Mastodon #6: The Hunter
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteriltipo
Postado em 08 de abril de 2019
"Uma síntese de tudo o que a banda fez até aquele momento"
Ao se lançar num projeto conceitual de 4 álbuns que durou uma média de 10 anos, entre composição, gravação e turnês, o Mastodon deu prova indiscutível da sua genialidade que, inclusive, culminou com o atingimento da sua maturidade musical.
Então, os caras provavelmente estava ansiosos para experimentar e fazer tudo aquilo que desse na cuca. E, assim, eles fizeram!
A primeira delas foi trabalhar na composição, em 2010, da trilha sonora do filme Jonah Hex, um western cujo enredo é sambado, mas que as paisagens, cenários e acontecimentos parecem de alguma forma se relacionar com a música do Mastodon.pela capacidade que a banda tem de conectar elementos desconexos. Enfim, pareceu natural que a banda embarcasse nesse tipo de aventura até para expelir as toxinas acumuladas pela mecanicidade de qualquer processo humano.
Agora, livre das amarras auto impostas, – condição para a realização da empreitada dos quatro discos, – apenas dois anos depois do lançamento do seu último álbum, a banda já estava pronta para o próximo.
Depois de explorar os próprios limites com arranjos complexos, melodias elaboradas e de cantar de uma forma mais harmônica, o Mastodon parece haver atingido o equilíbrio necessário para elevar sua música. Desde então a banda decidiu seguir um estilo musical que está mais para um "não-estilo", ou seja, um som naturalmente "seu" com capacidade de agradar variadas gerações de amantes da música pesada.
The Hunter marca um passo importante na evolução da banda. A opção da banda em trabalhar com o produtor Mike Elizondo, cujo currículo registra experiências com artistas não-roqueiros como Dr Dre, Eminem e 50 Cent, pode causa desconfiança nos fãs mais fervorosos, entretanto, o que se ouve é um som claro e impregnado de Mastodon. Embora este que vos escreve prefira a produção mais dinâmica do trabalho anterior, Elizondo definitivamente empurrou os caras na direção daquilo que eles idealizaram e, assim, as músicas ficaram mais curtas e menos complexas, com ênfase na busca pela simplicidade.
Todavia, as mudanças estilística e sonora não podem ser inteiramente atribuídas ao novo produtor. Eles também convidaram um novo artista para a arte da capa. Além disso, mudaram seu método de escrita. Enquanto álbuns como Blood Mountain e Crack the Skye foram meticulosamente compostos e levaram muito tempo para serem produzidos, The Hunter foi gravado em apenas algumas semanas. Segundo os caras, as músicas foram escritas em grande parte na estrada, durantes a turnê com o Alice In Chains.
Aqui, vemos o grupo se libertando de muitos bloqueios conceituais. Ao invés de explorar um tema central e desenvolver os desdobramentos, eles escreveram músicas independentes umas das outras, músicas que são muito mais acessíveis para a maioria do metaleiros.
Há referências quase que explícitas aos artistas que os influenciaram como em Octopus Has No Friends, que evoca Rush; Stargasm, Pink Floyd; Curl of the Burl, Queens of the Stone Age (com quem os caras mantinham certa amizade) e outras que até hoje tento identificar onde, diabos, possa ter ouvido em algum momento da minha vida de "anti" especialista musical para assuntos de rock e metal.
Há momentos em que a banda parece haver se influenciado por sua própria obra, pois é possível perceber semelhanças com o trabalho anterior. A banda continua a escrever letras pessoais como fizeram em "Crack the Skye". A faixa-título, por exemplo, é sobre a morte inesperada do irmão do guitarrista Brent Hinds enquanto "caçava" (na verdade, o título provisório deste álbum era "Brother", mas a banda teve um insight de última hora e optou por "The Hunter".
Da mesma forma, a faixa final, The Sparrow, comemora a perda de um amigo da banda. Esta, para mim, é a melhor faixa de encerramento de um disco que o Mastodon já produziu, pois me emociona. Os vocais soam (talvez, intencionalmente) apáticos, cantados como se ele preferisse não estar lá, mas a instrumentação é impregnada de emoção. Isso torna o sentimento de perda mais real.
Este, certamente é um dos discos mais inovadores do Mastodon, mais despojado, mais acessível e menos "vejam como somos fodões"!, E uma das coisas mais legais de se dizer sobre The Hunter é que os fãs de seu material antigo, que sem dúvida priorizam mais os apectos "slugde", "vocais agressivos", "riffs com excesso de ganchos" e "composições mais quebradas" podem ou não aceitá-lo de bom grau, mas o fato é que o Mastodon é uma banda precosse e que numa comparação rasa, se assimilam muito ao Metallíca pelo fato de conseguirem se adaptar no presente às tendências mercadológicas e, assim, inovar num cenário altamente volátil como é o universo da música (num plano mais geral) e engessado como o universo do rock/metal (num plano mais particular). The Hunter se apresenta para este que vos escreve como uma síntese de tudo o que a banda fez anteriormente.
Referências: The BNR Metal Pages, Sea Of Tranquility, Buteco do Rock Podcast, Roger Ebert, @Mastodon.
Mastodon - A história e a discografia da banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Com participação de Max Cavalera, Atreyu divulga nova música, "Children of Light"
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
A lenda do rock que não subiu ao palco na despedida do Sabbath e mandou recado pro Yungblud
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour não suporta, incluindo algumas que ele mesmo fez
Mastodon #1: Os primeiros dias
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
Revolver Magazine lista 13 grandes álbuns que completam 20 anos em 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos



