Eddie Van Halen fazia coisas desumanas na guitarra, segundo Kerry King
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de maio de 2025
No vasto universo da música, alguns artistas não apenas dominam seus instrumentos, mas também redefinem seus limites. É o caso de Eddie Van Halen, guitarrista e cofundador da banda Van Halen. Com técnicas inovadoras — como o tapping, os harmônicos artificiais e o uso criativo da alavanca —, ele revolucionou a guitarra elétrica a partir do final dos anos 1970. Seu estilo veloz, técnico e expressivo influenciou gerações, consolidando seu nome entre os gigantes do rock.
Van Halen - Mais Novidades

Ao longo da carreira, Eddie exerceu uma influência profunda sobre guitarristas dos mais diversos estilos, indo muito além do hard rock. Um exemplo é Kerry King, fundador da icônica banda de thrash metal Slayer e do supergrupo que leva seu nome.
Embora atue em uma vertente mais extrema do metal, King admira o trabalho de Eddie Van Halen. Em entrevista ao site Consequence, ele citou o lendário e revolucionário guitarrista entre seus nomes favoritos no instrumento.
Kerry conheceu a obra do Van Halen nos primeiros anos da banda. O então jovem rapaz ficou profundamente impressionado, como revelou na entrevista:
"Ele foi muito importante para mim quando eu estava aprendendo a tocar guitarra. Comecei quando tinha 13 anos, então isso foi em 77. Foi bem na época em que o Van Halen estava explodindo. E ele fazia coisas na guitarra que soavam desumanas, como se nem parecesse uma guitarra."

Na sequência, King destacou a importância do álbum de estreia da banda, "Van Halen" (1978), em sua trajetória musical. O guitarrista comentou sobre a mudança de sonoridade do grupo ao longo dos anos:
"O primeiro álbum significou muito para mim. Eles não eram heavy metal, mas com certeza eram tão rock quanto se pode ser (...), antes de decidirem virar uma banda pop. E, sabe, todo o mérito para eles — ganharam todo o dinheiro do mundo."
Em seguida, King elogiou o trabalho que o Van Halen desempenhava em suas apresentações. Aliás, ele aproveitava esses shows para observar o que Eddie fazia na guitarra:
"Eu gosto do material original. Quando Eddie era uma novidade para o mundo, cada disco que ele lançava fazia você pensar: ‘Uau, como ele fez isso?’. O primeiro álbum foi incrível. Eles eram muito bons ao vivo. Fiquei impressionado, com certeza. Eu os vi seis vezes na época dos três primeiros discos. E isso foi na época em que eu não queria ficar na pista. Eu queria sentar na primeira fileira do camarote para poder pegar binóculos e fazer a lição de casa de guitarra."

Infelizmente, Eddie Van Halen não se encontra mais neste plano. Ele morreu no dia 6 de outubro de 2020, aos 65 anos de idade, após longa batalha contra o câncer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps