Resenha - MTV Ao Vivo - Titãs
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de dezembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Novamente os Titãs se unem à MTV, uma parceria que resultou num dos CDs mais vendidos do grupo: o "Acústico MTV". Desta feita a banda ingressa no projeto "MTV Ao Vivo", que documenta um show completo de cada banda participante. Uma ótima idéia para suprir uma lacuna de vendas e aumentar um pouco os cofrinhos destes senhores já lotados por outros álbuns bem sucedidos, considerando que "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" e "Onde Estão Vocês" tiveram uma repercussão modesta.
Só que o ex-octeto (agora quinteto, com as saídas de Arnaldo Antunes, Nando Reis e o falecimento do guitarrista Marcelo Fromer em um trágico acidente) resolveu por um molho especial na mistura: fez um "set" bem diversificado, pulando algumas músicas óbvias (como por exemplo "Deus e o Diabo", "Marvin", "Será Que É Isso Que Eu Necessito?" e "Televisão), e escolheu como locação a Fortaleza de São José da Ponta Grossa (SC), um local maravilhoso, aonde foi instalado um pequeno palco para uma platéia seleta (menos de 200 pessoas), mas que pode vibrar bastante. Um tiro certeiro que funcionou perfeitamente. Nada melhor que ver um show de uma das bandas mais tradicionais do rock brasileiro com vista para o mar... nada mal não?
Se esteticamente o produto é muito bom, musicalmente a banda mostra o mesmo vigor de vários anos, com a energia e o ecletismo musical que sempre caracterizou os Titãs. A abertura, com "A Melhor Banda De Todos Os Tempos da Última Semana", "AAUU", "Domingo" e "Aluga-Se" (Raul Seixas) é simplesmente matadora. Se Branco Mello está mais contido e Sérgio Britto não aposta mais em seu urro gutural da era "Titanomaquia", ambos ainda mostram afinação e entrosamento, e deixam a loucura para Paulo Miklos, que nitidamente é um dos mais agitadores da turma. Músicas novas como "O Inferno São Os Outros", "Anjo Exterminador" e a já conhecida "Vossa Excelência" funcionam muito bem ao vivo, juntamente com pérolas como "Eu Não Sou Um Bom Lugar", "Nem Sempre Se Pode Ser Deus", "Homem Primata", "Flores" e as já clássicas "Polícia", "Bichos Escrotos" e "Diversão". Quem curte o lado mais pop-baladeiro do quinteto, reforçado pelo guitarrista Emerson Villani e pelo baixista Lee Marcucci, vai se deliciar com "Epitáfio", "Provas de Amor" e "Enquanto Houver Sol".
Mas o grande destaque do DVD, o ápice musical do pacote está na seqüência que começa em "Vamos Ao Trabalho" (o lado mais punk da banda) e passa por "Cabeça Dinossauro", "Não Vou Lutar", "Bichos Escrotos", "Nem Sempre Se Pode Ser Deus" e "Polícia": Emerson e Lee saem do palco e Paulo assume as guitarras, enquanto Branco assume o baixo. Se ambos ainda mostram certo desconforto com as posições assumidas, a banda rende muito enquanto quinteto, numa performance mágica (porque eles não assumem isso de vez?). Nos extras, entrevistas (aonde a banda explica o porque de flertar com tantos estilos, o fato de ambos terem vários projetos, alguns extra-musicais, e outros assuntos), que apesar de serem interessantes, ficam a dever por não ir a fundo em temas mais polêmicos, como a mudança de estilo e o acesso ao peso em "Tudo Ao Mesmo Tempo Agora" e "Titanomaquia", o controverso álbum de "covers" "As 10 Mais" e o não confirmado mal-estar que ronda a banda com a carreira novelística de Paulo Miklos.
Apesar de tudo, um DVD que vale a pena, por ser um registro convincente de uma trupe que passou de tudo um pouco em sua carreira, mas que continua firme e de pé. O DVD contém 4 músicas a mais do que o CD, mas todas mereciam figurar no mesmo.
Como eu disse na resenha do CD, vai vender horrores e dará início a uma turnê gigantesca, com certeza. Um bom respiro de ar fresco para que os Titãs voltem com tudo num CD de estúdio que faça jus à trajetória da banda. Vamos esperar, e por enquanto curtir.
Site Oficial: http://www.titas.net
SONY/BMG – 2005 (NACIONAL)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Mick Jagger e sua hilária lista do "Top 10" de coisas que aprendeu em 50 anos de rock
Steve Vai revela a lição mais importante que aprendeu como aluno de Joe Satriani
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"



A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro



