Hostile Inc.: fruto espinhoso do nordeste brasileiro
Resenha - Qiyamat - Hostile Inc.
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de junho de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Outro fruto espinhoso do nordeste brasileiro! Natural de Fortaleza (Ceará), o Hostile Inc. surgiu em 1996, das cinzas do extinto Dead Scream e executando um Thrash e Death Metal que mantinha muito da tradição da década de 1980. A partir daí o conjunto passou por naturais alterações de formação e foi reorientando sua música de forma a agregar mais técnica e generosas doses de melodias, mudanças bem recebidas por aqueles que tiveram a oportunidade de escutar suas demos.

Agora o Hostile Inc estréia em disco com "Qiyamat" (livro do Alcorão que aborda o Juízo Final), mostrando toda a versatilidade e qualidade dos músicos da nova safra de nosso underground. Mantendo laços com a faceta extrema do gênero – em especial pelas marcantes linhas de voz de Mac Coelho, que vão do gutural ao rasgado – suas canções possuem muitas referências, mas exploradas de tal forma que o resultado final não se encaixa em um padrão comum e caminha a passos largos para adquirir características bem particulares.
Todos os músicos têm seu espaço, mas o teclado é uma peça importantíssima pela forma como explora a música clássica, transmitindo um caráter um tanto quanto insano quando mesclado aos pesadíssimos arranjos dos outros instrumentos. Vale também mencionar que os cearenses fazem uso do inusitado triângulo, enriquecendo ainda mais alguns arranjos com um discreto – e reafirmo, muito discreto! – tempero nordestino.
São oito faixas, sendo que várias ultrapassam os seis minutos, mas o Hostile Inc. se mostra criativo e dono de bom senso mais do que suficiente para tornar tudo dinâmico e devidamente equilibrado entre o áspero e o requintado, tendo nas magníficas mudanças de ritmo de "The Universe Outside" um bom exemplo deste fato. Fica muito difícil eleger algum destaque pelo alto nível das composições, mas citaria "Mechanical Man"; "Fast Motion", cuja transição para a passagem acústica ficou excelente; e ainda "Final Judgement", com algumas das melodias mais emocionais de todo o repertório.
Com uma produção aos cuidados da própria banda e que não deve absolutamente nada ao que é feito no exterior, "Qiyamat" é totalmente recomendável a quem aprecia técnica, melodia e agressividade, nunca perdendo a indispensável conexão com o underground. Se o caro leitor se encaixa neste perfil e aprecia feras do porte de Cradle Of Filth, Dark Tranquility, Death, etc, não deixe de conferir o Hostile Inc. Confesso que a banda liberou um dos mais bonitos discos independentes que passou pelas mãos deste que vos escreve neste ano de 2008.
Formação:
Mac Coelho - voz
Franzé Ramos - guitarra
Yuri Leite - guitarra
Adriano Abreu - baixo
Nathiel Souza - teclados
Saulo Oliveira - bateria
Contato:
Homepage: www.hostileinc.net
MySpace: www.myspace.com/hostileincband.
Hostile Inc. – Qiyamat
(2008 / independente – nacional)
01. Alea Jacta Est
02. Mechanical Man
03. The Universe Outside
04. Superfluous Existence
05. Fast Motion
06. In Vitro
07. Final Judgement
08. Sheep And Wolves
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
John Lennon e Paul McCartney não queriam ajudar George Harrison com "Taxman"
"Tocar com Ozzy era como morar na casa dos pais", diz Zakk Wylde
Kiko Loureiro conta qual a música mais difícil que ele queria tocar quando era jovem


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



