O álbum onde o Pink Floyd se encontrou e gravou uma música seminal, nas palavras de Gilmour
Por Bruce William
Postado em 01 de novembro de 2023
É bem possível que um leitor meio desavisado, ao procurar notícias envolvendo David Gilmour aqui no Whiplash.Net, imagine que o lendário guitarrista só tenha críticas ao Pink Floyd, já que várias matérias abordam palavras negativas ou comentários feitos por ele sobre músicas ou álbuns que ele definitivamente não gosta.
Pink Floyd - Mais Novidades
Como exemplo, temos este artigo de 2022 onde Gilmour elege os dois piores álbuns da banda: "Não sabíamos o que estávamos fazendo em termos de gravação, mas soávamos bem ao vivo", diz sobre aquela época da banda. "Éramos bons pra improvisar, mas não conseguíamos transmitir aquilo para os discos", explicou o guitarrista.
Ou esta outra matéria mais recente, de 2023, onde David Gilmour revela a música que escreveu para o Pink Floyd que ele nunca mais quer ouvir: "Lembro-me de telefonar para Roger e implorar para que ele escrevesse algo para mim. Mas ele disse: 'Não, faça você mesmo', e desligou, o que provavelmente foi a maneira de ele me ajudar a encontrar minha própria direção" contou Gilmour, deixando claro como ele estava se sentindo inseguro como compositor nesta época.
Então, para contrabalançar um pouco a coisa, vamos a uma música clássica do Pink Floyd que faz David Gilmour se sentir muito orgulhoso, a ponto dele dizer que se trata de uma música "seminal", conforme ele revelou em entrevista de 1993 resgatada pela Far Out, onde ele fala sobre o "Meddle".
Lançado em 31 de outubro de 1971, "Meddle" é o sexto álbum de estúdio do Pink Floyd. Sua produção ocorreu durante intervalos dos compromissos da banda entre os meses de janeiro a agosto de 1971, e a gravação aconteceu em diversos estúdios em Londres. O trabalho é frequentemente considerado uma transição que incorpora as influências iniciais de Syd Barrett dos anos 1960 com as novas direções musicais que o Pink Floyd estava explorando. A capa do álbum, concebida pela Hipgnosis, apresenta uma imagem ampliada de uma orelha submersa.
"Bem, eu acho que 'Echoes' é a obra-prima do álbum - aquela em que todos nós estávamos descobrindo o que o Pink Floyd representa. 'One of These Days' é uma pequena peça acessória que surgiu do trabalho em 'Echoes' que eu sempre adorei, ela é seminal, suponho, sim. Muito mais curta, e sendo assim, melhor para tocar no rádio. 'Meddle' é realmente o álbum em que todos nós estávamos encontrando nosso caminho - a maneira como queríamos que o Pink Floyd fosse", disse Gilmour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde

O pior disco do Pink Floyd, de acordo com a Paste Magazine
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Roger Waters diz o que mudaria em "Dark Side" se o Pink Floyd tivesse a tecnologia atual
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A canção que fez o Pink Floyd mudar de direção para se tornar a banda que a gente ama
O disco pouco conhecido do Pink Floyd que traz um personagem da Marvel na capa


