Mastodon #3: Leviathan
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 03 de abril de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Não julgue um livro pela capa…"
O ano de 2004 foi rico em lançamentos. A exemplo de Behemoth (Demigod), Amon Amarth (Fate Of Norns), Motorhead (Inferno), grandes bandas lançaram grandes discos, então, não havia me preparado para algo como o Leviathan, e acabei ouvindo-o muito tardiamente. Quando finalmente o ouvi, vi que se trata de um ataque sonoro digno de uma banda com todos os requisitos para iniciar um movimento de renovação da música pesada pelo mundo.
"Não julgue um livro pela capa", é um ditado que NÃO se aplica à Leviathan. Isto, porque a belíssima ilustração da capa te seduz logo de cara e depois de ouvi-lo você só comprovará que seu conteúdo corresponde inteiramente à beleza da capa. E por falar em conteúdo, este é o primeiro álbum conceitual da banda que, conta uma história que gira em torno do romance Moby-Dick, de Herman Melville. Sendo, também, a primeira parte de uma série de quatro, que aborda a temática dos quatro elementos. Neste caso o, Leviathan representa o elemento água.
Com canções curtas e intrincadas, composições complexas e lirismo apurado, a banda começa a se apropriar de um estilo que os identificará muito em breve. Leviathan é uma caixa de segredos que vão se revelando a cada audição. Dentro do tema central há espaço para questões como obsessão, insanidade e a sempre válida dicotomia de "bem e mal". Para este que vos escreve, destacam-se as músicas Blood And Thunder, que conta com a participação especialíssima de Neil Fallon (Clutch); Iron Tusk, que enfatiza o abate de baleias; Aqua Dementia, que conta com a participação de Scott Kelly (Neurosis) e Hearts Alive, um épico à lá "To Tame a Land", do Iron Maiden.
TRACK LIST:
01 – Blood And Thunder (3:49)
02 – I Am Ahab (2:46)
03 – Seabeast (4:15)
04 – Island (3:26)
05 – Iron Tusk (3:03)
06 – Megalodon (4:23)
07 – Naked Burn (3:42)
08 – Aqua Dementia (4:10)
09 – Hearts Alive (13:40)
10 – Joseph Merrick (3:33)
Referências: The BNR Metal Pages, Buteco Do Rock Podcast, Sea Of Tranquility, Wikipedia, Brave Words.
Mastodon - A história e a discografia da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
As regras do Punk Rock
John Lennon acreditava que uma reunião dos Beatles seria possível, mas Paul não concordava
O álbum clássico do Pearl Jam que o próprio Eddie Vedder diz que não consegue mais ouvir
Mastodon #1: Os primeiros dias
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon



