Disarmonia Mundi: proeza de se distinguir e soar original
Resenha - Nebularium / The Restless Memoirs - Disarmonia Mundi
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de agosto de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em um milênio onde os CDs estão perdendo cada vez mais seu espaço para o 'comodismo financeiro' proporcionado pelos downloads ilegais, temos mais é que saudar as novas gravadoras que investem neste formato de mídia. E a Coroner Records, oriunda da Itália, caprichou no lançamento de seu primeiro álbum! A banda selecionada também é deste país, chama-se Disarmonia Mundi e está na ativa desde 2000, tendo uma discografia com três álbuns muito bem aceitos pela crítica especializada.

Agora, sob a tutela da Coroner, o conjunto está liberando uma luxuosíssima edição dupla em digipack, apresentando seu primeiro álbum, "Nebularium", lançado originalmente de forma independente em 2002 e que foi totalmente remixado para a ocasião. Seu mentor, o multi-instrumentista Ettore Rigotti, fazia uso de uma grande gama de sonoridades, além de utilizar linhas vocais agressivas ao lado de outras bem melódicas.
A seção instrumental, em especial o trabalho das guitarras, é praticamente irretocável. O Disarmonia Mundi busca sua inspiração no Thrash, Death e Doom, mas tudo estruturado com as mudanças rítmicas do Progressivo. E não pense o desconfiado leitor que o resultado seja desconexo, porque realmente não o é. Tudo está muito bem amarrado e tem como ponto central a sombria atmosfera da música extrema, mas sempre com a adição de arranjos mais melódicos. No final do dia, "Nebularium" consegue a proeza de se distinguir na cena e soar original.
O segundo disco é um EP de nome "The Restless Memoirs" e contém seis faixas que nunca tiveram a oportunidade de ver a luz do dia. E, ainda que tenham sido compostas em diferentes épocas - de 1999 a 2006 - novamente existe um fator de coesão que dá a perfeita linearidade ao repertório. Mas agora tudo soa muito diferente do que o CD 01 oferece, a interessante faceta progressiva deu lugar a arranjos bem mais diretos, que se aproximam bastante do Metalcore norte-americano. E isso é algo negativo? Não mesmo, são ótimas faixas, seja lá qual o aspecto analisado.
Com credibilidade de sobra, "Nebularium / The Restless Memoirs" mostra um pouco do que a Itália oferece em termos de underground contemporâneo. Um ótimo registro, indicado aos colecionadores que apreciem uma miríade de subgêneros metálicos, tão bem representados por nomes como Opeth, Soilwork, Dark Tranquillity ou Killswitch Engage, mas com uma torção que só o Disarmonia Mundi pôde proporcionar até então.
Formação em "Nebularium":
Benny Bianco Chinto - voz
Ettore Rigotti - guitarra, teclados, bateria e vozes limpas
Simone Palermiti - guitarra
Mirco Andreis - bateria
Formação em "The Restless Memoirs":
Claudio Ravinale - voz
Ettore Rigotti - todos os instrumentos e vozes limpas
Disarmonia Mundi - Nebularium / The Restless Memoirs
(2009 / Coroner Records - importado)
Disco I - Nebularium
01. Into D.M.
02. Blue Lake
03. Mechanichell
04. Guilty Claims
05. Burning Cells
06. Demiurgo
07. Nebularium
08. Awakening
Disc II - The Restless Memoires
01. Across The Burning Surface
02. Flare
03. Spiral Dancer
04. Kneeling On Broken Glass
05. Chester
06. Ghost Song
Homepage: www.disarmoniamundi.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Regis Tadeu cita bandas que não curvaram ao mercado e ganharam dinheiro mesmo assim
Os 10 melhores álbuns do brutal death metal, em lista onde o melódico não tem vez
Jethro Tull: Ian Anderson elege seu "Big 4" do rock progressivo
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



