John Entwistle: O mágico das quatro cordas foi embora há 15 anos
Por Roberto Schiavon
Postado em 27 de junho de 2017
Neste dia 27 de junho faz exatamente 15 anos que o rock n’ roll perdeu o baixista do The Who, John Entwistle. Aos 57 anos, ele foi encontrado morto dentro de um quarto de hotel em Las Vegas, horas antes do show de estreia da turnê que o The Who faria em 2002. Adepto de outros vícios além da música, mais tarde se soube que o ataque cardíaco que o vitimou pode ter sido induzido pelo uso de cocaína.
Lições de moral à parte, o que ficou dessa história foi a despedida triste de mais um membro do The Who, que em 1978 havia perdido também o baterista Keith Moon, segundo a versão oficial, morto por uma overdose de drogas utilizadas para combater o alcoolismo. Um dia antes de sua morte, Moon e a namorada haviam jantado com o casal Paul e Linda McCartney.
Alguns anos antes de Entwistle morrer, o The Who havia retornado ao circuito de turnês, onde segue até hoje com o baixista Jon Button e o baterista Zak Starkey, filho do ex-beatle Ringo Starr. Em 2006, a banda até gravou o disco "Endless Wire", o primeiro com músicas inéditas desde "It's Hard", de 1982. Mas nunca será a mesma coisa sem John Entwistle, assim como nunca foi sem o baterista Keith Moon, apesar de Roger Daltrey e Peter Townsend terem todo o direito de continuarem levando adiante seu legado, tocando pelo mundo clássicos como "My Generation", "Pinball Wizard", "Substitute" e "Won't Get Fooled Again", até mesmo como homenagem aos ex-membros que caíram fora mais cedo.
Apesar das histórias de excessos que sempre carregou em seu currículo, não menos fartas que as dos outros integrantes da banda, Entwistle tinha no palco uma postura mais reservada, deixando para os companheiros os malabarismos que marcavam os shows do The Who, com direito a quebradeira de instrumentos e performances afins.
Musicalmente, ele foi um dos responsáveis por jogar o baixo na "linha de frente" da malha sonora do rock 'n' roll, que até o surgimento de bandas como The Who e Cream, tinha nos baixistas apenas marcadores de ritmo, pois as guitarras eram as únicas responsáveis pela construção das melodias. Com suas linhas de baixo inimagináveis até então, o baixista John Entwistle foi um dos primeiros músicos das quatro cordas a mostrar que o instrumento poderia ser muito mais que mero coadjuvante em bandas de rock, seguindo uma estrada trilhada por músicos de épocas e estilos tão variados como Jack Bruce (Cream), Paul McCartney (Beatles), Geddy Lee (Rush), Glen Hughes (Deep Purple) e Sting (Police).
Era até estranho ver aquele cara paradão no canto do palco, quase bocejando de tédio, fazendo tudo aquilo em seu instrumento, e mostrando serviço com a mesma qualidade até sua morte. Nos anos 90 e início dos anos 2000, tudo o que havia mudado era o tamanho da testa e a cor dos cabelos, pois a habilidade e a postura continuavam as mesmas sobre o palco.
O ano de 2002 foi triste para o rock n’ roll, que perdeu também Dee Dee Ramone e Layne Staley, nomes que deixam cada vez mais saudade nesse mundo de cantores pré-fabricados que proliferam aos montes. Aos que gostam de música tocada com sentimento e paixão, e a todos os baixistas do planeta, um minuto de silêncio é muito pouco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A canção da era Paul Di'Anno que Bruce Dickinson não quer cantar nunca mais
Três grandes vocalistas do Rock que são os preferidos de Bruce Dickinson
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Pete Townshend conta como (e por que) começou a quebrar guitarras no palco com o The Who
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



