A lenda do rock de quem Alceu Valença só curte os primeiros discos: "Os outros são uma merda"
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de maio de 2025
O pernambucano Alceu Valença é um dos grandes nomes da faceta nordestina da MPB. Dono de hits como "Morena Tropicana" e "Anunciação", consolidou seu nome como grande representante dessa parte do Brasil ao lado de nomes como Zé Ramalho e Raul Seixas.
Em uma entrevista franca à revista Bizz, publicada em março de 1987, Alceu revelou sua relação com o rock com a mesma intensidade com que canta frevos ou baiões. Quando questionado sobre o rótulo de ser o artista nordestino da MPB mais ligado ao gênero, ele não hesitou: "Eu tenho uma ligação com o antigo rock, com os dois primeiros discos de Elvis Presley, que fizeram minha cabeça, os outros são tudo merda".
Elvis Presley - Mais Novidades

A admiração de Alceu se refere especificamente a "Love Me Tender" (1956) e "Loving You" (1957), os dois primeiros discos do Rei do Rock. Para ele, essas obras marcaram de forma definitiva a sua juventude e influenciaram sua musicalidade plural. "Mas ficou em mim o que eu queria fazer, porque a minha música é uma coisa multifacetária, cada disco é uma surpresa", afirmou.
Apesar da reverência ao início do rock, o artista critica os modismos. "O que eu não quero é entrar, como eu nunca entrei, em movimento. Prefiro fazer o movimento à minha moda." Ainda sobre a postura roqueira, ele disse: "Não é só a rebeldia dentro da música, é a rebeldia em atitudes, a liberdade, a loucura. A postura rock eu sempre tive."
Alceu também comentou sobre o cenário musical de sua geração e os caminhos diferentes que artistas nordestinos seguiram. "O que o Fagner faz não é o mesmo que o Geraldo Azevedo ou a Elba Ramalho ou o que eu faço. Que grupo porra nenhuma, sabe?", disparou, rejeitando a ideia de um movimento unificado. Para ele, o rock e sua essência rebelde continuam a inspirar — desde que, claro, venha com autenticidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado

O desconhecido cantor que teria influenciado Elvis Presley, segundo John Lennon
O cantor sobre o qual Roger Daltrey e Pete Townshend discordavam; "me deu vontade de vomitar"
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
Kiss FM: as 500 mais tocadas pela rádio em 2008


