Ghost: Por trás da tratralidade, música muito interessante
Resenha - Opus Eponymous - Ghost
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de abril de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Independente de todo o inteligente marketing que rondou os primeiros meses após o lançamento do disco "Opus Eponymous", em 2010, o fato é que toda a aura de satanismo e mistério auto-imposto pelo Ghost deu muito certo. Muitas atenções se voltaram para a banda sueca e, melhor, pode-se comprovar que por trás da teatralidade das vestes inspiradas nos mantos da igreja medieval, capuzes e máscaras, sua música era muito, mas muito interessante.
A movimentação que este disco gerou fez com que seu lançamento atingisse muitos países, e inclusive a Hellion Records tomou a iniciativa de liberá-lo no mercado brasileiro. Musicalmente, "Opus Eponymous" resgata todo aquele clima setentista soturno e pesado, mas meio lisérgico, além de letras com um satanismo tão descartável que fatalmente adquire contornos humorísticos. Mas, como dito, o Ghost tem tudo planejado e esses temas satânicos aí, aliado ao carregado visual empregado em suas apresentações, faz com que o pacote tenha impacto e funcione muito bem.
Ou seja, tudo é construído de forma a segurar (ou hipnotizar?) a atenção do ouvinte. O grupo transparece uma incrível naturalidade ao resgatar, readaptar e potencializar tantos elementos clássicos no universo do Hard Rock e Heavy Metal que é praticamente impossível não se sentir cativado pelo repertório, que possui pelo menos duas canções que são unanimidade entre a crítica e público: "Ritual" e "Elisabeth".
Quem acompanha os lançamentos dos últimos anos já deve ter percebido que muitas bandas iniciantes estão vasculhando e estudando o passado para compor as canções neste novo século. Isso resultou em grandes discos mundo afora, mas "Opus Eponymous" conseguiu se sobressair e transformar o Ghost em um gratificante fenômeno, indispensável aos devotos de Black Sabbath, Mercyful Fate, Pentagram e Blue Öyster Cult. Se este é você, confira!
Contato:
http://www.ghost-official.com
http://www.myspace.com/thebandghost
Formação:
Papa Emeritus - voz
Nameless Ghouls - guitarras, baixo, teclados e bateria
Ghost – Opus Eponymous
(2010 / Rise Above Records – 2012 / Hellion Records – nacional)
01. Deus Culpa
02. Con Clavi Con Dio
03. Ritual
04. Elizabeth
05. Stand By Him
06. Satan Prayer
07. Death Knell
08. Prime Mover
09. Genesis
Outras resenhas de Opus Eponymous - Ghost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026


Quando ninguém conhecia o Ghost, James Hetfield os viu só de cuecas
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Ghost confirma ter filmado shows no México para futuro lançamento
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


