Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de julho de 2022
O clássico "Ouro de Tolo", de Raul Seixas, é considerado por muitos como um dos grandes hits do rock nacional de todos os tempos. Em vídeo de curiosidades em seu canal, Júlio Ettore destrinchou o hit e trouxe várias informações sobre essa música.
O que significa a expressão "Ouro de Tolo"?
"O que é essa expressão ‘Ouro de Tolo’? Existe um mineral chamado pirita, formato pela união de ferro e enxofre. Isso resulta em um mineral dourado, mas dá para ver que não é tão dourado quanto o ouro. Muitos não sabem diferenciar, por isso, ao longo da história, muitos compraram um achando que era outro. Por isso, sofreu essa expressão. Mas o que tem a ver com a música?
Raul Seixas realmente passou fome por 2 anos na Cidade Maravilhosa
"Essa letra é autobiográfica. Ele realmente passou fome na Cidade Maravilhosa, como conta na música. Isso foi em 1967. Ele foi aconselhado pelo ícone da Jovem Guarda, Jerry Adriane, e sai de Salvador para o Rio de Janeiro. A grana era curta e não melhorou com o disco ‘Raulzito e os Panteras’. Então, não foi exagero ter passado fome por dois anos no Rio. Os pais de Raul ajudaram, mas em certa ocasião ele e seus companheiros de banda ficaram só no feijão mulatinho que sua mãe mandava da Bahia".
Raul Seixas realmente ganhava 4 mil cruzeiros por mês
"Ele ganhava um salário realmente de 4 mil cruzeiros por mês, igual diz na letra. Ele era produtor na CBS. Ele também tinha um Corcel 73 e foi ao zoológico antes de escrever a letra. Ele foi com seu parceiro Mauro Motta passear no jardim zoológico do Rio de Janeiro e viu uma mulher jogando coisas para os bichos. Aí, um dos macacos atirou cocô na mulher. O Raul não parou de rir!"
Usamos 10% da nossa "cabeça animal"?
"A parte de usar 10% da cabeça animal foi sugestão do guitarrista Jay Vaquer, que tocava com o Raul na época. Ele comentou com o Raul sobre essa informação de que o ser humano só usa 10%. Agora, é verdade? Ele estudou isso nos anos 1960. Hoje em dia, um exame de ressonância magnética mostra que todo o cérebro trabalha, mas não necessariamente você tira o melhor dele".
Elvis Presley X Bob Dylaln
"Raul queria imitar o Elvis Presley, mas a jornalista Ana Maria Bahiana sempre aconselhou a se afastar do Elvis e se aproximar do Bob Dylan, contando crônicas e histórias. Ele resistia, até que escreveu ‘Ouro de Tolo’, cantou para ela e recebeu elogios. Seria uma música no estilo Bob Dylan".
"Censura" da Globo e SBT
"Tem uma versão que a letra não fala do Corcel 73, porque seria um pedido do SBT ou da Globo. O problema é que a música seria uma propaganda para o carro e isso não podia na TV".
A estratégia de marketing de Paulo Coelho para o hit
"Teve uma estratégia de marketing por trás idealizada por Paulo Coelho que deu um empurrãozinho para o hit estourar. Ele havia trabalhado em redações e sabia como atrair a atenção dos jornalistas. Disse para tocar a música no meio da rua e convocar a imprensa. Era tipo uma performance de Raul e Paulo pelo Centro do Rio".
O drible na censura da Ditadura
"Raul deu um drible na censura. Ela foi aprovada, mas os censores começaram a achar que se tratava de um deboche sobre a Ditadura e o Milagre Econômico. O Nelson Motta disse que foi um deboche. Aí, um documento foi criado pela Aeronáutica, que colocava o Raul como suspeito".

Criticando Roberto Carlos
"Diversas interpretações apontam que ‘Ouro de Tolo’ seria o Raul olhando para os queridinhos do sistema, que fizeram muito sucesso, enquanto ele era o questionador, que encontrava obstáculos para mostrar seu trabalho. É como se ele tivesse fazendo uma cópia mal feita do Roberto Carlos com intenção de ironizá-lo. Essa brincadeira seria em cima da música ‘Sentado à Beira do Caminho’, composta por Erasmo e Roberto, que são bem parecidas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
A versão original em inglês de "Maluco Beleza", segundo parceiro de Raul Seixas
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas
O apelido irônico que Raul Seixas dava aos Paralamas do Sucesso por não curtir o som
As teorias sobre único verso de "Há 10 mil Anos Atrás" de Raul que está sem explicação


