Resenha - MTV ao vivo - Titãs
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de novembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A parceria entre o Titãs e a MTV sempre rendeu bons frutos para ambos. Desde a gravação do show em SP no ano de 1993 (turnê do controverso "Titanomaquia") ao mega-super-ultra-sucesso do projeto "Acústico MTV", o agora quinteto (com as ausências de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Nando Reis) estreita essa parceria, com um CD ao vivo, como parte do projeto "Ao Vivo MTV", que já rendeu um bom CD ao IRA!, por exemplo.
E este CD vem em boa hora. "Onde Estão Vocês" (o último CD de estúdio) teve uma repercussão mediana se comparado a sucessos como "Cabeça Dinossauro" e "O Blesq Blom", e a banda parecia condenada ao fim. Com este projeto, gravado na Fortaleza de São José da Ponta Grossa em Florianópolis (SC), para uma platéia diminuta mais participante, os Titãs novamente colocam sua personalidade no projeto, ao fugir das casas de shows e partir para uma apresentação eclética, englobando músicas de todas as fases de sua carreira (excetuando "Titanomaquia" – teria este virado o disco maldito dos Titãs?).
A abertura com "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" (uma das melhores letras da banda) e seqüência com "AA UU" são bem feitas e mostram que ao vivo o grupo, completado pelo guitarrista Emerson Villani e pelo baixista Lee Marcucci, ainda tem muito a dizer. A nova "Vossa Excelência" se encaixa como uma luva nos tempos atuais, enquanto a banda revisita com habilidade "Aluga-se" (Raul Seixas). Ainda são apresentadas neste CD duas músicas novas, "Anjo Exterminador" e "O Inferno São os Outros" (com uma boa levada punk).
A banda se mostra bem convincente em "Mentiras", "Provas de Amor", na punk "Vamos ao Trabalho" e nos hits "Flores" e "Epitáfio".
O grande momento do bolo está no recheio. Começando em "Vamos ao Trabalho" e englobando "Cabeça Dinossauro", "Não Vou Lutar", "Bichos Escrotos", "Eu Não Sei Fazer Música" e com direito a repeteco em "Polícia" e "Epitáfio", Lee Marcucci e Emerson Villani saem do palco, com os Titãs tocando realmente como um quinteto (Paulo Miklos assume a guitarra e Branco Mello o baixo). O resultado soa mais do que satisfatório, e põe em dúvida se a banda não deveria adotar esse formato em definitivo. (O que você acha? O Fórum está aí para suas opiniões). No mais, os caras ainda sabem fazer um show contagiante. Sérgio Britto abandonou um pouco seu estilo gutural e agora assume um lado mais melódico, deixando as doideiras para Paulo Miklos e Branco Mello. Tony Belloto continua um guitarrista correto e Charles Gavin um batera eficiente.
Vai vender horrores, incluindo o DVD que sairá mais à frente. Os Titãs, quando abraçam a causa comercial o fazem com exímia competência, e o produto sai sempre com qualidade ímpar. Resta ver se o quinteto ainda tem lenha para mandar brasa no estúdio, aonde está devendo há anos.
Sony BMG - 2005
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Plano do Pantera era dar um tempo após "Reinventing the Steel", segundo Rex Brown
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil
Jeff Beck sobre a primeira vez que ouviu Led Zeppelin: "Pensei que era brincadeira"
As três músicas do Pink Floyd que são cantadas por pessoas que não fazem parte da banda


Ex-esposa de Paulo Miklos consegue medida protetiva contra o artista
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil



