"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Por João Renato Alves
Postado em 02 de janeiro de 2026
Durante participação no podcast 60 Minutes Or Less, o tecladista Roddy Bottum foi convidado a lembrar a turnê em que o Faith No More abriu para Guns N' Roses e Metallica. Ocorrido em 1992, o giro foi um sucesso de público, mas também ficou marcado por polêmicas, acidentes, estrelismos e a total incompatibilidade das duas atrações principais.
Faith No More - Mais Novidades
"Acho que foi um desafio, mas, honestamente, só para mim. Eles repsentavam a norma do rock and roll naquela época. Misoginia, agressão masculina, masculinidade tóxica, tudo isso fazia parte da equação naquele tempo e todo mundo estava dentro. Honestamente, não conheço ninguém que não estivesse. Quer dizer, nosso guitarrista na época - tínhamos um guitarrista bem hard rock (Jim Martin). Ele tocava uma guitarra Flying V, tinha cabelo comprido, preto e cacheado, uma vibe bem rocker, que era o que a gente adorava nele. Tocava guitarra meio como o Metallica e era muito amigo deles. Era muito aquele tipo de pessoa. Mas o resto de nós era meio que de esquerda, progressista, artistas alternativos, de mente liberal."
O instrumentista deixou claro que não era o único a pensar daquela forma, embora reconheça ter se sentido o mais atingido pelo cenário. "Billy (Gould, baixista), com quem eu cresci, Mike (Bordin, baterista) Mike Patton (vocalista) a gente ficava impressionado com a audácia daquele ambiente. Não conseguíamos acreditar no que estávamos vendo, mas éramos os únicos com essa mentalidade. Todos naquela turnê estavam curtindo o hedonismo. Eu, sendo o cara gay que se criou com três irmãs, achava ofensivo, selvagem e me fazia pensar 'que p*rra é essa?', mais do que para qualquer outra pessoa, com certeza."
Apesar das discordâncias, Roddy reconhece a qualidade do Guns N' Roses e também admite que a banda foi abraçada por toda a comunidade roqueira logo que surgiu – incluindo aqueles que discordavam do sexismo da imagem do grupo. "Comprei 'Appetite for Destruction' logo que saiu. As músicas eram muito boas, dinâmicas e funcionavam bem. Mesmo com toda a vibe da capa original do disco, com a garota parecendo ter sido violentada. E me desculpem se isso incomoda e pode afetar alguém. Mas mesmo olhando para aquilo, quando comprei o disco, fui fisgado. É difícil pensar em nós mesmos nesses termos naquela época e o quanto eu era mais tolerante e achava tudo bem. Isso não é legal. Especialmente hoje. Mas, por algum motivo nós, como público, abraçamos o Guns N' Roses. Até mesmo pessoas progressistas e liberais os apoiaram. Era algo viável, eram empolgantes, uma banda de rock barulhenta e desrespeitosa, e isso era legal... Então, levou um bom tempo para que a ficha caísse. Demorou muito para eu pensar: 'Ah, espera aí.'"
Vale citar que, inicialmente, a ideia era que o Nirvana ocupasse o lugar na turnê que pertenceu ao Faith No More. No entanto, mesmo após uma série de contatos e tentativas de convencimento, Kurt Cobain não aceitou o convite – pelos mesmo motivos que Bottum destacou nesta entrevista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão

10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
Confira vídeo antigo de Ozzy Osbourne cantando "War Pigs" com Faith No More e Hetfield
"Epic", o clássico dos anos 1980 que mudou a história do Faith No More


