"Um amontoado de bobagens"; o disco dos Beatles que Keith Richards nunca curtiu
Por Bruce William
Postado em 07 de maio de 2025
A suposta rivalidade entre Beatles e Rolling Stones pode ter alimentado os jornais durante os anos 1960, mas Keith Richards garante que a relação entre as duas bandas sempre foi de respeito mútuo. Ainda assim, o guitarrista nunca deixou de dar sua opinião quando algo não o agradava. E um dos alvos mais inesperados foi justamente um dos álbuns mais celebrados da história da música.
Beatles - Mais Novidades
Lançado em 1967, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" marcou uma guinada definitiva dos Beatles em direção à psicodelia. O disco estabeleceu novos padrões para a produção fonográfica e passou a ser apontado como uma obra-prima quase imediata. Ironicamente, os Rolling Stones embarcaram em uma trilha semelhante naquele mesmo ano com "Their Satanic Majesties Request" - álbum frequentemente comparado (e considerado inferior) ao trabalho dos Beatles.
Décadas depois, Keith Richards comentou o assunto com total sinceridade em entrevista à Esquire (via Far Out). "Algumas pessoas acham que é um álbum genial, mas eu acho um amontoado de bobagens", disse, referindo-se a "Sgt. Pepper". E completou: "Meio como 'Satanic Majesties' - 'Ah, se vocês conseguem fazer um monte de merda, nós também conseguimos'".
Para Richards, que sempre foi enraizado no blues e no rock básico, o mergulho psicodélico nunca representou um caminho duradouro. "Acho que eles se empolgaram demais", comentou sobre os Beatles. "Eles pararam de fazer turnê em 1966 - já estavam prontos pra ir pra Índia e tudo mais." Apesar disso, ele reconhece a força da fase anterior da banda: "Os Beatles soavam ótimos quando ainda eram os Beatles".
Mesmo com essas críticas, Keith sempre destacou o vínculo pessoal entre os grupos. Em 2003, lembrou com carinho da primeira vez que os Beatles foram assistir aos Stones ao vivo no Station Hotel, em Richmond. "Pensei: 'Caramba, olha quem tá aqui'. Era final de 1962, logo depois de 'Love Me Do'", contou. "A partir daí, sempre fomos bons amigos." Segundo Richards, havia uma cooperação silenciosa entre as bandas para não lançarem singles na mesma época. "Lá fora, diziam que era Beatles ou Stones, como se fosse uma briga, mas isso é besteira. A gente sabia que éramos parecidos, e nunca rolou competição de verdade."
A fala dura sobre "Sgt. Pepper's" diz mais sobre o gosto pessoal de Keith Richards do que sobre a obra dos Beatles em si. Fã de Buddy Guy, Chuck Berry e Muddy Waters, ele nunca se interessou pelo lado lisérgico do rock. Psicodelia não era sua praia, e ele nunca teve medo de dizer isso em voz alta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest


A melhor música que Paul McCartney escreveu em todos os tempos, segundo John Lennon
A canção dos Beatles que foi inspirada pela música negra dos EUA, segundo John Lennon
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O álbum dos Beatles que não agradou George Martin nem Paul McCartney
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O artista que The Edge colocou ao lado dos Beatles; "mudou o rumo da música"
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
Os 10 melhores álbuns do rock de todos os tempos, segundo o RYM


