Hostile Inc.: fruto espinhoso do nordeste brasileiro

Resenha - Qiyamat - Hostile Inc.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


Outro fruto espinhoso do nordeste brasileiro! Natural de Fortaleza (Ceará), o Hostile Inc. surgiu em 1996, das cinzas do extinto Dead Scream e executando um Thrash e Death Metal que mantinha muito da tradição da década de 1980. A partir daí o conjunto passou por naturais alterações de formação e foi reorientando sua música de forma a agregar mais técnica e generosas doses de melodias, mudanças bem recebidas por aqueles que tiveram a oportunidade de escutar suas demos.

Agora o Hostile Inc estréia em disco com "Qiyamat" (livro do Alcorão que aborda o Juízo Final), mostrando toda a versatilidade e qualidade dos músicos da nova safra de nosso underground. Mantendo laços com a faceta extrema do gênero – em especial pelas marcantes linhas de voz de Mac Coelho, que vão do gutural ao rasgado – suas canções possuem muitas referências, mas exploradas de tal forma que o resultado final não se encaixa em um padrão comum e caminha a passos largos para adquirir características bem particulares.

publicidade

Todos os músicos têm seu espaço, mas o teclado é uma peça importantíssima pela forma como explora a música clássica, transmitindo um caráter um tanto quanto insano quando mesclado aos pesadíssimos arranjos dos outros instrumentos. Vale também mencionar que os cearenses fazem uso do inusitado triângulo, enriquecendo ainda mais alguns arranjos com um discreto – e reafirmo, muito discreto! – tempero nordestino.

publicidade

São oito faixas, sendo que várias ultrapassam os seis minutos, mas o Hostile Inc. se mostra criativo e dono de bom senso mais do que suficiente para tornar tudo dinâmico e devidamente equilibrado entre o áspero e o requintado, tendo nas magníficas mudanças de ritmo de "The Universe Outside" um bom exemplo deste fato. Fica muito difícil eleger algum destaque pelo alto nível das composições, mas citaria "Mechanical Man"; "Fast Motion", cuja transição para a passagem acústica ficou excelente; e ainda "Final Judgement", com algumas das melodias mais emocionais de todo o repertório.

publicidade

Com uma produção aos cuidados da própria banda e que não deve absolutamente nada ao que é feito no exterior, "Qiyamat" é totalmente recomendável a quem aprecia técnica, melodia e agressividade, nunca perdendo a indispensável conexão com o underground. Se o caro leitor se encaixa neste perfil e aprecia feras do porte de Cradle Of Filth, Dark Tranquility, Death, etc, não deixe de conferir o Hostile Inc. Confesso que a banda liberou um dos mais bonitos discos independentes que passou pelas mãos deste que vos escreve neste ano de 2008.

publicidade

Formação:
Mac Coelho - voz
Franzé Ramos - guitarra
Yuri Leite - guitarra
Adriano Abreu - baixo
Nathiel Souza - teclados
Saulo Oliveira - bateria

Contato:
Homepage: www.hostileinc.net
MySpace: www.myspace.com/hostileincband.

Hostile Inc. – Qiyamat
(2008 / independente – nacional)

01. Alea Jacta Est
02. Mechanical Man
03. The Universe Outside
04. Superfluous Existence
05. Fast Motion
06. In Vitro
07. Final Judgement
08. Sheep And Wolves

publicidade


Outras resenhas de Qiyamat - Hostile Inc.

Hostile Inc: Death na linha de COF, Amorphis e Soilwork




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playbackTrollagem
Quando as bandas decidem zoar com o playback

Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religiãoCradle Of Filth
Dani Filth explica seu conceito de religião


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin