Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Pra começar, obrigado por mostrar a sua coleção para a Collectors Room. De onde você é, o que faz e como iniciou a sua relação com a música?

Eu que agradeço, Ricardo. Para mim é uma honra, realmente. Sou fã da Collectors Room desde os tempos do Whiplash, quando a mesma era uma coluna do site. Bom, nasci em São Caetano do Sul (SP) em dezembro de 1981. Mudei-me para o Mato Grosso, mais precisamente para a região conhecida como Vale do Jauru, na divisa com a Bolívia, em dezembro de 1987 e, desde então, estou aqui. Considero-me mato-grossense de coração, portanto. Sou advogado há cerca de 5 anos, mas desde os tempos de infância vivo no meio, pois meu pai milita na profissão há 32 anos.

Minha relação com a música começou cedo! Ainda criança, morando em São Paulo, era ouvinte passivo (tenho duas irmãs mais velhas, adolescentes há época) de coisas como Michael Jackson, Cindy Lauper, Bee Gees, Madonna, Stevie Wonder (que teve em "I Just Called to Say I Love You" meu primeiro hit, que adorava cantarolar para os parentes ... rsrs), ABBA, Rod Stewart, dentre muitos outros "monstros" da música pop. Após minha família e eu mudarmos para o MT, cresci ouvindo música sertaneja (também passivamente). Porém, o referido estilo nunca caiu em meu gosto. Continuei ouvindo as mesmas coisas pop através das famigeradas fitas K7 que, ora eram gravadas dos rádios, ora compradas em lojas de música (que já sumiram aqui na região há tempos). Por volta de 1992, perto dos 11 anos, um amigo apresentou-me uma fita k7 de um certo Raul Seixas. Aquilo bateu forte em mim. Imagine, estudava numa escola Adventista e estava maravilhado com coisas como "Rock do Diabo" (risos). Daí em diante foi consequência.

Freddie Mercury: material do box set Never Boring chega ao streaming; ouçaSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Quantos discos você tem em sua coleção?

Atualmente tenho 312 CDs, 81 DVDs, 21 Blu-rays, 34 LPs (sem individualizar os discos em cada box) e 76 livros relacionados à música, dentre biografias e autobiografias. Minha coleção é pequena. Estou montando-a, ainda.. Porém, dificilmente passarei dos 1.000 itens.

Por que você coleciona discos?

Pelo lance físico, de pegar a mídia nas mãos. Pela graça de pegar o encarte, ler as letras, a ficha técnica, quem gravou o que, quando e aonde. Isso não tem preço. Não sei, Ricardo, pode parecer "chover no molhado", pois penso que deve ser a sensação da maioria dos colecionadores, mas seu não tiver o produto em mãos, físico, eu não tenho a música. Respeito o streaming, até assino, mas é um lance de pesquisa, de ouvir, gostar e depois adquirir o LP ou CD. Assim como prefiro livros físicos, prefiro mídia de música, da mesma forma, física. Aquela coisa de chegar na sala de música, escolher o que quer ouvir, retirar da prateleira, colocar pra tocar, sentar na poltrona e acompanhar pelo encarte, reitero, não tem preço!!

Quando você começou a colecionar discos?

Por volta de 2015 a 2016. Nos anos 1990,CDs eram muito caros. Tinha um amigo (saudoso Rafael Serafini, que Deus o tenha) que seu pai tinha uma coleção maravilhosa de CDs e alguns poucos, mas bons, LPs. Então ia até a casa dele e fazia cópias em K7s. Quando me tornei adolescente e descolei os primeiros trampos nunca me toquei em comprar mídia física, mesmo que sempre amei a música e vivi em torno da mesma. Vendo as entrevistas da CollectorsRoom, sobretudo nos tempos da Whiplash, nasceu a ideia de, por que não, colecionar a mídia física das bandas que tanto amo. Não critico quem só vive do streaming, sabe. Mas acho que você só tem realmente a experiência da música com o CD, LP, DVD ou Blu-ray em mãos. Desde criança sempre curti ver encartes, arte gráfica, produção, o que e quem tocou determinado instrumento, quando foi gravado e onde, enfim. Assim, quando comecei a descolar uma grana razoável na profissão, por volta de 2014/2015, iniciei a minha coleção, a qual tenho muito orgulho, inobstante ser simples.

Qual foi o seu primeiro disco?

Meu primeiro disco foi o CD do U2, Under a Blood Red Sky, comprado em 1º de março de 1997 (sim, lembro-me até da data!!). Não conhecia o U2 na ocasião. Achei a capa sinistra (não, ainda não conhecia blackmetal ... risos) e fiquei interessado. Quando a música "Gloria" começou no som fiquei arrepiado. Certas experiências a gente não esquece. Esse foi o primeiro CD que comprei com meu próprio dinheiro. Porém, ganhei o LP Lick it Up do Kiss de um colega, por volta de 1996. Considero esse meu primeiro vinil.

Como você organiza a sua coleção?

Pela ordem de discografias. As completas, passando pelas parcialmente completas, e assim por diante. Ainda não posso dar-me o luxo de colecionar por ordem alfabética. Estou iniciando.

Onde você guarda a sua coleção? Em um móvel exclusivo ou conseguiu resolver com estantes?

Comprei um armário e estou guardando no mesmo para evitar poeira. Estou pensando seriamente em comprar plásticos protetores de CDs face os digipacks, que merecem um cuidado maior. Mas o armário citado tem portas e vai quebrando o galho por enquanto. Os DVDs e Blu-rays deixo num armário também, mas este não tem portas. Os livros ficam num rack devidamente guardados e com portas fechadas. Infelizmente tive alguns desses livros com folhas amareladas. Os discos ficam numa prateleira juntamente com os boxes. No futuro, quando tiver o sonho da casa própria, quero fazer uma sala de música com móveis planejados para acomodar tudo o que tenho.

Que dica de conservação você dá pra quem coleciona discos?

Na verdade preciso me atentar mais ao quesito conservação. No momento evito a poeira, bem como a exposição ao sol, além de deixar os CDs e livros num armário com portas fechadas. Os DVDs estão numa estante e os box numa prateleira, mas, como acima citado, sem porta.

Como você se relaciona com a sua coleção? Deixa tudo na estante ou ouve regularmente os discos?

Evito tira-los do lugar que estão. Já fiz algumas modificações, mas a configuração atual é a melhor, conforme descrito acima. No futuro, quero comprar móveis mais adequados para guardá-los.

Qual a sua banda e o seu gênero musical favoritos?

Bom, quem me conhece lá no grupo da Collectors e nas redes sociais, sabe que o Queen é minha eterna banda favorita. Fiz algumas loucuras pela banda, como comprar alguns box limitados com preços absurdos e ir assistir a banda na O2 Arena, em Londres, ano passado. Acho que, se a gente é fã de determinado artista, todo o esforço é válido. A vida é muito curta para arrependimentos e o amanhã nunca sabemos. Então, vamos realizar os sonhos! Meu gênero musical favorito é o chamado "classic rock". Além do Queen, minhas outras bandas preferidas são Led Zeppelin, Black Sabbath, Kiss, DeepPurple, AC/DC, U2, Metallica, Motörhead, The Beatles, The Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, Rush, Iron Maiden, Fleetwood Mac (período pop em diante), Eric Clapton, Nirvana, Sepultura, dentre outros.

De quais bandas você possui mais itens em sua coleção?

Fora o citado Queen, também tenho a discografia do Black Sabbath, Led Zeppelin, Beatles, Legião Urbana e, quase lá, do U2, AC/DC, Metallica e Pink Floyd. Tenho várias discografias pela metade, mas estou correndo atrás.

Quais são os itens que você mais curte em seu acervo?

Sem dúvida os boxes! O The VinylCollection e o Live At Wembley Stadium - Super Deluxe Edition, ambos do Queen, que são sensacionais. Curto muito também o Live atPompeii, versão deluxe, do David Gilmour, bem como a caixa do The End, também versão deluxe, do Black Sabbath. Aprecio igualmente as versões LP 180 gramas do Alive III e do Unplugged, ambos do Kiss, em versões caprichadíssimas.

Além dos discos, coleciona algum outro item?

Sim! Livros! Muitos livros! Amo biografias, sobretudo de bandas e músicos, mas também de personalidades da história. Curto muito, também, história e mistérios. Tenho vários livros da editora DarkSide Books, que faz um trabalho excepcional.

Onde você compra seus discos e quais lojas indica?

Compro nas viagens que faço, na agora vendedora de LPs a Amazon BR e o Mercado Livre, mas sobretudo com meu amigo Fábio Romano (ele tem perfil no Facebook), que além de descolar meus pedidos encontra raridades como o Live at Wembley'86 Super Deluxe, do Queen. Também compro na Saraiva sempre que vou a Cuiabá, e com menos frequência em sebos.

Qual o valor cultural e pessoal de ter uma coleção de discos?

O valor certamente é inestimável. Tenho um filho de 16 anos (que infelizmente não mora comigo) que não se ligou muito na música. Estou no meu segundo casamento (e espero o último, não quero dar uma de Fábio Júnior ... risos) e pretendo ter filhos nos próximos anos. Quero tentar repassar aos mesmos o amor à música, à mídia física, até porque alguém tem de herdar isso aqui (risos). Meus discos são minha válvula de escape das chateações de minha profissão, altamente estressante. Não sei o que seria da minha vida sem eles. O Spotify não tem esse poder, acreditem. Nada como chegar em casa, colocar o CD ou LP para tocar, sentar em minha poltrona e esquecer da vida, seja apenas ouvindo a música, seja olhando os detalhes do encarte.

O que significa não apenas ser um colecionador de discos, mas seguir comprando itens físicos quando a maioria das pessoas ouve música hoje em dia através de streaming?

Significa, ao meu ver, fazer a diferença. Respeito quem apenas ouve música por streaming, mas para mim apenas isso seria inviável. Moro numa cidade pequena e sempre que vou ao correio buscar a preciosa encomenda. Alguns, ao saberem que se trata de um LP ou CD, fazem o clássico comentário "ah, mas você pode baixar de graça" ou "mas e o Spotify?". Seguir adquirindo mídia física é manter a chama queimando, dos bons tempos em que se você quisesse ouvir música, ou ia ouvir a rádio ou comprava o produto do artista para ouvir em casa. Gostamos de nossos artistas, portanto temos que dar o devido feedback em seus trabalhos comprando seus produtos. É uma resposta simplista e não sei se estou sendo pragmático, mas é por aí.

Qual o papel da música na sua vida?

Tudo. Abaixo de Deus e de minha família, tudo. Não sei o que seria da minha vida sem música. A mesma está ligada em todos os momentos que vivi, bons, ruins, alegres ou tristes. Pessoas vieram, pessoas foram, mas a música sempre permaneceu e acredito que permanecerá até o final. Imaginem que mundo sem graça deve ser o das pessoas que não gostam de música?

Valeu, Marcelo. Pra fechar, indique um disco da sua coleção para os nossos leitores.

Ricardo, eu agradeço pelo espaço, por permitir eu mostrar minha humilde coleção. Quero aproveitar o espaço e mandar um abraço para a galera lá do grupo do WhatsApp da Collectors, bem como aos leitores do blog. Sobre a indicação, estou ouvindo muito o Rumours por esses dias, do Fleetwood Mas. É um disco clássico, mas você que está lendo essa entrevista tire-o para ouvir hoje. Um álbum que você nunca cansa dele. Parabéns pelo canal no YouTube, Ricardo, que merecidamente tem crescido. Aproveito a oportunidade para pedir licença e indicar o canal do amigo Wes Wax, também, que faz um trabalho excepcional. Um forte abraço a todos e especial a você, Ricardo. Rock and roll never die!!!


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: Uma coleção de fotos, ingressos e autógrafosNelson Dylara
Uma coleção de fotos, ingressos e autógrafos

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: a coleção do VJ, apresentador e jornalistaGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista

Motley Crue: A impressionante coleção de Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção de Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarrasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do NazarethAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: apaixonada por pop oitentista e InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"Todas as matérias sobre "Queen"


Freddie Mercury: material do box set Never Boring chega ao streaming; ouça

Brian May: Ginger Baker faz parte da história do QueenBrian May
Ginger Baker faz parte da história do Queen

Freddie Mercury: assista ao clipe de Living On My Own, barrado por promiscuidadeFreddie Mercury
Assista ao clipe de "Living On My Own", barrado por "promiscuidade"

Queen: Simpsons recria performance lendária no Live AidQueen
Simpsons recria performance lendária no Live Aid

Rock In Rio 1985: História & Bastidores - Parte 1 (vídeo)Mercado Musical: Os números no primeiro semestre de 2019Rodz Online: Freddie Mercury Tribute Concert (vídeo)Queen + Adam Lambert: anunciada tour pela Europa em 2020

The Voice Brasil: participante do feminejo canta Queen e surpreendeThe Voice Brasil
Participante do "feminejo" canta Queen e surpreende

David Coverdale: no Rock in Rio 1985, voo com Freddie Mercury e jingle com Roupa NovaDavid Coverdale
No Rock in Rio 1985, voo com Freddie Mercury e jingle com Roupa Nova

Freddie Mercury: e se ele cantasse no My Chemical Romance? (vídeo)Freddie Mercury
E se ele cantasse no My Chemical Romance? (vídeo)

Fatos Desconhecidos: tudo o que Bohemian Rhapsody não contou (vídeo)Fatos Desconhecidos
Tudo o que "Bohemian Rhapsody" não contou (vídeo)

Scorpions: eles conheceram Freddie Mercury aqui no BrasilScorpions
Eles conheceram Freddie Mercury aqui no Brasil

Queen: Adam Lambert diz que não está sabendo de nadaQueen
Adam Lambert diz que não está sabendo de nada

Freddie Mercury: box set da carreira solo será lançado em outubro; veja préviaFreddie Mercury
Box set da carreira solo será lançado em outubro; veja prévia

Bohemian Rhapsody: vídeo mostra show inteiro lado a lado com versão do filmeBohemian Rhapsody
Vídeo mostra show inteiro lado a lado com versão do filme

David Coverdale: no Rock in Rio 1985, voo com Freddie Mercury e jingle com Roupa NovaDavid Coverdale
No Rock in Rio 1985, voo com Freddie Mercury e jingle com Roupa Nova

Queen: pessoas vaiaram cenas de Freddie com outros homens no filme?Queen
Pessoas vaiaram cenas de Freddie com outros homens no filme?


Slayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecidoSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Ozzy Osbourne: 25 coisas que você não sabe sobre eleOzzy Osbourne
25 coisas que você não sabe sobre ele

Notas altas: as dez mais impressionantes do Heavy MetalNotas altas
As dez mais impressionantes do Heavy Metal

Aerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiroAerosmith
Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiro

Batom, laquê...: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 liçõesBatom, laquê...
Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições

Tom Morello: fã de Mötley e AC/DC, apesar de letras misóginas e demoníacasTom Morello
Fã de Mötley e AC/DC, apesar de letras misóginas e demoníacas

Iron Maiden: se as bandas de metal mandassem no mundo...Iron Maiden
"se as bandas de metal mandassem no mundo..."


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336