Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de julho de 2022
O clássico "Ouro de Tolo", de Raul Seixas, é considerado por muitos como um dos grandes hits do rock nacional de todos os tempos. Em vídeo de curiosidades em seu canal, Júlio Ettore destrinchou o hit e trouxe várias informações sobre essa música.
O que significa a expressão "Ouro de Tolo"?
"O que é essa expressão ‘Ouro de Tolo’? Existe um mineral chamado pirita, formato pela união de ferro e enxofre. Isso resulta em um mineral dourado, mas dá para ver que não é tão dourado quanto o ouro. Muitos não sabem diferenciar, por isso, ao longo da história, muitos compraram um achando que era outro. Por isso, sofreu essa expressão. Mas o que tem a ver com a música?
Raul Seixas realmente passou fome por 2 anos na Cidade Maravilhosa
"Essa letra é autobiográfica. Ele realmente passou fome na Cidade Maravilhosa, como conta na música. Isso foi em 1967. Ele foi aconselhado pelo ícone da Jovem Guarda, Jerry Adriane, e sai de Salvador para o Rio de Janeiro. A grana era curta e não melhorou com o disco ‘Raulzito e os Panteras’. Então, não foi exagero ter passado fome por dois anos no Rio. Os pais de Raul ajudaram, mas em certa ocasião ele e seus companheiros de banda ficaram só no feijão mulatinho que sua mãe mandava da Bahia".
Raul Seixas realmente ganhava 4 mil cruzeiros por mês
"Ele ganhava um salário realmente de 4 mil cruzeiros por mês, igual diz na letra. Ele era produtor na CBS. Ele também tinha um Corcel 73 e foi ao zoológico antes de escrever a letra. Ele foi com seu parceiro Mauro Motta passear no jardim zoológico do Rio de Janeiro e viu uma mulher jogando coisas para os bichos. Aí, um dos macacos atirou cocô na mulher. O Raul não parou de rir!"
Usamos 10% da nossa "cabeça animal"?
"A parte de usar 10% da cabeça animal foi sugestão do guitarrista Jay Vaquer, que tocava com o Raul na época. Ele comentou com o Raul sobre essa informação de que o ser humano só usa 10%. Agora, é verdade? Ele estudou isso nos anos 1960. Hoje em dia, um exame de ressonância magnética mostra que todo o cérebro trabalha, mas não necessariamente você tira o melhor dele".
Elvis Presley X Bob Dylaln
"Raul queria imitar o Elvis Presley, mas a jornalista Ana Maria Bahiana sempre aconselhou a se afastar do Elvis e se aproximar do Bob Dylan, contando crônicas e histórias. Ele resistia, até que escreveu ‘Ouro de Tolo’, cantou para ela e recebeu elogios. Seria uma música no estilo Bob Dylan".
"Censura" da Globo e SBT
"Tem uma versão que a letra não fala do Corcel 73, porque seria um pedido do SBT ou da Globo. O problema é que a música seria uma propaganda para o carro e isso não podia na TV".
A estratégia de marketing de Paulo Coelho para o hit
"Teve uma estratégia de marketing por trás idealizada por Paulo Coelho que deu um empurrãozinho para o hit estourar. Ele havia trabalhado em redações e sabia como atrair a atenção dos jornalistas. Disse para tocar a música no meio da rua e convocar a imprensa. Era tipo uma performance de Raul e Paulo pelo Centro do Rio".
O drible na censura da Ditadura
"Raul deu um drible na censura. Ela foi aprovada, mas os censores começaram a achar que se tratava de um deboche sobre a Ditadura e o Milagre Econômico. O Nelson Motta disse que foi um deboche. Aí, um documento foi criado pela Aeronáutica, que colocava o Raul como suspeito".
Criticando Roberto Carlos
"Diversas interpretações apontam que ‘Ouro de Tolo’ seria o Raul olhando para os queridinhos do sistema, que fizeram muito sucesso, enquanto ele era o questionador, que encontrava obstáculos para mostrar seu trabalho. É como se ele tivesse fazendo uma cópia mal feita do Roberto Carlos com intenção de ironizá-lo. Essa brincadeira seria em cima da música ‘Sentado à Beira do Caminho’, composta por Erasmo e Roberto, que são bem parecidas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps