A obra-prima dos Beatles que Paul McCartney acha que Yoko Ono compôs na encolha
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de novembro de 2023
Quase toda canção icônica dos Beatles é geralmente atribuída aos talentos de composição de John Lennon e Paul McCartney. Enquanto George Harrison cresceria como compositor, criando produções cativantes nos anos finais da banda, a parceria de Lennon e McCartney nunca seria igualada no cenário pop, com o cinismo de Lennon proporcionando a resposta final ao otimismo de McCartney. Embora Yoko Ono tenha exercido uma influência drástica nas expressões artísticas de Lennon, McCartney acreditava que ela poderia ter escrito anonimamente uma das últimas obras-primas da banda.
Beatles - Mais Novidades
Na época em que o grupo começou a trabalhar em seu expansivo álbum duplo, Ono já tinha uma forte presença no estúdio de gravação. Acompanhando Lennon em cada sessão, Ono era conhecida por fazer comentários sobre o rumo das músicas e até receber créditos vocais em faixas como 'The Continuing Story of Bungalow Bill'. Embora o moral da banda não estivesse alto naquela época, McCartney pensou que a melhor alternativa seria simplificar as coisas em "Let It Be", o que se tornou um desastre.
Sem recursos para trabalhar com suas ideias, a banda teve que colocar a maioria das sessões para o álbum na prateleira, não ressurgindo até meses depois de sua separação. Sem querer deixar seu público desapontado, a banda se reuniu novamente com o produtor George Martin, criando uma última obra-prima no álbum "Abbey Road".
Enquanto Harrison contribuiria com duas faixas icônicas para o álbum, 'Something' e 'Here Comes the Sun', Lennon estava explorando material mais artístico, com músicas baseadas em seus diversos desvios vanguardistas, como 'I Want You (She's So Heavy)'. Embora faixas como 'Come Together' tenham se tornado as composições mais famosas de Lennon no álbum, a faixa 'Because' marcou o momento em que ele mergulhou na música clássica.
Ao pegar os sons da Sonata ao Luar de Beethoven tocados ao contrário, a canção apresenta uma imagética impressionante sobre o mundo, com Lennon refletindo sobre como o céu azul o faz derramar lágrimas. Apesar de todos os membros da banda contribuírem vocalmente, McCartney acreditava que a maior inspiração para a canção veio de Ono.
Embora a música não seja uma canção de amor tradicional, McCartney achava que o estilo poético de Ono permeava a canção, afirmando em uma entrevista (via Far Out): "Eu não me importaria de apostar que Yoko estava envolvida na escrita disso. É bastante o estilo dela: vento, céu e terra são recorrentes. É direto de [o livro de poesia de Yoko] 'Grapefruit'."
Ao analisar junto com o livro de poesia de Ono, é fácil ver de onde Lennon tirou sua inspiração, apresentando imagens simplistas que retratam os simples prazeres da existência. Há até passagens no livro de poesia que informariam a escrita de Lennon mais tarde, incluindo uma peça que apresenta a palavra "imagine" para começar cada linha.
Apesar de não ter participado da escrita da música, 'Because' se tornaria uma favorita entre Harrison e McCartney, sendo até usada como um dos principais samples no último single do grupo, 'Now and Then'. Mesmo que Ono tenha sido considerada um obstáculo para algumas faixas pelos fãs dos Beatles, os amplos sons orquestrais de 'Because' permanecem como um dos momentos mais marcantes no catálogo da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl


O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone
Como uma música rejeitada pelos Beatles levou à criação do Led Zeppelin; "efeito borboleta"


