Hostile Inc.: fruto espinhoso do nordeste brasileiro
Resenha - Qiyamat - Hostile Inc.
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de junho de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Outro fruto espinhoso do nordeste brasileiro! Natural de Fortaleza (Ceará), o Hostile Inc. surgiu em 1996, das cinzas do extinto Dead Scream e executando um Thrash e Death Metal que mantinha muito da tradição da década de 1980. A partir daí o conjunto passou por naturais alterações de formação e foi reorientando sua música de forma a agregar mais técnica e generosas doses de melodias, mudanças bem recebidas por aqueles que tiveram a oportunidade de escutar suas demos.

Agora o Hostile Inc estréia em disco com "Qiyamat" (livro do Alcorão que aborda o Juízo Final), mostrando toda a versatilidade e qualidade dos músicos da nova safra de nosso underground. Mantendo laços com a faceta extrema do gênero – em especial pelas marcantes linhas de voz de Mac Coelho, que vão do gutural ao rasgado – suas canções possuem muitas referências, mas exploradas de tal forma que o resultado final não se encaixa em um padrão comum e caminha a passos largos para adquirir características bem particulares.
Todos os músicos têm seu espaço, mas o teclado é uma peça importantíssima pela forma como explora a música clássica, transmitindo um caráter um tanto quanto insano quando mesclado aos pesadíssimos arranjos dos outros instrumentos. Vale também mencionar que os cearenses fazem uso do inusitado triângulo, enriquecendo ainda mais alguns arranjos com um discreto – e reafirmo, muito discreto! – tempero nordestino.
São oito faixas, sendo que várias ultrapassam os seis minutos, mas o Hostile Inc. se mostra criativo e dono de bom senso mais do que suficiente para tornar tudo dinâmico e devidamente equilibrado entre o áspero e o requintado, tendo nas magníficas mudanças de ritmo de "The Universe Outside" um bom exemplo deste fato. Fica muito difícil eleger algum destaque pelo alto nível das composições, mas citaria "Mechanical Man"; "Fast Motion", cuja transição para a passagem acústica ficou excelente; e ainda "Final Judgement", com algumas das melodias mais emocionais de todo o repertório.
Com uma produção aos cuidados da própria banda e que não deve absolutamente nada ao que é feito no exterior, "Qiyamat" é totalmente recomendável a quem aprecia técnica, melodia e agressividade, nunca perdendo a indispensável conexão com o underground. Se o caro leitor se encaixa neste perfil e aprecia feras do porte de Cradle Of Filth, Dark Tranquility, Death, etc, não deixe de conferir o Hostile Inc. Confesso que a banda liberou um dos mais bonitos discos independentes que passou pelas mãos deste que vos escreve neste ano de 2008.
Formação:
Mac Coelho - voz
Franzé Ramos - guitarra
Yuri Leite - guitarra
Adriano Abreu - baixo
Nathiel Souza - teclados
Saulo Oliveira - bateria
Contato:
Homepage: www.hostileinc.net
MySpace: www.myspace.com/hostileincband.
Hostile Inc. – Qiyamat
(2008 / independente – nacional)
01. Alea Jacta Est
02. Mechanical Man
03. The Universe Outside
04. Superfluous Existence
05. Fast Motion
06. In Vitro
07. Final Judgement
08. Sheep And Wolves
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A melhor música de cada disco do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Cinco levadas matadoras criadas por John Bonham, baterista do Led Zeppelin
A melhor música de rock de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Regis Tadeu cita banda de metal brasileira que é exemplo de gestão de carreira internacional


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



