O subgênero do metal que Lemmy Kilmister odiava: "Não consigo entender como faz sucesso"
Por André Garcia
Postado em 07 de maio de 2025
O heavy metal enquanto gênero nasceu nos anos 60, cresceu nos anos 70 e conquistou o mundo nos anos 80. Na década de 90, entretanto, as bandas do gênero entraram em baixa na competição com o grunge, o punk rock de nomes como Green Day e Offspring, o britpop de nomes como Oasis e Blur e até mesmo a ascensão dos rappers, cantoras pop e boy bands.
Assim, no começo dos anos 90 o mundo do rock pesado por dominado por uma nova safra do metal, o nu metal. O subgênero ficou conhecido por ter pego o peso do metal e misturado com a sonoridade do rock industrial, com vocal inspirado em rap com as modernas ferramentas digitais de gravação e produção.

Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista de 2000 para a Ear Candy Lemmy Kilmister detonou Limp Bizkit e Slipknot:
"Bandas como o Limp Bizkit, não entram na minha cabeça. Não entendo o sucesso deles. Que p*rra é essa, isso é um lixo! Vocês não passam de peões com máscaras de gás. Não ligo que a garotada tenha ouça suas próprias coisas, e sou totalmente a favor disso. Quando você tem 17 anos, você quer uma banda de 17 anos tocando para você, não quer esses velhos f*didos que nem eu."
"Eu entendo isso, mas o Slipknot é uma porcaria! E eu reconheço porcaria quando ouço uma, estou nessa a vida toda, sabe? E Slipknot é uma porcaria, acredite em mim; um ótimo exemplo de porcaria. Muitas dessas bandas novas têm um riff e nenhuma musicalidade. Eu fui criado admirando as músicas, apreciando uma bela e bem elaborada canção, como as dos Beatles — que com apenas cinco anos de carreira já estavam fazendo 'Yesterday'."
Outro grande frontman do metal que odiava o nu metal era Dave Mustaine. Em entrevista para a LifeMinute, ele disse:
"Teve uma época nos anos 2000 que tinha aquelas bandas (chamadas acho que de nu metal) que não faziam solo nenhum. Por que será que não faziam solo? Eles não sabiam solar! Graças a Deus, aquele gênero sumiu. […] Eu diria que, se você toca em uma banda de nu metal, provavelmente sofreria para tocar até 'Johnny B. Goode'. Então fico feliz que aquilo tenha desaparecido."
Em outra entrevista, essa de 2011 para a Metal Hammer, Dave já tinha declarado:
"Hoje em dia ninguém nem lembra mais de nu metal [risos]! Era tanta m*rda que lançavam… Nem tinha solo de guitarra. Todo mundo usava a calça lá nos tornozelos. […] Foi um período sombrio para o metal, mas conseguimos superar."
O nu metal fez um baita sucesso nos primeiros anos do século, só que sua popularidade durou pouco. Ao final da década, a maioria das bandas já tinham ficado pelo caminho ou perdido a relevância: Linkin Park, Korn, Limp Bizkit…
System of a Down e Slipknot foram as únicas que mantiveram o sucesso. Só que nos últimos anos o System passou mais tempo separado do que tocando, o que fez com que o Slipknot tivesse que carregar a bandeira do nu metal sozinho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire


O problema do Motörhead que Mikkey Dee afirma ter resolvido
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Mikkey Dee: por que tocar com o Scorpions é mais difícil do que com o Motörhead


