A obra-prima dos Beatles que Paul McCartney acha que Yoko Ono compôs na encolha
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de novembro de 2023
Quase toda canção icônica dos Beatles é geralmente atribuída aos talentos de composição de John Lennon e Paul McCartney. Enquanto George Harrison cresceria como compositor, criando produções cativantes nos anos finais da banda, a parceria de Lennon e McCartney nunca seria igualada no cenário pop, com o cinismo de Lennon proporcionando a resposta final ao otimismo de McCartney. Embora Yoko Ono tenha exercido uma influência drástica nas expressões artísticas de Lennon, McCartney acreditava que ela poderia ter escrito anonimamente uma das últimas obras-primas da banda.
Beatles - Mais Novidades
Na época em que o grupo começou a trabalhar em seu expansivo álbum duplo, Ono já tinha uma forte presença no estúdio de gravação. Acompanhando Lennon em cada sessão, Ono era conhecida por fazer comentários sobre o rumo das músicas e até receber créditos vocais em faixas como 'The Continuing Story of Bungalow Bill'. Embora o moral da banda não estivesse alto naquela época, McCartney pensou que a melhor alternativa seria simplificar as coisas em "Let It Be", o que se tornou um desastre.
Sem recursos para trabalhar com suas ideias, a banda teve que colocar a maioria das sessões para o álbum na prateleira, não ressurgindo até meses depois de sua separação. Sem querer deixar seu público desapontado, a banda se reuniu novamente com o produtor George Martin, criando uma última obra-prima no álbum "Abbey Road".
Enquanto Harrison contribuiria com duas faixas icônicas para o álbum, 'Something' e 'Here Comes the Sun', Lennon estava explorando material mais artístico, com músicas baseadas em seus diversos desvios vanguardistas, como 'I Want You (She's So Heavy)'. Embora faixas como 'Come Together' tenham se tornado as composições mais famosas de Lennon no álbum, a faixa 'Because' marcou o momento em que ele mergulhou na música clássica.
Ao pegar os sons da Sonata ao Luar de Beethoven tocados ao contrário, a canção apresenta uma imagética impressionante sobre o mundo, com Lennon refletindo sobre como o céu azul o faz derramar lágrimas. Apesar de todos os membros da banda contribuírem vocalmente, McCartney acreditava que a maior inspiração para a canção veio de Ono.
Embora a música não seja uma canção de amor tradicional, McCartney achava que o estilo poético de Ono permeava a canção, afirmando em uma entrevista (via Far Out): "Eu não me importaria de apostar que Yoko estava envolvida na escrita disso. É bastante o estilo dela: vento, céu e terra são recorrentes. É direto de [o livro de poesia de Yoko] 'Grapefruit'."
Ao analisar junto com o livro de poesia de Ono, é fácil ver de onde Lennon tirou sua inspiração, apresentando imagens simplistas que retratam os simples prazeres da existência. Há até passagens no livro de poesia que informariam a escrita de Lennon mais tarde, incluindo uma peça que apresenta a palavra "imagine" para começar cada linha.
Apesar de não ter participado da escrita da música, 'Because' se tornaria uma favorita entre Harrison e McCartney, sendo até usada como um dos principais samples no último single do grupo, 'Now and Then'. Mesmo que Ono tenha sido considerada um obstáculo para algumas faixas pelos fãs dos Beatles, os amplos sons orquestrais de 'Because' permanecem como um dos momentos mais marcantes no catálogo da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
As 10 melhores músicas que o Slayer lançou no século XXI, segundo o Metal Injection
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire

A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"
O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles
A banda moderna que para Paul McCartney superava o que ele e John Lennon faziam nos Beatles
O riff dos Beatles que para Dave Grohl tem mais peso do que Black Sabbath ou Motorhead


