Resenha - Aborto Elétrico - Capital Inicial
Por Rafael Carnovale
Postado em 23 de novembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que não havia como mudar esta nota. Ou eu dava 10 ou zero. E explico o porquê: o Aborto Elétrico foi uma das bandas fundamentais do movimento rock brasileiro, junto com Plebe Rude e outras, fortalecendo o cenário de Brasília, mostrando que nos meandros dos prédios da capital da nação existia mais do que eco e frio. E também foi responsável por trazer ao mundo o talento de Renato Russo. A banda, que contava com os irmãos Fê e Flávio Lemos além de Renato, nunca chegou a gravar algo oficialmente, mas como os irmãos se juntaram a Dinho Ouro Preto e mais recentemente a Yves Passarel (ex-Viper), o Capital Inicial seria a banda certa para este tipo de projeto. E como a MTV está apoiando o mesmo, esperem por forte repercussão, um DVD (já prometido) e grandes vendas.
Capital Inicial - Mais Novidades

O resultado é o melhor CD já gravado pelo Capital Inicial, sem conter uma música originalmente concebida para a banda. "Tédio (Com um T Bem Grande Pra Você" e "Love Song One" são pérolas punks, executadas com competência pelo quarteto. "Fátima" e "Veraneio Vascaína" já faziam parte do repertório do Capital, enquanto que "Que País É Este", "Química" e "Geração Coca-Cola" já eram conhecidas dos fãs da Legião Urbana. Aqui aparecem em versões mais cruas e simplificadas, mas não menos empolgantes.
Outras pérolas incluem "Helicópteros no Céu", "Ficção Científica" (bem punk anos 80), "Submissa" e "Heroína" (que parecia uma despedida precoce de Renato Russo, embora tenha sido escrita juntamente com Fé, Flávio Lemos e Ércole Fortuna). Todas as músicas ressaltavam o lado punk do Aborto Elétrico, além das letras engajadas e repletas de críticas ("Despertar dos Críticos" e "Construção Civil" são bons exemplos). A banda ainda teve a manha de gravar o instrumental "Benzina", deixando claro que a letra fora censurada no auge da ditadura (no encarte você verá um "CENSURADO" gigante no local disponível para a letra). Um retrato do começo do rock anos 80, que daria frutos nos anos 90 com bandas como Raimundos, Rappa e Charlie Brown Jr.
Alguém duvida que vai ser sucesso de vendas? Não mesmo... mas antes de tudo é um tributo feito com muito respeito e bem executado por uma banda competente, embora Dinho não seja Renato Russo, e não faça a menor questão de imitá-lo. Vale a pena, se você tem mais de 30 anos (para relembrar os tempos áureos do rock) ou se você tem menos (para conhecer o começo, as raízes...).
Sony – 2005 (Nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A lenda do rock que Axl Rose odeia: "Ele é só um maldito viciado com uma esposa viciada"
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
O álbum que David Gilmour admite ter "copiado" de forma implacável
R.E.M. é dona da faixa que mais faz o homem chorar
Quem são os "sultões do swing" que dão nome ao maior clássico do Dire Straits?
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista
O álbum favorito do Capital Inicial de Dinho: "Elogiado e pior comercialmente"
O menos famoso acidente de Dinho Ouro Preto nos anos 80: "Machuquei bastante"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



