Ghost: Por trás da tratralidade, música muito interessante
Resenha - Opus Eponymous - Ghost
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de abril de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Independente de todo o inteligente marketing que rondou os primeiros meses após o lançamento do disco "Opus Eponymous", em 2010, o fato é que toda a aura de satanismo e mistério auto-imposto pelo Ghost deu muito certo. Muitas atenções se voltaram para a banda sueca e, melhor, pode-se comprovar que por trás da teatralidade das vestes inspiradas nos mantos da igreja medieval, capuzes e máscaras, sua música era muito, mas muito interessante.
A movimentação que este disco gerou fez com que seu lançamento atingisse muitos países, e inclusive a Hellion Records tomou a iniciativa de liberá-lo no mercado brasileiro. Musicalmente, "Opus Eponymous" resgata todo aquele clima setentista soturno e pesado, mas meio lisérgico, além de letras com um satanismo tão descartável que fatalmente adquire contornos humorísticos. Mas, como dito, o Ghost tem tudo planejado e esses temas satânicos aí, aliado ao carregado visual empregado em suas apresentações, faz com que o pacote tenha impacto e funcione muito bem.
Ou seja, tudo é construído de forma a segurar (ou hipnotizar?) a atenção do ouvinte. O grupo transparece uma incrível naturalidade ao resgatar, readaptar e potencializar tantos elementos clássicos no universo do Hard Rock e Heavy Metal que é praticamente impossível não se sentir cativado pelo repertório, que possui pelo menos duas canções que são unanimidade entre a crítica e público: "Ritual" e "Elisabeth".
Quem acompanha os lançamentos dos últimos anos já deve ter percebido que muitas bandas iniciantes estão vasculhando e estudando o passado para compor as canções neste novo século. Isso resultou em grandes discos mundo afora, mas "Opus Eponymous" conseguiu se sobressair e transformar o Ghost em um gratificante fenômeno, indispensável aos devotos de Black Sabbath, Mercyful Fate, Pentagram e Blue Öyster Cult. Se este é você, confira!
Contato:
http://www.ghost-official.com
http://www.myspace.com/thebandghost
Formação:
Papa Emeritus - voz
Nameless Ghouls - guitarras, baixo, teclados e bateria
Ghost – Opus Eponymous
(2010 / Rise Above Records – 2012 / Hellion Records – nacional)
01. Deus Culpa
02. Con Clavi Con Dio
03. Ritual
04. Elizabeth
05. Stand By Him
06. Satan Prayer
07. Death Knell
08. Prime Mover
09. Genesis
Outras resenhas de Opus Eponymous - Ghost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Baterista explica o que fez o Winger agendar novos shows em 2026
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire


Citando "João 2: 16", Ghost lança videoclipe para a música "Umbra"
Tobias Forge diz que shows do Ghost têm semelhanças com apresentações de Lady Gaga
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


