"Um amontoado de bobagens"; o disco dos Beatles que Keith Richards nunca curtiu
Por Bruce William
Postado em 07 de maio de 2025
A suposta rivalidade entre Beatles e Rolling Stones pode ter alimentado os jornais durante os anos 1960, mas Keith Richards garante que a relação entre as duas bandas sempre foi de respeito mútuo. Ainda assim, o guitarrista nunca deixou de dar sua opinião quando algo não o agradava. E um dos alvos mais inesperados foi justamente um dos álbuns mais celebrados da história da música.
Beatles - Mais Novidades
Lançado em 1967, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" marcou uma guinada definitiva dos Beatles em direção à psicodelia. O disco estabeleceu novos padrões para a produção fonográfica e passou a ser apontado como uma obra-prima quase imediata. Ironicamente, os Rolling Stones embarcaram em uma trilha semelhante naquele mesmo ano com "Their Satanic Majesties Request" - álbum frequentemente comparado (e considerado inferior) ao trabalho dos Beatles.
Décadas depois, Keith Richards comentou o assunto com total sinceridade em entrevista à Esquire (via Far Out). "Algumas pessoas acham que é um álbum genial, mas eu acho um amontoado de bobagens", disse, referindo-se a "Sgt. Pepper". E completou: "Meio como 'Satanic Majesties' - 'Ah, se vocês conseguem fazer um monte de merda, nós também conseguimos'".
Para Richards, que sempre foi enraizado no blues e no rock básico, o mergulho psicodélico nunca representou um caminho duradouro. "Acho que eles se empolgaram demais", comentou sobre os Beatles. "Eles pararam de fazer turnê em 1966 - já estavam prontos pra ir pra Índia e tudo mais." Apesar disso, ele reconhece a força da fase anterior da banda: "Os Beatles soavam ótimos quando ainda eram os Beatles".
Mesmo com essas críticas, Keith sempre destacou o vínculo pessoal entre os grupos. Em 2003, lembrou com carinho da primeira vez que os Beatles foram assistir aos Stones ao vivo no Station Hotel, em Richmond. "Pensei: 'Caramba, olha quem tá aqui'. Era final de 1962, logo depois de 'Love Me Do'", contou. "A partir daí, sempre fomos bons amigos." Segundo Richards, havia uma cooperação silenciosa entre as bandas para não lançarem singles na mesma época. "Lá fora, diziam que era Beatles ou Stones, como se fosse uma briga, mas isso é besteira. A gente sabia que éramos parecidos, e nunca rolou competição de verdade."
A fala dura sobre "Sgt. Pepper's" diz mais sobre o gosto pessoal de Keith Richards do que sobre a obra dos Beatles em si. Fã de Buddy Guy, Chuck Berry e Muddy Waters, ele nunca se interessou pelo lado lisérgico do rock. Psicodelia não era sua praia, e ele nunca teve medo de dizer isso em voz alta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne

O dia em que gravadora cometeu o maior erro da história da música envolvendo os Beatles
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A homenagem que os Rolling Stones fizeram aos Beatles em uma capa de disco
Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
O megahit de Paul McCartney que John Lennon odiava: "Não sei o que ele está pensando"
Eric Clapton relembra como foi "roubar" a esposa de seu melhor amigo, George Harrison


