"Um amontoado de bobagens"; o disco dos Beatles que Keith Richards nunca curtiu
Por Bruce William
Postado em 07 de maio de 2025
A suposta rivalidade entre Beatles e Rolling Stones pode ter alimentado os jornais durante os anos 1960, mas Keith Richards garante que a relação entre as duas bandas sempre foi de respeito mútuo. Ainda assim, o guitarrista nunca deixou de dar sua opinião quando algo não o agradava. E um dos alvos mais inesperados foi justamente um dos álbuns mais celebrados da história da música.
Beatles - Mais Novidades
Lançado em 1967, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" marcou uma guinada definitiva dos Beatles em direção à psicodelia. O disco estabeleceu novos padrões para a produção fonográfica e passou a ser apontado como uma obra-prima quase imediata. Ironicamente, os Rolling Stones embarcaram em uma trilha semelhante naquele mesmo ano com "Their Satanic Majesties Request" - álbum frequentemente comparado (e considerado inferior) ao trabalho dos Beatles.
Décadas depois, Keith Richards comentou o assunto com total sinceridade em entrevista à Esquire (via Far Out). "Algumas pessoas acham que é um álbum genial, mas eu acho um amontoado de bobagens", disse, referindo-se a "Sgt. Pepper". E completou: "Meio como 'Satanic Majesties' - 'Ah, se vocês conseguem fazer um monte de merda, nós também conseguimos'".
Para Richards, que sempre foi enraizado no blues e no rock básico, o mergulho psicodélico nunca representou um caminho duradouro. "Acho que eles se empolgaram demais", comentou sobre os Beatles. "Eles pararam de fazer turnê em 1966 - já estavam prontos pra ir pra Índia e tudo mais." Apesar disso, ele reconhece a força da fase anterior da banda: "Os Beatles soavam ótimos quando ainda eram os Beatles".
Mesmo com essas críticas, Keith sempre destacou o vínculo pessoal entre os grupos. Em 2003, lembrou com carinho da primeira vez que os Beatles foram assistir aos Stones ao vivo no Station Hotel, em Richmond. "Pensei: 'Caramba, olha quem tá aqui'. Era final de 1962, logo depois de 'Love Me Do'", contou. "A partir daí, sempre fomos bons amigos." Segundo Richards, havia uma cooperação silenciosa entre as bandas para não lançarem singles na mesma época. "Lá fora, diziam que era Beatles ou Stones, como se fosse uma briga, mas isso é besteira. A gente sabia que éramos parecidos, e nunca rolou competição de verdade."
A fala dura sobre "Sgt. Pepper's" diz mais sobre o gosto pessoal de Keith Richards do que sobre a obra dos Beatles em si. Fã de Buddy Guy, Chuck Berry e Muddy Waters, ele nunca se interessou pelo lado lisérgico do rock. Psicodelia não era sua praia, e ele nunca teve medo de dizer isso em voz alta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Baixista explica atitude do Anthrax ao não mudar o setlist e manter os clássicos



A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As únicas três vezes que os Beatles foram superados por artistas da Motown
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
As 5 músicas dos Beatles que Bob Dylan cantou ao vivo
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A dupla que Paul McCartney e John Lennon tentava imitar nos Beatles; "Queríamos ser eles"
"Quando Radiohead copia Beatles é genial; já o Oasis é plágio", diz Noel Gallagher


