Regis Tadeu analisa a trajetória do RPM; "Da vergonha alheia ao vexame"
Por Bruce William
Postado em 12 de agosto de 2023
O jornalista e crítico musical Regis Tadeu analisa, em vídeo, o que ele chama de "imenso vexame" que existe em torno do nome RPM e da própria banda, descrita por ele como "uma situação absolutamente vergonhosa" e que tem ocorrido desde que a banda se separou em 1989, um ano após lançar seu último disco daquela época, RPM ou "Quatro Coiotes". "Pra mim, logo de cara, a única certeza é que RPM hoje significa roubada por minuto" diz Regis, falando em seguida sobre mais um processo movido por Paulo Ricardo contra o uso do nome da banda sem a sua presença.
RPM - Mais Novidades
"A verdade é uma só: há décadas o nome RPM vem sendo sinônimo que de mais ridículo a história do rock brasileiro pode proporcionar", prossegue Regis, explicando que tudo começou errado quando, pressionados por dificuldades financeiras, eles retornaram em 2002, lançando um álbum ao vivo completamente desnecessário, com cumplicidade da MTV. Dois anos depois, eles entraram novamente em conflito, encerrando a banda.
O vídeo prossegue com Regis detalhando os acontecimentos envolvendo a banda em anos mais recentes, como por exemplo em 2011 quando lançaram um disco chamado "Elektra", descrito por Regis como "lamentável", além de outro álbum gravado anos depois com outro vocalista mas que não chegou a ser lançado oficialmente graças a mais um processo movido por Paulo Ricardo, até que Regis conclui reconhecendo que o RPM, sem dúvida, o imenso sucesso que a banda teve nos anos oitenta fez com que ocupassem um papel central na música brasileira daqueles tempos, sendo glorificados de forma justa por toda uma geração.
Entretanto, Regis aponta que o sucesso imenso foi também o início de seu declínio. A histeria em torno de Paulo Ricardo não combinava com a qualidade musical e o excesso de egocentrismo e megalomania interna. Mesmo lançando um selo próprio, "RPM Discos", que naufragou, a banda não conseguiu sobreviver. Desde 1987, a banda se dissolveu, retornou, se fragmentou novamente e segue nesse ciclo. "Não nego a importância que os caras tiveram, mas que hoje vivem realmente uma situação vexaminosa, é uma vergonha alheia total", finaliza.
O vídeo completo de Regis Tadeu sobre o RPM pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu

Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Guitarrista da banda que deu origem ao RPM conta como era relação com Paulo Ricardo
O curioso segredo que Paulo Ricardo arrancou de Sílvio Santos nos bastidores de uma premiação


