O quesito que era o ponto fraco do Pink Floyd mesmo no auge, segundo David Gilmour
Por André Garcia
Postado em 08 de maio de 2025
A história do rock foi feita de grandes parcerias. Algumas duraram por décadas, como Malcolm e Angus Young; Gene Simmons e Paul Stanley; e Flea e Anthony Kiedis. Já outras parcerias duraram apenas poucos anos e depois viraram uma inimizade, como Morrissey e Johnny Marr e David Lee Roth e Eddie Van Halen.
Pink Floyd - Mais Novidades
Também podemos incluir nessa lista David Gilmour e Roger Waters que, embora tenham trabalhado juntos no Pink Floyd por mais de 10 anos, poderiam (e deveriam) tê-lo feito por muito mais tempo.
E isso porque em quase todas as grandes parcerias do rock, eles potencializavam e complementavam um ao outro.
Enquanto Waters era bom em compor, elaborar conceitos e produzir shows que eram verdadeiros espetáculos, David Gilmour era melhor músico e, embora não fosse muito de compor na época, tinha um ouvido melódico absurdo.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Gilmour considerava que o ponto fraco do Pink Floyd era o vocal, já que ninguém na banda como cantor estava no patamar de um Peter Gabriel (Genesis) ou Jon Anderson (Yes). E até em suas deficiências vocais eles eram complementares:
"Nós do Pink Floyd temos um pouco de dificuldade com os vocais. Eu tenho problemas com a qualidade da minha voz, mas não tenho muita dificuldade em manter a afinação. Já Roger Waters não tem problemas com a qualidade vocal, mas tem dificuldade em manter a afinação."
Waters, por outro lado, acreditava que Gilmour deixava a desejar mais como letrista do que como cantor. Em entrevista para a Rolling Stone de 1987 (época do disco "A Momentary Lapse of Reason", o primeiro do Pink Floyd sem ele) o baixista cravou:
"Não fazia sentido David Gilmour, Nick Mason ou Richard Wright tentarem escrever letras, porque elas nunca serão tão boas quanto as minhas. As letras de Gilmour são de terceira categoria. Sempre serão."
Como que concordando com Waters, no "The Division Bell" (1994) Gilmour teve como letrista sua esposa Polly Samson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero

O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Como Pink Floyd entrou nas influências que mudaram o som do The Cure, segundo Robert Smith
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour diz que não vai mais tocar ao vivo
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Corey Feldman especula sobre a saúde mental de Roger Waters; "acho que ele é um pouco bipolar"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Para David Gilmour, reunião do Pink Floyd no Live 8 foi "como dormir com a ex"


