Astafix: Thrash capaz de surpreender o mais cético fã
Resenha - End Ever - Astafix
Por Marcos Garcia
Postado em 06 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ser criativo em meio ao marasmo e aos clichês musicais é algo não lá muito fácil, já que o mercado musical anda abarrotado, e haja Darwinismo para poder eliminar os que não se adaptam às condições cada vez mais exigentes de um público tão ávido por inovações ou, no mínimo, por bandas que ostentem personalidades fortes e cujos trabalhos sejam diferentes do que já anda por aí. E aí entra o desafio de muitos.
O ASTAFIX é um quarteto com uma musicalidade ríspida e agressiva, em um Thrash Metal moderno, com nuances groove e Hardcore nova-iorquino interessantes, e que tem em seu CD de estreia, ‘End Ever’, a convicção que encarou o desafio de fazer um trabalho digno de menção honrosa, e se saiu muito bem.
A musicalidade da banda é muito intensa e bruta, ora rápida, ora mais cadente, e que não joga fora de forma algumas melodias e harmonias bem feitas, que em momento algum deixa o trabalho da banda sem agressividade.
A arte do CD como um todo é muito boa e profissional, em um ótimo trabalho de Gustavo Sazes, com uma diagramação alinhavada com o conteúdo azedo das letras. A gravação, mixagem e masterização foram feitas no Norcal Studios, em SP, sob os cuidados de Brendan Duffey e Adriano Daga, deixaram a sonoridade que vem dos falantes bem intensa, com um clima denso permeando o disco em todas as faixas, mas sem deixar que os instrumentos fiquem embolados ou sumidos sob a massa sonora da banda. Outro ponto que abrilhanta o CD são as participações especiais de Andreas Kisser (solo de guitarra em ‘Red Streets’), Giu Daga (solo de guitarra em ‘the 13th Knot’), Paul X (Baixo em ‘Cipher’ e ‘the 13th Knot’), Demian Tiguez (solo de guitarra em ‘Seven’ e ‘Drown Your World’), Brendan Duffey (solo de guitarra em ‘Dead Forever’ e ‘The Havoc Clutch’), Sanches (baixo em ‘Desordem e Retrocesso’), Shark (vocais em ‘The Havok Clutch’) e do pessoal da banda CHIPSET ZERO (backing vocals em ‘End Forever’).
Quanto às músicas em si, é difícil destacar uma ou outra música, mas não se podem deixar de falar da veloz e rasgada ‘Red Streets’, com bumbos alucinantes, ótimas guitarras e ótimas harmonias; a cadenciada e intensa ‘Cipher’, com vocais abusivamente agressivos, características presentes em ‘False Eyes’, onde mais uma vez, a bateria se destaca bastante; a pancada à lá HCNY (ou seja, Hardcore de Nova York) ‘The 13th Knot’, com os vocais urrados mostrando serviço e grande solo de guitarra; a climática e densa ‘Seven’, bem arrastada; ‘The Havoc Clutch’, cativante e cheia de variações rítmicas bem postadas, e despejando agressividade; a curta e completamente HC ‘Desordem e Retrocesso’; e ‘Desert Eyes’, que começa climática, mas que vira uma bordoada bem dada a partir de seu meio.
Um disco que vai marcar época, e que mostra uma banda de bastante potencial, capaz de surpreender o mais cético fã.
Podem por fé nisso!
End Ever – Astafix
(2009 – Independente – Nacional)
01. Red Streets
02. Cipher
03. False News
04. Dead Forever
05. Drown Your World
06. The 13th Knot
07. End Ever
08. Seven
09. The Havoc Clutch
10. Black Blood Blight
11. Desordem e Retrocesso
12. Desert Eyes
Formação:
Wally – Vocais e guitarras
Paulo Schroeber – Guitarras
Ayka – Baixo e vocais
Adriano Daga – Bateria
Outras resenhas de End Ever - Astafix
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
The Dead Daisies anuncia Kelly Hansen, ex-Foreigner, como novo vocalista
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse
Heavy metal: cinco grandes formações que nunca mais se reunirão
A indigência musical da banda de rock que mais vendia em 1996, conforme Humberto Gessinger
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



