Como uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido do rock nacional
Por Bruce William
Postado em 26 de setembro de 2023
Embora não existam números oficiais, estima-se que o álbum mais vendido da história do rock nacional seja o "Rádio Pirata ao Vivo", lançado pelo RPM em 1986, com mais de 3 milhões de cópias vendidas.
RPM - Mais Novidades
O álbum foi gravado ao vivo nos dias 26 e 27 de maio de 1986 no Pavilhão de Convenções do Complexo do Anhembi, em São Paulo, e ele mostra a banda tocando sucessos como "Revoluções por Minuto", "Rádio Pirata" (que dá título ao trabalho), "Olhar 43" e as então inéditas "Naja" (instrumental baseado nos teclados de Luiz Schiavon) e "Alvorada Voraz", além de duas regravações: "London, London" de Caetano Veloso e "Flores Astrais" do Secos & Molhados - por sinal, o cantor Ney Matogrosso era o diretor do show.
E como relatou o jornalista Júlio Ettore no vídeo em que conta os bastidores da gravação do "Rádio Pirata ao Vivo", tudo começou quando, em outubro de 1985, o RPM se apresentou em Porto Alegre e, como eles haviam gravado até então somente um único álbum, se viram obrigados a incrementar o repertório com músicas inéditas e covers. E uma delas era "London, London", lançada originalmente por Caetano Veloso em 1971.
Acontece que um divulgador da gravadora CBS obteve autorização para gravar o show para usar como divulgação da banda, e haviam aquelas quatro músicas - as duas inéditas e as duas covers - que ainda não haviam sido registradas, então as pessoas que ouvissem aquelas músicas nas rádios não teriam como ir até uma loja de discos para comprar o álbum que contivesse as músicas.
E foi justamente uma delas, "London, London", a que bombou nas rádios, e aquilo fez com que a gravadora fizesse pressão para que a banda gravasse um álbum da forma que fosse, em estúdio ou ao vivo, não fazia diferença, desde que o álbum trouxesse a canção "London, London". Mas o empresário da banda, Manoel Poladian, não queria de forma alguma interromper a turnê que estava lotadaça e ele bateu de frente com a gravadora, inclusive relembrando que eles haviam deixado de divulgar a banda pelas baixas vendas do álbum de estreia.
A solução foi gravar um disco ao vivo. "Mataríamos três coelhos com uma cajadada só: estancaríamos a pirataria das músicas do show; teríamos tempo para terminar a turnê e, por fim, ganharíamos um tempo para descansar, tirar férias e voltar a compor um novo disco", disse Luiz Schiavon em declaração publicada no livro "RPM - Revelações por minuto".
Então foi assim que uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido da história do rock nacional, conforme relata Júlio Ettore no vídeo a seguir, que traz muito mais detalhes sobre os bastidores da gravação de "Rádio Pirata ao Vivo", do RPM:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
Kiko Loureiro participará de show que o Angra fará no festival Porão do Rock
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Kreator lança "Krushers of the World", seu novo disco de estúdio
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro


A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Guitarrista da banda que deu origem ao RPM conta como era relação com Paulo Ricardo
O curioso segredo que Paulo Ricardo arrancou de Sílvio Santos nos bastidores de uma premiação
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


