Chico Science & Nação Zumbi: Manguetown, a cidade - Parte 2
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 06 de agosto de 2017
Em 1994, a banda chamada CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI havia lançado o seu 1º álbum de estúdio, "Da Lama ao Caos". E no encarte do livrinho que vem junto neste álbum, é descrita algumas curiosidades e interessantes tópicos levantados pelos caranguejos com cérebro.
Nesta 2ª parte de notificações, segue logo abaixo o conceito de "manguetown" que está exemplificado no livrinho deste disco:
A planície costeira onde a cidade de Recife/PE foi fundada é cortada por 06 rios. Após a expulsão dos holandeses no século XVII, a ex-cidade "maurícia" passou a crescer desordenadamente às custas do aterramento indiscriminado e da destruição dos seus manguezais.
Em contrapartida, o desvario irresistível de uma cínica noção de "progresso", que elevou a cidade ao posto de "metrópole" do Nordeste, não tardou a revelar a sua fragilidade.
Bastaram pequenas mudanças nos "ventos" da história para que os primeiros sinais de esclerose econômica se manifestassem no início dos anos 60. Nos últimos 30 anos, a síndrome da estagnação aliada à permanência do mito de "metrópole", só tem levado ao agravamento acelerado do quadro de miséria e caos urbano da cidade.
A cidade de Recife detém hoje (no ano de 1994) o maior índice de desemprego do país. Mais da metade dos seus habitantes moram em favelas e alagados. Segundo um instituto de estudos populacionais da cidade americana de Washington, a cidade de Recife é hoje (no ano de 1994) a 4ª pior cidade do mundo para se viver.
Confira o 1º single do álbum "Da Lama ao Caos" e que leva o mesmo nome do disco:
Chico Science & Nação Zumbi - Uma biografia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps