Resenha - Aborto Elétrico - Capital Inicial
Por Rafael Carnovale
Postado em 23 de novembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que não havia como mudar esta nota. Ou eu dava 10 ou zero. E explico o porquê: o Aborto Elétrico foi uma das bandas fundamentais do movimento rock brasileiro, junto com Plebe Rude e outras, fortalecendo o cenário de Brasília, mostrando que nos meandros dos prédios da capital da nação existia mais do que eco e frio. E também foi responsável por trazer ao mundo o talento de Renato Russo. A banda, que contava com os irmãos Fê e Flávio Lemos além de Renato, nunca chegou a gravar algo oficialmente, mas como os irmãos se juntaram a Dinho Ouro Preto e mais recentemente a Yves Passarel (ex-Viper), o Capital Inicial seria a banda certa para este tipo de projeto. E como a MTV está apoiando o mesmo, esperem por forte repercussão, um DVD (já prometido) e grandes vendas.
Capital Inicial - Mais Novidades

O resultado é o melhor CD já gravado pelo Capital Inicial, sem conter uma música originalmente concebida para a banda. "Tédio (Com um T Bem Grande Pra Você" e "Love Song One" são pérolas punks, executadas com competência pelo quarteto. "Fátima" e "Veraneio Vascaína" já faziam parte do repertório do Capital, enquanto que "Que País É Este", "Química" e "Geração Coca-Cola" já eram conhecidas dos fãs da Legião Urbana. Aqui aparecem em versões mais cruas e simplificadas, mas não menos empolgantes.
Outras pérolas incluem "Helicópteros no Céu", "Ficção Científica" (bem punk anos 80), "Submissa" e "Heroína" (que parecia uma despedida precoce de Renato Russo, embora tenha sido escrita juntamente com Fé, Flávio Lemos e Ércole Fortuna). Todas as músicas ressaltavam o lado punk do Aborto Elétrico, além das letras engajadas e repletas de críticas ("Despertar dos Críticos" e "Construção Civil" são bons exemplos). A banda ainda teve a manha de gravar o instrumental "Benzina", deixando claro que a letra fora censurada no auge da ditadura (no encarte você verá um "CENSURADO" gigante no local disponível para a letra). Um retrato do começo do rock anos 80, que daria frutos nos anos 90 com bandas como Raimundos, Rappa e Charlie Brown Jr.
Alguém duvida que vai ser sucesso de vendas? Não mesmo... mas antes de tudo é um tributo feito com muito respeito e bem executado por uma banda competente, embora Dinho não seja Renato Russo, e não faça a menor questão de imitá-lo. Vale a pena, se você tem mais de 30 anos (para relembrar os tempos áureos do rock) ou se você tem menos (para conhecer o começo, as raízes...).
Sony – 2005 (Nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Com 142 atrações, Aftershock Festival confirma cast para 2026
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Joey Jordison diz que foi demitido do Slipknot por telegrama cantado
Lobão explica porquê todo sertanejo gostaria, no fundo, de ser roqueiro
A banda dos anos setenta que Tony Iommi adorava, mas John Bonham não queria nem ouvir falar



O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



