Mastodon #2: Remission
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 31 de março de 2019
"Não é só MAIS ódio juvenil"
De vez em quando, pode ser revigorante fugir do lugar comum ouvindo um disco que quebre o marasmo de um cenário cuja maioria dos artistas busca chamar atenção simultaneamente. Tem sido assim no mundo da música e, especialmente no mundo do rock. Felizmente, não frequentemente, surge um nome que vem para desconstruir parte desse universo paralelo que ajudamos a criar a partir das nossas preferências. Um monstro de regras e senhas instituídas que acabou virando modus operandi pra muita gente. Um movimento engessado que, inclusive, acaba por fortalecer os radicais.
São raros os artistas que vêm pra nos fazer pensar e questionar a existência de uma hierarquia segundo a qual um estilo determina outro. Considerando que esta hipótese seja verdadeira, acho justo também considerar que, para medir a importância de um ou de outro gênero, um critério plausível, seria aquele que conseguisse demonstrar com clareza o grau de INdependência ou de submissão do artista ao "estabelecido", visto que o rock é antes de tudo, rebeldia.
Nesse sentido, se você, assim como este que vos escreve, têm se sentido entediado com a postura clássica e trivial da maioria dos artistas, especialmente a dos "rosqueiros", deve concordar que já faz tempo que nada de realmente relevante acontece. Não falo apenas no sentido criativo, mas de uma atitude genuinamente punk no rock, que pode ser percebida pelo basicão "do it yourself", que é a mãnha de se virar pra fazer as coisas acontecerem, e se estende até o fato de o cara se incomodar com questões elementares ignoradas pela sociedade como a fome e a miséria no mundo.
imagem2O Mastodon – pelo menos para mim – se apresenta como uma dessas bandas que têm rompido com o marasmo da música, não apenas por qualificar-se no critério básico da rebeldia punk, mas também por criar e executar uma música controversa, desafiadora e criativa.
Em Remission (2002), seu segundo disco, os caras se lançam na procura por um som que levariam tempo para se apropriar. Mesmo assim, portando uma identidade meio que desfigurada, a banda foi capaz de criar algo que vai além do mero ódio juvenil. A abordagem é ríspida e os primeiros momentos do disco são difíceis de assimilar. Mas se você persistir e ouvir o álbum mais de uma vez, começará a perceber os detalhes. O prazer das descobertas iniciais vai te dando elementos pra continuar o exercício e antes que perceba, terá se convencido do quão inconvencional é o som dos caras. E o mais importante, poderá também haver conseguido quebrar um pouco do cimento que te impedia de pensar de uma forma crítica. A música do Mastodon se comunica com o ouvinte de uma forma muito subliminar e mais ao nível do inconsciente. Talvez, leitor, durante o sono você possa ter acessado imagens evocadas pela música do Mastodon. Talvez, após ter ouvido esse disco, algo se apresente pra você como uma reminiscência, que pode vir em forma de fúria ou de perdão.
TRACKLIST:
01-Crusher Destroyer
02-March Of The Fire Ants
03-Where Strides The Behemoth
04-Workhorse
05-Ol’e Nessie
06-Burning Man
07-Trainwreck
08-Trampled Under Hoof
09-Trilobite
10-Mother Puncher
11-Elephant Man
NOTA: 9,00.
Referências: All Music, The BNR Metal Pages, Official Facebook, Buteco Do Rock Podcast, Sputnik Music.
Mastodon - A história e a discografia da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Como Paulo Miklos analisa hoje o profundo impacto da saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
Ícone do grunge relembra sair em turnê com o Nirvana como uma experiência "dolorosa"
O único hit da Legião Urbana que Russo não fez a letra e marca reencontro com baixista
Mastodon #1: Os primeiros dias
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
Mastodon lança "Marrow Deep", disco "forjado em meio a muito caos"
A relação entre nova música do Mastodon, filme cult e velório de Brent Hinds
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon
O pior disco do Mastodon, de acordo com a Metal Hammer



