensacional), "Primogênito de uma Meretriz" e a hilária "Exu Caveira" são ótimas e expõe toda a identidade da banda. "Paranoia", "Cabeça Vazia" e "Imortal" possuem muito peso e 'groove', devendo agradar a maioria dos ouvintes.
Depois de diversas audições do álbum, a certeza que tenho é que a banda vem em uma crescente evolução, a cada álbum, mostrando novas formas de desenvolver a sua musicalidade e desempenhando um Metal cada vez mais feroz e arrojado. "Blatta" veio para consolidar o bom momento do grupo e estabelecer o Muqueta na Oreia como um grande destaque do Metal Nacional. Recomendo.
Outras resenhas de Blatta - Muqueta na Oreia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


