Estreias: 20 ótimas músicas que abrem discografias
Por Igor Miranda
Postado em 25 de abril de 2017
É difícil pensar em bons discos de estreia. A tendência é que as bandas evoluam com o tempo. É preciso ter alguma experiência até lançar o seu "magnum opus".
Guns N' Roses - Mais Novidades
No entanto, você já parou para analisar que é ainda mais complicado pensar em boas músicas de estreia? Parece uma sina, mas acontece. E poucas bandas fogem a essa regra.
A lista abaixo compila 20 ótimas músicas que abrem discografias. Não é um ranking: a organização está em ordem alfabética por nome das bandas. Trata-se de uma lista pessoal - portanto, são as minhas favoritas, não as suas, nem as de qualquer outra pessoa.
Veja:
Alice In Chains - "We Die Young": a primeira música do disco de estreia do Alice In Chains soa, para mim, como uma porta de entrada para a década de 1990. Ninguém antes havia reunido os elementos presentes no som da banda de Layne Staley e Jerry Cantrell. Pesado, ganchudo e profundo: tudo ao mesmo tempo.
Alter Bridge - "Find The Real": ainda que curta, a discografia do Alter Bridge tem em seu álbum de estreia um dos melhores momentos, em meu ver. Méritos da canção que abre o registro, "Find The Real", e seu estilo preservado nas faixas pesadas que seguem em diante.
Audioslave - "Cochise": outra curta discografia cuja faixa de abertura mereceu menção. "Cochise" une o que há de melhor nos trabalhos do Rage Against The Machine e Soundgarden em uma pegada quase hard rock. Uma explosão de quase quatro minutos de duração.
Black Sabbath - "Black Sabbath": o marco zero do heavy metal como o conhecemos. Essa música ajudou a definir todos os padrões seguidos, posteriormente, pelas bandas de música pesada. "Só" isso.
Boston - "More Than A Feeling": ao ouvir essa música, entende-se, facilmente, por que o primeiro álbum do Boston é um dos registros de estreia mais vendidos da história. "More Than A Feeling" é, para muitos, a gênese do chamado "arena rock". Uma grande canção.
Dio - "Stand Up And Shout": após ter participado da consagração do Rainbow e da reconstrução do Black Sabbath, seria Ronnie James Dio capaz de lançar a sua própria banda? "Stand Up And Shout" responde a essa pergunta com classe. Um hino do heavy metal.
Guns N' Roses - "Welcome To The Jungle": a música que resume a difícil escalada do Guns N' Roses até o estrelato. O que mais gosto nessa música é, justamente, a visceralidade. Há sinceridade nas letras, na melodia e nos arranjos - tudo isso em meio a uma época onde o hard rock não era muito espontâneo.
Kiss - "Strutter": graças à sua produção equivocada, o álbum de estreia do Kiss é um dos mais desperdiçados do rock. Entretanto, mesmo com timbragens equivocadas, "Strutter" soa grandiosa. É a perfeita definição do estilo autoral de Paul Stanley.
Led Zeppelin - "Good Times Bad Times": a faixa inicial de uma discografia complexa e cheia de nuances é, de certa forma, bem simplória. Trata-se de um hard rock básico, mas atraente, guiado pela bateria criativa de John Bonham, que cresce ao fim com as "explosões" de Robert Plant e Jimmy Page.
Living Colour - "Cult Of Personality": ainda que tenha uma discografia curiosamente curta, o Living Colour lançou ótimos trabalhos - incluindo o álbum de estreia, co-produzido por Mick Jagger. E a faixa de abertura não poderia ser outra: a imponente "Cult Of Personality", que mostra todos os predicados do funk metal praticado pelo grupo.
Metallica - "Hit The Lights": diferente do que muitos pensam, não creio que "Kill 'Em All" esteja perto de ser o melhor momento do Metallica. Entretanto, o estilo praticado ao longo desse disco - e bem exposto em "Hit The Lights" influenciou segmentos consideráveis do metal na década de 1980.
Mötley Crüe - "Live Wire": simbólica, a faixa que abre "Too Fast For Love" representa o Mötley Crüe, seja pelo estilo de composição das letras ou pela performance instrumental, que alia a guitarra potente de Mick Mars à bateria criativa de Tommy Lee.
Mr. Big - "Addicted To That Rush": só o lick de baixo que abre essa música já vale o play. Entretanto, vale a pena escutar até o fim. Apesar de estar rendido pelos excessos da década de 1980, o Mr. Big soava coerente até em seus registros iniciais.
Ozzy Osbourne - "I Don't Know": apesar de efêmera, a combinação Ozzy Osbourne/Randy Rhoads foi incrível. Poderosa, "I Don't Know" resume um pouco do que a dupla fez nos dois primeiros álbuns do Madman.
Rainbow - "Man On The Silver Mountain": o primeiro disco do Rainbow foi mais do que uma mera continuação do que Ritchie Blackmore fazia no Deep Purple. Era algo novo, influenciado, especialmente, pelos vocais incríveis de Ronnie James Dio. "Man On The Silver Mountain" é o início de uma história campeã.
Ramones - "Blitzkrieg Bop": o punk como conhecemos teve início no disco aberto por "Blitzkrieg Bop". Rápida, simplória e incisiva, trata-se de uma das melhores faixas de abertura do rock.
Ratt - "Wanted Man": uma das melhores faixas de abertura de discografias ligadas ao hard rock oitentista. Além de ser uma boa música, "Wanted Man" tem uma espécie de pegada rock n' roll intrínseca à sua melodia.
The Black Crowes - "Twice As Hard": ainda que não tenha tanto a ver com o restante da discografia, o primeiro álbum do The Black Crowes é um bom registro de hard rock clássico. "Twice As Hard", que abre o disco, vai bem direto ao ponto ao expor bons riffs e o carisma vocal de Chris Robinson.
The Jimi Hendrix Experience - "Foxy Lady": a faixa de abertura de um dos discos responsáveis por mudar a forma de se tocar guitarra. Nessa música, Jimi Hendrix não dá ponto sem nó nas seis cordas.
Van Halen - "Runnin' With The Devil": a faixa de aberutra de outro disco responsável por mudar a forma de se tocar guitarra. O ritmo cadenciado apenas destaca, ainda mais, a performance incrível de Eddie Van Halen.
Comente: Lembra de mais alguma música ótima que abre uma discografia?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist


Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
O ódio de Slash que se transformou em orgulho por fazer parte do que veio pra mudar
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


