Resenha - MTV Ao Vivo - Titãs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

9


Novamente os Titãs se unem à MTV, uma parceria que resultou num dos CDs mais vendidos do grupo: o "Acústico MTV". Desta feita a banda ingressa no projeto "MTV Ao Vivo", que documenta um show completo de cada banda participante. Uma ótima idéia para suprir uma lacuna de vendas e aumentar um pouco os cofrinhos destes senhores já lotados por outros álbuns bem sucedidos, considerando que "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" e "Onde Estão Vocês" tiveram uma repercussão modesta.

Só que o ex-octeto (agora quinteto, com as saídas de Arnaldo Antunes, Nando Reis e o falecimento do guitarrista Marcelo Fromer em um trágico acidente) resolveu por um molho especial na mistura: fez um "set" bem diversificado, pulando algumas músicas óbvias (como por exemplo "Deus e o Diabo", "Marvin", "Será Que É Isso Que Eu Necessito?" e "Televisão), e escolheu como locação a Fortaleza de São José da Ponta Grossa (SC), um local maravilhoso, aonde foi instalado um pequeno palco para uma platéia seleta (menos de 200 pessoas), mas que pode vibrar bastante. Um tiro certeiro que funcionou perfeitamente. Nada melhor que ver um show de uma das bandas mais tradicionais do rock brasileiro com vista para o mar... nada mal não?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se esteticamente o produto é muito bom, musicalmente a banda mostra o mesmo vigor de vários anos, com a energia e o ecletismo musical que sempre caracterizou os Titãs. A abertura, com "A Melhor Banda De Todos Os Tempos da Última Semana", "AAUU", "Domingo" e "Aluga-Se" (Raul Seixas) é simplesmente matadora. Se Branco Mello está mais contido e Sérgio Britto não aposta mais em seu urro gutural da era "Titanomaquia", ambos ainda mostram afinação e entrosamento, e deixam a loucura para Paulo Miklos, que nitidamente é um dos mais agitadores da turma. Músicas novas como "O Inferno São Os Outros", "Anjo Exterminador" e a já conhecida "Vossa Excelência" funcionam muito bem ao vivo, juntamente com pérolas como "Eu Não Sou Um Bom Lugar", "Nem Sempre Se Pode Ser Deus", "Homem Primata", "Flores" e as já clássicas "Polícia", "Bichos Escrotos" e "Diversão". Quem curte o lado mais pop-baladeiro do quinteto, reforçado pelo guitarrista Emerson Villani e pelo baixista Lee Marcucci, vai se deliciar com "Epitáfio", "Provas de Amor" e "Enquanto Houver Sol".

Mas o grande destaque do DVD, o ápice musical do pacote está na seqüência que começa em "Vamos Ao Trabalho" (o lado mais punk da banda) e passa por "Cabeça Dinossauro", "Não Vou Lutar", "Bichos Escrotos", "Nem Sempre Se Pode Ser Deus" e "Polícia": Emerson e Lee saem do palco e Paulo assume as guitarras, enquanto Branco assume o baixo. Se ambos ainda mostram certo desconforto com as posições assumidas, a banda rende muito enquanto quinteto, numa performance mágica (porque eles não assumem isso de vez?). Nos extras, entrevistas (aonde a banda explica o porque de flertar com tantos estilos, o fato de ambos terem vários projetos, alguns extra-musicais, e outros assuntos), que apesar de serem interessantes, ficam a dever por não ir a fundo em temas mais polêmicos, como a mudança de estilo e o acesso ao peso em "Tudo Ao Mesmo Tempo Agora" e "Titanomaquia", o controverso álbum de "covers" "As 10 Mais" e o não confirmado mal-estar que ronda a banda com a carreira novelística de Paulo Miklos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar de tudo, um DVD que vale a pena, por ser um registro convincente de uma trupe que passou de tudo um pouco em sua carreira, mas que continua firme e de pé. O DVD contém 4 músicas a mais do que o CD, mas todas mereciam figurar no mesmo.

Como eu disse na resenha do CD, vai vender horrores e dará início a uma turnê gigantesca, com certeza. Um bom respiro de ar fresco para que os Titãs voltem com tudo num CD de estúdio que faça jus à trajetória da banda. Vamos esperar, e por enquanto curtir.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Site Oficial: http://www.titas.net

SONY/BMG – 2005 (NACIONAL)




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Podcast 60 Minutos de Rock: Diversão! É solução sim. Os quase 40 anos dos Titãs

Daniel Iasbeck: Resenha do disco Tudo Ao Mesmo Tempo Agora do Titãs (vídeo)

Titãs: Trio Acústico foi necessário?

Liminha: Mutantes, Titãs, Chico Science e muito mais (vídeo)


Covers: blog elege os melhores da MPB em versão RockCovers
Blog elege os melhores da MPB em versão Rock

Top 30: Os clipes de rock nacionais mais acessados do YouTubeTop 30
Os clipes de rock nacionais mais acessados do YouTube


Raul Seixas: qual a origem da música Gita?Raul Seixas
Qual a origem da música "Gita"?

Vício: Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroínaVício
Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroína


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin CliIL Cli336 Cli336