O rockstar com quem, de acordo com Slash, "é impossível de se trabalhar"
Por Bruce William
Postado em 30 de outubro de 2023
Despontando para o estrelato como integrante da formação clássica do Guns N' Roses no final dos anos oitenta, Slash atingiu o status de ícone graças ao seu trabalho como guitarrista, com um estilo musical único que ajudou a moldar o som da banda, aliado a uma presença carismática e única no palco, incluindo um visual próprio com o uso da cartola que se tornou parte vital de sua estética, comprovando que a combinação de talento musical, carisma e imagem marcante podem transformar um músico em um ícone perpétuo da música.
Uma das consequências da fama como músico é que ela traz uma série de convites para participações especiais, e não foi diferente com Slash. No decorrer dos anos ele gravou com artistas como Alice Cooper, Michael Jackson, Rod Stewart, Carole King, Jerry Lee Lewis, Lenny Kravitz e muitos outros, a grande maioria acabando por estabelecer até um laço de amizade com o guitarrista.
Mas, aparentemente, o santo de Slash não se cruzou com o santo de um deles: Bob Dylan. Logo no começo de 1990, Dylan gravou o que seria seu 27º álbum de estúdio, que iria para as lojas em setembro daquele ano e trouxe participações especiais de artistas como Elton John, George Harrison, David Crosby, Stevie Ray Vaughan, Al Kooper, Bruce Hornsby, e outros, incluindo Slash.
O guitarrista do GNR foi chamado para participar de uma música chamada "Wiggle Wiggle". Mas a experiência não foi nada boa, conforme relatou Slash para a revista Guitar Player, em fala resgatada pela Far Out: "Fui ao estúdio e conheci o Bob. Ele era indiferente como ninguém - impossível de se trabalhar com ele. E além disso, eu fiz um dos meus grandes solos em uma única tomada, ficou incrível".
Mas o sorriso de alegria de Slash pelo trabalho bem feito se perdeu quando ele tomou conhecimento do resultado final: "Quando ouvi as masters, ainda estavam lá, mas Bob tirou o solo do lançamento oficial, ele disse que soava muito como o Guns & Roses. Fiquei pensando: 'Então, pra que raios eu fui chamado?'".
A verdade é que Bob Dylan parece que nunca foi um grande apreciador do trabalho de Axl & Cia, e, por tabela, de Slash. Conforme relatou Gustavo Maiato em texto onde fala sobre a reação de Bob Dylan ao ouvir a versão do Guns N' Roses para "Knockin' on Heaven's Door": "Guns N' Roses está tudo bem, Slash está tudo bem, mas há algo na versão deles da música que me lembra do filme 'Invasores de Corpos'".
Gustavo explica que a chave para entender a declaração de Dylan está na sinopse oficial do filme: "Um médico de uma pequena cidade descobre que a população de sua comunidade está sendo substituída por duplicatas alienígenas sem emoção". Com isso, fica subentendido que, para Bob Dylan, o Guns N' Roses e seus músicos são um bando de insensíveis, no sentido de serem frios, sem emoção.
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