Resenha - Rheingold - Grave Digger
Por Rafael Carnovale
Postado em 14 de julho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois do lançamento do bom "The Grave Digger", que apesar de sua qualidade e extremo bom gosto gerou opiniões controversas entre os fãs, é para felicidade geral que Chris Boltendahl e cia anunciaram que seu sucessor seria o primeiro de uma trilogia, cujo tema inicialmente seria a Bíblia Sagrada. Mas "Rheingold" acabou sendo inspirado na obra "Ring of the Nibelungs" de Richard Wagner, narrando a eterna busca de deuses e guerreiros até o paraíso viking de "Valhalla". A banda também anunciou que esse seria o começo de uma nova trilogia, e que este álbum viria com mais partes orquestradas, contrariando o som mais direto e agressivo de seu antecessor. Como estaria o caminho até Valhalla?

"The Ring" é a perfeita introdução para uma ópera, com todo seu clima orquestrado e cativante. As faixas seguintes ,"Rheingold" e "Valhalla", mostram o tradicional power metal da banda, com guitarras bem agressivas e Chris cantando mais gutural do que nunca. Nem parece que a banda resolveu fazer um cd mais orquestrado. Mas em "Giants" já se nota a diferença: a faixa, que investe mais no hard rock, usa diretamente dos coros e passagens com teclados, muito bem encaixados pelo mascarado "HP Hatzenberg".
A grande diferença pode ser notada já na faixa "Maidens of War", alternando momentos tipicamente heavy com andamentos mais calmos e abusando dos excelentes coros e vocais dobrados. Chris canta mais contido e a banda esbanja talento. Talento que fica evidente na ultra-cadenciada "Sword" (uma das melhores) e na power-metal "Dragon" (duvido que o refrão "Kill,Kill" não grude na cabeça de quem ouvir).
O lado mais speed da banda fica caracterizado nas pesadíssimas"Liar" e "Murderer" (aonde as orquestrações dão um show a parte, sendo muito bem executadas, aliadas ao peso das guitarras de Manni Schmidt). Para encerrar esta parte da aventura dos deuses rumo a Valhalla, nada melhor que uma faixa épica e bem pesada, como "Twilight of the Gods". A edição nacional traz 2 faixas bônus: a épica "Hero" (que abusa dos coros e teclados) e a bela balada "Goodbye".
Um belo cd, que merece ser conferido. Falta a agressividade que "The Grave Digger" esbanjou, com certeza, mas sobra competência num grande momento de uma grande banda. Confira sem medo.
Obs: A primeira prensagem do cd veio com problemas de impressão no encarte. Se a sua for como a minha (que veio com o problema) a Century Media estará trocando os encartes a partir do dia 14/07.
Line Up:
Chris Botendahl – Vocais
Stefan Arnold – Bateria
Manni Schmidt – Guitarra
Jens Becker – Baixo
Hans Peter Hatzenberg – Teclado
Site oficial: www.grave-digger.de
Lançado pela Century Media Brasil em 2003.
Outras resenhas de Rheingold - Grave Digger
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Adrian Smith revela o verdadeiro motivo da saída de Clive Burr do Iron Maiden
10 fatos que comprovam que Judas Priest é Heavy Metal
O lendário guitarrista que Jimmy Page considera como seu igual: "Paralelo a mim"


Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



