Astafix: ex-CPM 22 em linha musical muito mais interessante
Resenha - End Ever - Astafix
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de dezembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Heh! Uma mudança inesperada por aqui! Certamente o caro leitor já ouviu falar de um tal de CPM 22, que ganhou considerável projeção entre o público infanto-juvenil com seu Hardcore melódico prá lá de grudento... Pois bem, o Astafix é a mais nova empreitada do guitarrista Wally, que deixou esta banda há cerca de dois anos para adotar uma linha musical muito mais interessante e anticomercial.

Ainda que estas canções já estivessem prontas desde 2007 e várias delas disponíveis no Myspace, agora o Astafix as colocou em um disco físico, que está chegando às lojas de forma independente sob o título "End Ever", repleto de Heavy Metal contemporâneo que, sob vários aspectos, possui uma abordagem que se aproxima da música extrema.
Trabalhando com vários estilos que garantem uma forte diversidade no momento da audição, referências como Pantera, Sepultura, Biohazard ou Fear Factory aparecem frequentemente, vez ou outra mescladas a um clima arrastado e obscuro, típico do Doom. Mas um dos grandes trunfos é que o grupo amarrou tudo de forma a garantir boa homogeneidade e, melhor, a coisa toda parece caminhar para atingir uma musicalidade relativamente singular em um futuro talvez não tão distante.
Atualmente, além de Wally comandar as vozes e guitarra, o Astafix possui em sua formação o guitarrista Paulo Schroeber (Almah), o baixista Ayka (Chipset Zero) e o baterista Thiago Caurio. O disco contou com a participação de vários nomes já conhecidos da cena musical nacional como o baterista Adriano Daga, Andreas Kisser (Sepultura), Paulo X (Monster), Shark (Chipset Zero) e Demian Tiguez (Symbols).
Com a produção encorpada dividida entre o velho camarada Brendan Duffey (CPM 22, Almah, Dr Sin) e o próprio Adriano Daga, fica a garantia de que o excelente repertório de "End Ever" causará uma impressão bastante positiva entre o público que aprecia a linha distorcida do Heavy Metal e Hardcore dos anos 80 e 90. Uma grata surpresa neste final de 2009!
Contato: www.myspace.com/astafix
Astafix – End Ever
(2009 / independente – nacional)
01. Red Streets
02. Cipher
03. False Eyes
04. Dead Forever
05. Drown Your World
06. The 13th Knot
07. End Ever
08. Seven
10. Black Blood Blight
11. Desordem e Retrocesso
12. Desert Eyes
Outras resenhas de End Ever - Astafix
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Alice Cooper confessa que Johnny Depp tremeu no Rock in Rio
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
Soulfly: a chama ainda queima
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
"Eu não estou nem aí com esses caras", diz Glenn Hughes sobre Ian Gillan e Roger Glover
Slash: o vício infernal que mais deu trabalho para ele se livrar
A profecia atribuída a Lemmy que ele na verdade não disse mas acabou se concretizando


Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



