O quesito que era o ponto fraco do Pink Floyd mesmo no auge, segundo David Gilmour
Por André Garcia
Postado em 08 de maio de 2025
A história do rock foi feita de grandes parcerias. Algumas duraram por décadas, como Malcolm e Angus Young; Gene Simmons e Paul Stanley; e Flea e Anthony Kiedis. Já outras parcerias duraram apenas poucos anos e depois viraram uma inimizade, como Morrissey e Johnny Marr e David Lee Roth e Eddie Van Halen.
Pink Floyd - Mais Novidades
Também podemos incluir nessa lista David Gilmour e Roger Waters que, embora tenham trabalhado juntos no Pink Floyd por mais de 10 anos, poderiam (e deveriam) tê-lo feito por muito mais tempo.
E isso porque em quase todas as grandes parcerias do rock, eles potencializavam e complementavam um ao outro.
Enquanto Waters era bom em compor, elaborar conceitos e produzir shows que eram verdadeiros espetáculos, David Gilmour era melhor músico e, embora não fosse muito de compor na época, tinha um ouvido melódico absurdo.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Gilmour considerava que o ponto fraco do Pink Floyd era o vocal, já que ninguém na banda como cantor estava no patamar de um Peter Gabriel (Genesis) ou Jon Anderson (Yes). E até em suas deficiências vocais eles eram complementares:
"Nós do Pink Floyd temos um pouco de dificuldade com os vocais. Eu tenho problemas com a qualidade da minha voz, mas não tenho muita dificuldade em manter a afinação. Já Roger Waters não tem problemas com a qualidade vocal, mas tem dificuldade em manter a afinação."
Waters, por outro lado, acreditava que Gilmour deixava a desejar mais como letrista do que como cantor. Em entrevista para a Rolling Stone de 1987 (época do disco "A Momentary Lapse of Reason", o primeiro do Pink Floyd sem ele) o baixista cravou:
"Não fazia sentido David Gilmour, Nick Mason ou Richard Wright tentarem escrever letras, porque elas nunca serão tão boas quanto as minhas. As letras de Gilmour são de terceira categoria. Sempre serão."
Como que concordando com Waters, no "The Division Bell" (1994) Gilmour teve como letrista sua esposa Polly Samson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Crypta oficializa Victória Villarreal como a nova integrante efetiva
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
O que fez o Rage cancelar a turnê no Brasil? Banda enfim explica todos os detalhes

Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Como a esposa de David Gilmour salvou o guitarrista das drogas e foi salva por ele


