Steve Vai lista 5 guitarristas atuais que estão levando a guitarra a outro nível
Por André Garcia
Postado em 06 de abril de 2022
Steve Vai é um dos primeiros nomes em que se pensa quando alguém fala dos melhores guitarristas do mundo. Já no final dos anos 70, ele chamou a atenção de ninguém menos que Frank Zappa, entrando para sua banda. Na década seguinte, ele embarcou no hard rock "substituindo" Eddie Van Halen na banda solo de Dave Lee Roth. Mas foi como artista solo que ele se consagrou de uma vez por todas.
Com uma carreira longeva e prolífica, o guitarrista segue na ativa, tendo inclusive a poucos meses lançado seu trabalho mais recente, "Inviolate" (2022).
Declarações recentes de Vai foram garimpadas pelo site guitarworld.com para listar, entre os guitarristas atuais, cinco que ele considera que estão levando o instrumento a outro patamar: Tim Henson, Cory Wong, Matteo Mancuso, Yvette Young e Daniele Gottardo.
Tim Henson
Tim Henson está explorando novos terrenos. Vejo uma evolução numa direção que eu não… eu nem sequer vi chegar! E é magnífico. Eu adoro ouvir aquelas ideias e assistir à execução delas. Ele pensa totalmente fora da caixa. Se você pegar lá no começo, dá para ver que ele estava pensando de forma convencional, mas algo aconteceu, porque ele se entregou a algum tipo de visão criativa. É isso que a música deles [Polyphia] é: fantástica!
Cory Wong
Eu amo assistir ele tocar. É raro um guitarrista que realmente entenda o que é travar e o que é groove. Claro, todo mundo tem algum nível de entendimento de groove. Tem fritador que só tem a habilidade de tocar insanamente rápido, tem cara de jazz que faz acordes na velocidade da luz…
Há poucos guitarristas que são o "creme do creme," que tocam um ritmo que tenha o groove, e que pensam à frente e atrás dele. Eles conseguem subdividir o groove em um tipo não convencional e o dominar, te fazer sentir o que estão fazendo. E é isso que amo no Cory. Ele tem isso.
Além do mais, ele está fazendo coisas realmente interessantes com arranjos, saindo da caixa do convencional para algo mais intuitivo. Ele está usando instrumentos de sopro e essas coisas, em oposição à tecnologia em primeiro plano. É realmente questão de groove, e eu adoro isso.
Matteo Mancuso
Ele é um desses instrumentistas que realmente evoluíram o estilo fusion de tocar guitarra. Ele tem um ouvido musical incrível e sua técnica é notável, ele poderia tocar com palheta, mas usa os dedos.
As variações de timbre que ele consegue, e com suavidade, coisas como sua intonação, sua habilidade de tocar melodicamente sobre mudanças bruscas… coisas assim. Eu penso nele mais como uma evolução na área do fusion. Estou ansioso para conferir as coisas que ele eventualmente vai tirar da cartola.
Yvette Young
Yvette é uma pessoa totalmente artística, da cabeça aos pés. Seu estilo de tocar guitarra e as coisas com que ela surge é um aspecto, uma cor em específico em sua aquarela. Ela tem essa perspectiva criativa, que eu acho tão revigorante. Ela é uma artista, ela pinta, e eu simplesmente amo a energia e a atmosfera que ela emana.
Daniele Gottardo
Daniele é um dos poucos para mim que está fazendo algo notável no quesito técnica — e eu vejo guitarristas fenomenais o tempo todo. Pessoas me mandam vídeos, e eu fico atordoado de ver o que os mais jovens estão fazendo, como estão evoluindo as técnicas de guitarra. Mas é realmente raro eu ouvir alguma evolução harmônica de fato. Daniele me manda umas paradas de vez em quando, que eu ouço e fico: "Nossa, esse cara está pensando e sentindo fora da caixa!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps