O Terno: A Identidade de Uma Banda em Ascensão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos Ferreira Prudencio
Enviar correções  |  Ver Acessos

Uma banda em ascensão, voltada para a originalidade sem deixar de lado sua influência seiscentista. Essa frase pode resumir um pouco do que define o grupo de rock paulistano O TERNO. Desde a sua formação é rodeado por críticas positivas e não por menos, com um lírico baseado em temas simplistas, mas ao mesmo tempo usando perspectivas criativas nas letras.

Mick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São PauloSexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexual

Um grupo formado em meados de 2009 teve seu primeiro álbum "66" lançado em 2012 e desde aquele tempo se via uma banda que sabia bem o caminho por onde queria traçar, com uma identidade própria e criatividade aguçada. Seu primeiro trabalho foi elogiado pelo jornal "O Globo" como: "Um dos mais impressionantes discos de estreia de uma banda brasileira". A evolução que aconteceu de maneira muita rápida para com seus integrantes como compositores é também bastante perceptível.

Enquanto o primeiro trabalho consistia cinco músicas autorais e cinco de MAURÍCIO PEREIRA, o segundo já é algo inteiramente autoral recebendo o mesmo nome da banda como título. Vemos nessa obra mais instrumentos utilizados assim como participações. Antes seu método consistia em assuntos diferentes e cômicos (músicas como "Zé Assassino Compulsivo", "Eu tomei Coca Você Encheu a Cara", "Não Preciso de Ninguém") com um som cru típico de KINKS e MUTANTES. Agora vemos uma banda abordando mais seu lado romântico ("Ai, Ai, Como eu me Iludo" e "Eu vou Ter Saudades") assim como questionamento e áreas até então inexploradas ("Quando Estamos Todos Dormindo" e "Eu confesso").

Com o terceiro disco "Melhor do que parece" lançado em 2016, vemos um grupo no ponto alto (Que só vem crescendo) de sua exploração musical. O álbum possui um som mais aperfeiçoado que os anteriores, assim como um pouco de psicodelismo na instrumentalização, mas sem deixar de lado a identidade que construíram desde os primórdios. É difícil, mas a banda conseguiu até então em sua caminhada, lançar um trabalho melhor do que outro, sem repetição de fórmula e deixando claro sua proposta musical.

O TERNO coleciona prêmios de videoclipes da Multishow, assim como críticas positivas de seu trabalho profissional. Seu último álbum se encontra na lista dos melhores lançamentos da Revista Rolling Stone e eleito melhor disco de 2016 pelo jornal "O Estado de São Paulo". Fizeram uma turnê pela Europa, passando por Espanha e Portugal.

Ao vivo, a banda também mostra seu potencial, recentemente esgotado dois shows em Brasília no período de uma semana. Em sua estreia no Lollapalooza em 2015, O TERNO levou a multidão que sabia cada detalhe de suas letras a cantar com eles, não deixando o tempo de chuva interferir em seu desempenho. No solo improvisado da música "Enquanto Estamos Todos Dormindo", TIM BERNARDES (Vocal e guitarra) toca com todo seu sentimento musical, provando que o os shows deles podem ser poderoso e massivamente empolgante tanto para a multidão quando para a plateia, levando-nos a crer no sentimento único que uma vez puderam sentir as pessoas que viveram de fato nos anos 60. Sentimento que envolve a plateia com a música que está sendo tocada.

Com "Melhor do que parece", O TERNO é uma raridade dentro da música brasileira. Um grupo desses que surgem a cada uma década, com um futuro ainda promissor e muito a oferecer, sua ascensão maior é só uma questão de tempo levando em conta seu talento.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "O Terno"


Mick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São PauloMick Jagger
Em cerimônia na escola do filho em São Paulo

Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexualSexo e Rock and Roll
Músicas com conotação sexual

Sexo: os clipes mais sensuais do Metal segundo a Metal HammerSexo
Os clipes mais sensuais do Metal segundo a Metal Hammer

AC/DC: prostitutas revelam as esquisitices de Phil RuddAC/DC
Prostitutas revelam as esquisitices de Phil Rudd

Raimundos: O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da bandaRaimundos
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da banda

Nickelback: governo dos EUA acha a banda tão perigosa quanto o Slipknot?Nickelback
Governo dos EUA acha a banda tão perigosa quanto o Slipknot?

Metallica: São ídolos, mas são humanos, diz vocal do VolbeatMetallica
"São ídolos, mas são humanos", diz vocal do Volbeat


Sobre Marcos Ferreira Prudencio

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336