Mastodon #4: Blood Mountain
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 06 de abril de 2019
"Mais uma etapa na jornada para alcançar a caveira de cristal."
O ano é 2006. Dando sequência a narrativa dos quatro elementos, Mastodon lança Blood Montain, no jogo conceitual, representa o elemento terra. Neste ponto da história, talvez devamos tratar a banda, não mais como uma pequena pérola do underground, mas agora, como uma estrela cujo brilho começa a ofuscar astros cujo brilho apenas reflete o sucesso do passado, um brilho fosco. (…) Por haverem chamado maior atenção da imprensa especializada, num ano em que bandas como Iron Maiden (A Matter Of Life And Death), Slayer (Christ Illusion) e Sepultura (Dante XXI) lançaram discos – com o perdão da palavra – insossos, o Mastodon se coloca como uma promessa cumprida.
Blood Mountain fecha o ciclo da abstração marítima de Leviathan e evoca uma atmosfera completamente diferente ao contar a jornada de "um homem que precisa subir uma montanha e conquistar a caveira de cristal", metáfora que pode muito bem simbolizar a conquista da sabedoria. E as mudanças podem ser percebidas também – e principalmente – no modo de cantar no qual os rosnados de Remission dão lugar a vocalizações limpas. O que NÃO significa dizer que a banda se tornou comercial. Ao contrário, as composições e os vocais parecem ainda mais insanos.
Musicalmente parece que o quarteto de Atlanta funciona melhor quando sua criatividade atinge a um grau quase esquizofrênico. The Wolf Is Loose é uma introdução altamente impactante no contexto do álbum. Talvez melhor descrita se comparada como a equivalente atual de Crusher Destroyer. Referências a uma dimensão atroz são percebidas em Hunters Of The Sky e Hand Of Stone, enquanto na faixa This Mortal Soil a banda faz reflexões sobre formas de vidas extraterrestres superiores. Mas, é em momentos como Bladecatcher que a propensão dos músicos à auto-indulgência extrai de si o melhor: uma composição completamente insana e sem paralelos métricos ou estéticos.
Por fim, se o Mastodon, começa a se reorientar para os aspectos mais gerais do universo musical e com isso passa a incorporar mais elementos à sua música. De um modo geral pode-se dizer que até o momento, isto não reduziu o trabalho da banda. Mas, ainda que alguns sintam-se incomodados pelas referidas adições, este que vos escreve, que nunca se considerou um grande fã da mesma até Crack The Skye, acredita que os caras tem sido coerentes com a sua trajetória e que, este álbum é mais uma etapa na jornada da banda para alcançar a caveira de cristal.
Referências: The BNR Metal Pages, Buteco Do Rock Podcast, Chronicles Of Chaos.
Mastodon - A história e a discografia da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
Bruce Dickinson: ouça o teste dele para entrar no Iron Maiden
Dave Grohl: Beatles tem a música mais pesada que qualquer coisa do Sabbath ou Motorhead
A aparentemente simples música que John Bonham não conseguia tocar

Mastodon #1: Os primeiros dias
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
Revolver Magazine lista 13 grandes álbuns que completam 20 anos em 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos



