A canção do Pink Floyd que Gilmour disse ser "ótima", mas nunca mais quer ouvir
Por Bruce William
Postado em 08 de maio de 2025
David Gilmour nunca escondeu o orgulho por boa parte do catálogo do Pink Floyd. Ainda que nem tudo tenha envelhecido bem aos olhos dos integrantes, o guitarrista costuma olhar para trás reconhecendo a importância das fases mais experimentais da banda. Mas tem pelo menos uma música da qual ele prefere manter distância.
David Gilmour - Mais Novidades
Em uma entrevista antiga com a Rolling Stone, resgatada pela Far Out, Gilmour relembrou os tempos em que o Pink Floyd colocava em disco qualquer ideia que soasse curiosa ou simplesmente divertida. Segundo ele, essa liberdade era algo positivo, mas em certos momentos a banda estava perdida. "A inspiração talvez estivesse um pouco fraca", disse. Foi então que ele mencionou uma faixa em especial: "Momentos como o do 'Psychedelic Breakfast' — que é ótimo à sua maneira — mas eu espero não ter que ouvir isso de novo."
A faixa a que ele se refere é "Alan's Psychedelic Breakfast", uma das peças experimentais do álbum "Atom Heart Mother" (1970). A música mistura efeitos sonoros, trechos instrumentais e gravações do roadie Alan Styles preparando e comentando seu café da manhã — ideia que, para Gilmour, já não fazia mais sentido mesmo poucos anos depois.
Esse tipo de experimento foi comum nos primeiros anos pós-Syd Barrett, quando a banda ainda buscava uma nova identidade. Trabalhos como "Ummagumma" e "Atom Heart Mother" mostravam que o grupo estava disposto a testar qualquer coisa, mas também revelavam uma certa falta de direção. Para Gilmour, a evolução veio quando conseguiram canalizar essas ideias em algo mais estruturado, como fizeram em "Echoes".
Mesmo para fãs mais dedicados do Pink Floyd, dificilmente "Alan's Psychedelic Breakfast" figura entre as favoritas. Ainda assim, algumas sementes plantadas ali — como o uso narrativo de efeitos sonoros e ambientações cotidianas — seriam aproveitadas com mais precisão nos discos seguintes, como "Animals" e "The Wall".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Foo Fighters se apresentará em Belo Horizonte e São Paulo em fevereiro de 2027
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Guitarrista diz que fãs estão redescobrindo álbum "maldito" do Accept
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal



David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
A música do Pink Floyd de 1969 que David Gilmour diz nunca mais ter ouvido
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer


