A lenda do rock de quem Alceu Valença só curte os primeiros discos: "Os outros são uma merda"
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de maio de 2025
O pernambucano Alceu Valença é um dos grandes nomes da faceta nordestina da MPB. Dono de hits como "Morena Tropicana" e "Anunciação", consolidou seu nome como grande representante dessa parte do Brasil ao lado de nomes como Zé Ramalho e Raul Seixas.
Em uma entrevista franca à revista Bizz, publicada em março de 1987, Alceu revelou sua relação com o rock com a mesma intensidade com que canta frevos ou baiões. Quando questionado sobre o rótulo de ser o artista nordestino da MPB mais ligado ao gênero, ele não hesitou: "Eu tenho uma ligação com o antigo rock, com os dois primeiros discos de Elvis Presley, que fizeram minha cabeça, os outros são tudo merda".
Elvis Presley - Mais Novidades

A admiração de Alceu se refere especificamente a "Love Me Tender" (1956) e "Loving You" (1957), os dois primeiros discos do Rei do Rock. Para ele, essas obras marcaram de forma definitiva a sua juventude e influenciaram sua musicalidade plural. "Mas ficou em mim o que eu queria fazer, porque a minha música é uma coisa multifacetária, cada disco é uma surpresa", afirmou.
Apesar da reverência ao início do rock, o artista critica os modismos. "O que eu não quero é entrar, como eu nunca entrei, em movimento. Prefiro fazer o movimento à minha moda." Ainda sobre a postura roqueira, ele disse: "Não é só a rebeldia dentro da música, é a rebeldia em atitudes, a liberdade, a loucura. A postura rock eu sempre tive."
Alceu também comentou sobre o cenário musical de sua geração e os caminhos diferentes que artistas nordestinos seguiram. "O que o Fagner faz não é o mesmo que o Geraldo Azevedo ou a Elba Ramalho ou o que eu faço. Que grupo porra nenhuma, sabe?", disparou, rejeitando a ideia de um movimento unificado. Para ele, o rock e sua essência rebelde continuam a inspirar — desde que, claro, venha com autenticidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
Paulo Ricardo e Seu Jorge ganham aval da família de Marvin Gaye para versão de clássico
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
King Diamond relança "Halloween" para o Halloween
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel

Os 9 melhores álbuns do Elvis Presley, segundo a Loudersound
Para Marty Friedman, Elvis Presley é uma "figura divina"
A banda que foi tão grande quanto Elvis Presley, segundo Paul McCartney
A banda que entregou a Bono tudo o que ele procurava no rock


