Resenha - Threshold - Hammerfall
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 19 de dezembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A minha relação com a sonoridade dos suecos do Hammerfall sempre foi muito semelhante ao que me acontecia ao ouvir o Primal Fear e o Kamelot até dois, três anos atrás. Se tratavam de bandas que tinham tudo para cair de imediato no meu gosto pessoal mas que, até então, não tinham me chamado tanta atenção assim. Eu sentia que faltava algo, apesar de achar... digamos... "bacaninha". Médio. No entanto, os dois últimos me surpreenderam muito positivamente com os recentes (e respectivos) "Seven Seals" e "The Black Halo", que me abriram os olhos e ouvidos e mostraram possibilidades que, até então, não tinha detectado nos dois grupos. O mesmo não tinha acontecido ainda com o Hammerfall - cuja discografia eu já conhecia de longa data. Ao ouvir "Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken", por exemplo, tive a mesmíssima sensação anterior: tratava-se de uma banda boa. Isso era indiscutível. Mas ainda faltava muito para que me cativassem o suficiente a ponto de me tornarem fã do grupo. Tudo soava parecido demais, repetições de trabalhos prévios. E então veio..."Threshold". E o enorme martelo bateu na minha cabeça sem dó e nem piedade.
Na verdade, a curiosidade já tinha tomado conta de mim quando assisti ao clipe do single "Natural High" e tive uma iluminação. "Caraca. Que música boa. Há muito tempo não ouvia nada do Hammerfall que me empolgasse deste jeito. Preciso ouvir o disco". Quando "Threshold", incensado por parte da crítica especializada como uma "obra-prima metálica", caiu nas minhas mãos e começou a tocar, a faixa-título que abre o álbum já foi mostra suficiente do que eu veria pela frente: uma banda com muito mais pegada, as guitarras de Oscar Dronjak e Stefan Elmgren muito mais encorpadas e a visível inclusão daquela vontade que eu não sentia nos trabalhos anteriores do quinteto. Algo que Austin Powers chamaria de... mojo.

Embora sejam egressos da Suécia, a terra gelada que deu origem a uma efervescente e lendária cena de metal extremo, a trupe do frontman Joacim Cans poderia ter muito bem sido forjada na Alemanha, pois seu som é uma rendição completa ao estilo de power metal promovido pelos e imortalizado pelos germânicos. A influência fica ainda mais clara neste "Threshold", ainda mais agressivo mas sem perder a melodia. "Rebel Inside", por exemplo, é uma paulada que sabe mesclar bem o gosto de balada - e peço que levante a mão aquele que vai conseguir ouvir esta canção e não cantar junto com os corais gritos de batalha como "Warriors!" e "Rebel For Life!".
Mas esqueça aquele rótulo limitador que se convencionou chamar de "metal melódico" - no caso desta bolacha, os suecos preferiram misturar o gosto da Alemanha com influências ainda mais distantes, adicionando um tempero que talvez seja o segredo de tudo: o resgate ao metal mais cru e tradicional de Iron Maiden, Judas Priest e mesmo do Accept. Ouça a canção final, "Titan", e você vai entender. Ainda "power metal", mas um "power metal" bem mais "metal" do que "power", tentando cortar as amarras de um estilo que há anos vinha se repetindo de maneira tediosa.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O show das cordas da dupla Dronjak e Elmgren pode ser deleitado em faixas como "Dark Wings, Dark Words" (repare no riff de abertura!), "Reign of The Hammer", no mini-duelo de "Genocide" (que tem um quê de Stratovarius) e na deliciosa "Howlin' With The 'Pac" - cuja levada melódica e refrão pegajoso conseguem nos remeter a uma saudável herança quase hard rock.
O único pecado de "Threshold", no entanto, é pisar no freio justamente na reta final do disco - quando as épicas "Shadow Empire" e "Carved In Stone" acabam servindo como uma espécie de "anti-clímax" com suas introduções pomposas. Não chega a estragar o conjunto da obra, mas se tivesse sido evitado, com certeza colocaria "Threshold" entre os cinco melhores do ano.

"Threshold" não é exatamente uma inovação para o gênero. Chamá-lo de "obra-prima" é um quinhão de exagero. Mas é uma lufada de ar fresco em uma cena que vinha caminhando combalida nos últimos anos, com bandas menos preocupadas em tocar com tesão e mais interessadas em mostrar quem era mais rápido na guitarra e quem mais fazia mais firulas com a bateria de pedal duplo. Rapazes do Hammerfall: o caminho é este. Acreditem: vocês acabam de ganhar mais um admirador...que, quem sabe, pode virar fã muito em breve.
Line-up:
Joacim Cans - Vocal
Oscar Dronjak - Guitarra
Stefan Elmgren - Guitarra
Magnus Rosén - Baixo
Anders Johansson - Bateria
Tracklist:
1. Threshold
2. The Fire Burns Forever
3. Rebel Inside
4. Natural High
5. Dark Wings, Dark Words
6. Howlin´ With The ´Pac
7. Shadow Empire
8. Carved In Stone
9. Reign Of The Hammer
10. Genocide
11. Titan
12. Hammerfall - Media Player - Bonus Track

Gravadora:
Nuclear Blast
Outras resenhas de Threshold - Hammerfall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
A versão do Kid Abelha para "Smoke on the Water", do Deep Purple
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Cantora do Shamangra faz importante denúncia do preconceito contra mulheres no metal
Blaze Bayley diz que é um privilégio ser indicado ao Rock and Roll Hall of Fame
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Cinco curiosidades sobre "72 Seasons", o novo álbum do Metallica
O artista que se surpreendeu ao descobrir que seu hit é o maior do estilo no Spotify
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk


A música do HammerFall que ajudou a seleção sueca de curling a ganhar o ouro olímpico
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

