Mastodon #4: Blood Mountain
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 06 de abril de 2019
"Mais uma etapa na jornada para alcançar a caveira de cristal."
O ano é 2006. Dando sequência a narrativa dos quatro elementos, Mastodon lança Blood Montain, no jogo conceitual, representa o elemento terra. Neste ponto da história, talvez devamos tratar a banda, não mais como uma pequena pérola do underground, mas agora, como uma estrela cujo brilho começa a ofuscar astros cujo brilho apenas reflete o sucesso do passado, um brilho fosco. (…) Por haverem chamado maior atenção da imprensa especializada, num ano em que bandas como Iron Maiden (A Matter Of Life And Death), Slayer (Christ Illusion) e Sepultura (Dante XXI) lançaram discos – com o perdão da palavra – insossos, o Mastodon se coloca como uma promessa cumprida.
Blood Mountain fecha o ciclo da abstração marítima de Leviathan e evoca uma atmosfera completamente diferente ao contar a jornada de "um homem que precisa subir uma montanha e conquistar a caveira de cristal", metáfora que pode muito bem simbolizar a conquista da sabedoria. E as mudanças podem ser percebidas também – e principalmente – no modo de cantar no qual os rosnados de Remission dão lugar a vocalizações limpas. O que NÃO significa dizer que a banda se tornou comercial. Ao contrário, as composições e os vocais parecem ainda mais insanos.
Musicalmente parece que o quarteto de Atlanta funciona melhor quando sua criatividade atinge a um grau quase esquizofrênico. The Wolf Is Loose é uma introdução altamente impactante no contexto do álbum. Talvez melhor descrita se comparada como a equivalente atual de Crusher Destroyer. Referências a uma dimensão atroz são percebidas em Hunters Of The Sky e Hand Of Stone, enquanto na faixa This Mortal Soil a banda faz reflexões sobre formas de vidas extraterrestres superiores. Mas, é em momentos como Bladecatcher que a propensão dos músicos à auto-indulgência extrai de si o melhor: uma composição completamente insana e sem paralelos métricos ou estéticos.
Por fim, se o Mastodon, começa a se reorientar para os aspectos mais gerais do universo musical e com isso passa a incorporar mais elementos à sua música. De um modo geral pode-se dizer que até o momento, isto não reduziu o trabalho da banda. Mas, ainda que alguns sintam-se incomodados pelas referidas adições, este que vos escreve, que nunca se considerou um grande fã da mesma até Crack The Skye, acredita que os caras tem sido coerentes com a sua trajetória e que, este álbum é mais uma etapa na jornada da banda para alcançar a caveira de cristal.
Referências: The BNR Metal Pages, Buteco Do Rock Podcast, Chronicles Of Chaos.
Mastodon - A história e a discografia da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
O álbum que Mark Knopfler gravaria de graça só para tocar perto de um de seus ídolos
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
"Jesus He Knows Me", o ataque certeiro do Genesis aos televangelistas
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Os melhores filmes com temática Rock
Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"
O álbum do Pink Floyd que nunca envelhece, segundo Sammy Hagar

Mastodon #1: Os primeiros dias
A diferença que existe entre o mundo da música e o do motociclismo, na opinião de Brent Hinds
Para Brent Hinds, andar de moto era como se fosse sua religião
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Bill Kelliher e Brann Dailor relembram Brent Hinds; "Ele era onipresente na minha vida"
Troy Sanders, do Mastodon, diz que não ficou surpreso com morte de Brent Hinds
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"



