Resenha - MTV ao vivo - Titãs
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de novembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A parceria entre o Titãs e a MTV sempre rendeu bons frutos para ambos. Desde a gravação do show em SP no ano de 1993 (turnê do controverso "Titanomaquia") ao mega-super-ultra-sucesso do projeto "Acústico MTV", o agora quinteto (com as ausências de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Nando Reis) estreita essa parceria, com um CD ao vivo, como parte do projeto "Ao Vivo MTV", que já rendeu um bom CD ao IRA!, por exemplo.
E este CD vem em boa hora. "Onde Estão Vocês" (o último CD de estúdio) teve uma repercussão mediana se comparado a sucessos como "Cabeça Dinossauro" e "O Blesq Blom", e a banda parecia condenada ao fim. Com este projeto, gravado na Fortaleza de São José da Ponta Grossa em Florianópolis (SC), para uma platéia diminuta mais participante, os Titãs novamente colocam sua personalidade no projeto, ao fugir das casas de shows e partir para uma apresentação eclética, englobando músicas de todas as fases de sua carreira (excetuando "Titanomaquia" – teria este virado o disco maldito dos Titãs?).
A abertura com "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" (uma das melhores letras da banda) e seqüência com "AA UU" são bem feitas e mostram que ao vivo o grupo, completado pelo guitarrista Emerson Villani e pelo baixista Lee Marcucci, ainda tem muito a dizer. A nova "Vossa Excelência" se encaixa como uma luva nos tempos atuais, enquanto a banda revisita com habilidade "Aluga-se" (Raul Seixas). Ainda são apresentadas neste CD duas músicas novas, "Anjo Exterminador" e "O Inferno São os Outros" (com uma boa levada punk).
A banda se mostra bem convincente em "Mentiras", "Provas de Amor", na punk "Vamos ao Trabalho" e nos hits "Flores" e "Epitáfio".
O grande momento do bolo está no recheio. Começando em "Vamos ao Trabalho" e englobando "Cabeça Dinossauro", "Não Vou Lutar", "Bichos Escrotos", "Eu Não Sei Fazer Música" e com direito a repeteco em "Polícia" e "Epitáfio", Lee Marcucci e Emerson Villani saem do palco, com os Titãs tocando realmente como um quinteto (Paulo Miklos assume a guitarra e Branco Mello o baixo). O resultado soa mais do que satisfatório, e põe em dúvida se a banda não deveria adotar esse formato em definitivo. (O que você acha? O Fórum está aí para suas opiniões). No mais, os caras ainda sabem fazer um show contagiante. Sérgio Britto abandonou um pouco seu estilo gutural e agora assume um lado mais melódico, deixando as doideiras para Paulo Miklos e Branco Mello. Tony Belloto continua um guitarrista correto e Charles Gavin um batera eficiente.
Vai vender horrores, incluindo o DVD que sairá mais à frente. Os Titãs, quando abraçam a causa comercial o fazem com exímia competência, e o produto sai sempre com qualidade ímpar. Resta ver se o quinteto ainda tem lenha para mandar brasa no estúdio, aonde está devendo há anos.
Sony BMG - 2005
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
A música irresistível do hair metal para Corey Taylor (Slipknot)
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Os álbuns que Andreas Kisser mandou Derrick Green tirar pra ser guitarrista do Sepultura
A famosa cantora de Metal Sinfônico que é a "musa" do escritor Paulo Coelho
O hábito irritante de Humberto Gessinger que fez ele levar um "mata-leão" do colega de banda



O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Por que o sucesso do Sepultura fez os Titãs recusarem contratar o Charlie Brown Jr?
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



