Resenha - MTV Ao Vivo - Titãs
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de dezembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Novamente os Titãs se unem à MTV, uma parceria que resultou num dos CDs mais vendidos do grupo: o "Acústico MTV". Desta feita a banda ingressa no projeto "MTV Ao Vivo", que documenta um show completo de cada banda participante. Uma ótima idéia para suprir uma lacuna de vendas e aumentar um pouco os cofrinhos destes senhores já lotados por outros álbuns bem sucedidos, considerando que "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" e "Onde Estão Vocês" tiveram uma repercussão modesta.
Só que o ex-octeto (agora quinteto, com as saídas de Arnaldo Antunes, Nando Reis e o falecimento do guitarrista Marcelo Fromer em um trágico acidente) resolveu por um molho especial na mistura: fez um "set" bem diversificado, pulando algumas músicas óbvias (como por exemplo "Deus e o Diabo", "Marvin", "Será Que É Isso Que Eu Necessito?" e "Televisão), e escolheu como locação a Fortaleza de São José da Ponta Grossa (SC), um local maravilhoso, aonde foi instalado um pequeno palco para uma platéia seleta (menos de 200 pessoas), mas que pode vibrar bastante. Um tiro certeiro que funcionou perfeitamente. Nada melhor que ver um show de uma das bandas mais tradicionais do rock brasileiro com vista para o mar... nada mal não?
Se esteticamente o produto é muito bom, musicalmente a banda mostra o mesmo vigor de vários anos, com a energia e o ecletismo musical que sempre caracterizou os Titãs. A abertura, com "A Melhor Banda De Todos Os Tempos da Última Semana", "AAUU", "Domingo" e "Aluga-Se" (Raul Seixas) é simplesmente matadora. Se Branco Mello está mais contido e Sérgio Britto não aposta mais em seu urro gutural da era "Titanomaquia", ambos ainda mostram afinação e entrosamento, e deixam a loucura para Paulo Miklos, que nitidamente é um dos mais agitadores da turma. Músicas novas como "O Inferno São Os Outros", "Anjo Exterminador" e a já conhecida "Vossa Excelência" funcionam muito bem ao vivo, juntamente com pérolas como "Eu Não Sou Um Bom Lugar", "Nem Sempre Se Pode Ser Deus", "Homem Primata", "Flores" e as já clássicas "Polícia", "Bichos Escrotos" e "Diversão". Quem curte o lado mais pop-baladeiro do quinteto, reforçado pelo guitarrista Emerson Villani e pelo baixista Lee Marcucci, vai se deliciar com "Epitáfio", "Provas de Amor" e "Enquanto Houver Sol".
Mas o grande destaque do DVD, o ápice musical do pacote está na seqüência que começa em "Vamos Ao Trabalho" (o lado mais punk da banda) e passa por "Cabeça Dinossauro", "Não Vou Lutar", "Bichos Escrotos", "Nem Sempre Se Pode Ser Deus" e "Polícia": Emerson e Lee saem do palco e Paulo assume as guitarras, enquanto Branco assume o baixo. Se ambos ainda mostram certo desconforto com as posições assumidas, a banda rende muito enquanto quinteto, numa performance mágica (porque eles não assumem isso de vez?). Nos extras, entrevistas (aonde a banda explica o porque de flertar com tantos estilos, o fato de ambos terem vários projetos, alguns extra-musicais, e outros assuntos), que apesar de serem interessantes, ficam a dever por não ir a fundo em temas mais polêmicos, como a mudança de estilo e o acesso ao peso em "Tudo Ao Mesmo Tempo Agora" e "Titanomaquia", o controverso álbum de "covers" "As 10 Mais" e o não confirmado mal-estar que ronda a banda com a carreira novelística de Paulo Miklos.
Apesar de tudo, um DVD que vale a pena, por ser um registro convincente de uma trupe que passou de tudo um pouco em sua carreira, mas que continua firme e de pé. O DVD contém 4 músicas a mais do que o CD, mas todas mereciam figurar no mesmo.
Como eu disse na resenha do CD, vai vender horrores e dará início a uma turnê gigantesca, com certeza. Um bom respiro de ar fresco para que os Titãs voltem com tudo num CD de estúdio que faça jus à trajetória da banda. Vamos esperar, e por enquanto curtir.
Site Oficial: http://www.titas.net
SONY/BMG – 2005 (NACIONAL)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Para evitar golpistas e trolladores, Hetfield manda recado aos fãs do Metallica
O significado da oposição de "suor sagrado" e "sangue amargo" no hit "Tempo Perdido"
Mr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)


Youtuber explica como foram todas as saídas de todos os integrantes do Titãs
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Próximo EP do Sepultura tem balada escrita em parceria com dois músicos dos Titãs
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs



