PEsado: Novo documentário sobre a cena pernambucana

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Renan Soares
Enviar correções  |  Ver Acessos

No dia 14 de outubro de 2017, a sala do Cinema do Museu da Fundação no Recife ficou pequena para receber toda a comunidade headbanger do Recife para o lançamento do documentário "PEsado - Que Som é Esse que Vem de Pernambuco?".

Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os temposGutural: mulheres que fazem vocal em bandas de Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O filme foi dirigido por Leo Crivellare, produzido por Luiz Barbosa e escrito pelo jornalismo e músico Wilfed Gadêlha, escritor do livro "PEsado - Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco", que foi uma das bases para o documentário. Além disso, Wilfred também apresenta o programa "PEsado - Lapada para todos os gostos" na Rádio Universitária FM e já foi vocalista das bandas Câmbio Negro e Cruor. Atualmente, Gadêlha toca na banda Will2Kill.

Assim como o seu livro, Wilfred trata em seu documentário basicamente toda a história de como o heavy metal surgiu e se consolidou em Pernambuco, desde as primeiras bandas e eventos até os dias atuais, onde a cena se encontra muita mais ampla do que antigamente.

De uma forma bem humorada, músicos, fãs e jornalistas relatam no filme diversas histórias icónicas da cena underground pernambucana, como o show da banda "Herdeiros de Lúcifer" no estacionamento do Shopping Recife, o histórico show do Sepultura em Caruaru no ano de 1987, que foi produzido pelo atual deputado federal Wolney Queiroz (que na época tinha apenas 13 anos), os primeiros festivais de metal no Sítio de Trindade e os diversos eventos nas casas de shows Prazerinho e Docas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E claro, é mencionado o surgimento do festival Abril Pro Rock (com imagens da edição de 2016) em meio à ascensão do manguebeat, e também a influência que o estilo teve em meio as bandas de metal da época e as que surgiram alguns anos depois. Bandas como o Terra Prima, o Hate Embrance e o Cangaço falam sobre como foram influenciados pelos outros estilos regionais para conseguirem fazerem seu som.

Entre outros tópicos abordados, estão as lojas de disco de antigamente, os rolês dos headbangers na época, como os mesmos eram tratados na sociedade de antigamente e a relação nem sempre tão boa dos metaleiros com os punks.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De qualquer forma, PEsado é um filme muito bom para os headbangers de todas as idades, para os mais velhos, o documentário serve para relembrar os velhos tempos de quando o metal no estado era uma coisa completamente amadora, e para os mais jovens, serve para eles conhecerem a cena da época, e aprender com a experiência daqueles que são mais vividos.

Por enquanto, a sessão do dia 14 foi a única, mas segundo os próprios produtores do projeto, novas sessões estão sendo planejadas para que todo o público tenha a oportunidade de conferir esse novo trabalho, que está simplesmente sensacional.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os temposSpin
As 30 melhores faixas instrumentais de todos os tempos

Gutural: mulheres que fazem vocal em bandas de MetalGutural
Mulheres que fazem vocal em bandas de Metal


Sobre Renan Soares

Nascido em Recife no dia 03 de novembro de 1994, Renan adentrou ao mundo do rock/metal a partir dos 13 anos de idade e até hoje permanece fielmente no mesmo. Desde que se formou em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, tem se dedicado a conseguir dar a relevância merecida ao nome do estilo.

Mais matérias de Renan Soares no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280