Mastodon #3: Leviathan
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 03 de abril de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Não julgue um livro pela capa…"
O ano de 2004 foi rico em lançamentos. A exemplo de Behemoth (Demigod), Amon Amarth (Fate Of Norns), Motorhead (Inferno), grandes bandas lançaram grandes discos, então, não havia me preparado para algo como o Leviathan, e acabei ouvindo-o muito tardiamente. Quando finalmente o ouvi, vi que se trata de um ataque sonoro digno de uma banda com todos os requisitos para iniciar um movimento de renovação da música pesada pelo mundo.
"Não julgue um livro pela capa", é um ditado que NÃO se aplica à Leviathan. Isto, porque a belíssima ilustração da capa te seduz logo de cara e depois de ouvi-lo você só comprovará que seu conteúdo corresponde inteiramente à beleza da capa. E por falar em conteúdo, este é o primeiro álbum conceitual da banda que, conta uma história que gira em torno do romance Moby-Dick, de Herman Melville. Sendo, também, a primeira parte de uma série de quatro, que aborda a temática dos quatro elementos. Neste caso o, Leviathan representa o elemento água.
Com canções curtas e intrincadas, composições complexas e lirismo apurado, a banda começa a se apropriar de um estilo que os identificará muito em breve. Leviathan é uma caixa de segredos que vão se revelando a cada audição. Dentro do tema central há espaço para questões como obsessão, insanidade e a sempre válida dicotomia de "bem e mal". Para este que vos escreve, destacam-se as músicas Blood And Thunder, que conta com a participação especialíssima de Neil Fallon (Clutch); Iron Tusk, que enfatiza o abate de baleias; Aqua Dementia, que conta com a participação de Scott Kelly (Neurosis) e Hearts Alive, um épico à lá "To Tame a Land", do Iron Maiden.
TRACK LIST:
01 – Blood And Thunder (3:49)
02 – I Am Ahab (2:46)
03 – Seabeast (4:15)
04 – Island (3:26)
05 – Iron Tusk (3:03)
06 – Megalodon (4:23)
07 – Naked Burn (3:42)
08 – Aqua Dementia (4:10)
09 – Hearts Alive (13:40)
10 – Joseph Merrick (3:33)
Referências: The BNR Metal Pages, Buteco Do Rock Podcast, Sea Of Tranquility, Wikipedia, Brave Words.
Mastodon - A história e a discografia da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
"Não somos o Pink Floyd, pelo amor de Deus", afirma Glen Benton, vocalista do Deicide
Black Sabbath: da magia negra até o pó branco
Os hits de "Number of the Beast", "Piece of Mind" e "Powerslave" que Dave Murray odeia
Mastodon #1: Os primeiros dias
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon



