Mastodon #4: Blood Mountain
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 06 de abril de 2019
"Mais uma etapa na jornada para alcançar a caveira de cristal."
O ano é 2006. Dando sequência a narrativa dos quatro elementos, Mastodon lança Blood Montain, no jogo conceitual, representa o elemento terra. Neste ponto da história, talvez devamos tratar a banda, não mais como uma pequena pérola do underground, mas agora, como uma estrela cujo brilho começa a ofuscar astros cujo brilho apenas reflete o sucesso do passado, um brilho fosco. (…) Por haverem chamado maior atenção da imprensa especializada, num ano em que bandas como Iron Maiden (A Matter Of Life And Death), Slayer (Christ Illusion) e Sepultura (Dante XXI) lançaram discos – com o perdão da palavra – insossos, o Mastodon se coloca como uma promessa cumprida.
Blood Mountain fecha o ciclo da abstração marítima de Leviathan e evoca uma atmosfera completamente diferente ao contar a jornada de "um homem que precisa subir uma montanha e conquistar a caveira de cristal", metáfora que pode muito bem simbolizar a conquista da sabedoria. E as mudanças podem ser percebidas também – e principalmente – no modo de cantar no qual os rosnados de Remission dão lugar a vocalizações limpas. O que NÃO significa dizer que a banda se tornou comercial. Ao contrário, as composições e os vocais parecem ainda mais insanos.
Musicalmente parece que o quarteto de Atlanta funciona melhor quando sua criatividade atinge a um grau quase esquizofrênico. The Wolf Is Loose é uma introdução altamente impactante no contexto do álbum. Talvez melhor descrita se comparada como a equivalente atual de Crusher Destroyer. Referências a uma dimensão atroz são percebidas em Hunters Of The Sky e Hand Of Stone, enquanto na faixa This Mortal Soil a banda faz reflexões sobre formas de vidas extraterrestres superiores. Mas, é em momentos como Bladecatcher que a propensão dos músicos à auto-indulgência extrai de si o melhor: uma composição completamente insana e sem paralelos métricos ou estéticos.
Por fim, se o Mastodon, começa a se reorientar para os aspectos mais gerais do universo musical e com isso passa a incorporar mais elementos à sua música. De um modo geral pode-se dizer que até o momento, isto não reduziu o trabalho da banda. Mas, ainda que alguns sintam-se incomodados pelas referidas adições, este que vos escreve, que nunca se considerou um grande fã da mesma até Crack The Skye, acredita que os caras tem sido coerentes com a sua trajetória e que, este álbum é mais uma etapa na jornada da banda para alcançar a caveira de cristal.
Referências: The BNR Metal Pages, Buteco Do Rock Podcast, Chronicles Of Chaos.
Mastodon - A história e a discografia da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Festival organizado pelo Parkway Drive é cancelado três meses antes
Tragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal
O clássico do Yes que arranca lágrimas de Geddy Lee, lendário vocalista do Rush
Dave Grohl revela quem é, na sua opinião, o maior frontman de todos os tempos
Mastodon #1: Os primeiros dias
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
A música do Mastodon que é a preferida de Rob Halford
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo



