Como um passaporte perdido deu origem a uma das mais marcantes obras do Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 11 de maio de 2025
O Pink Floyd já havia feito trilha para cinema, balé e até apresentações com chaleira elétrica no palco, mas nada prepararia a banda para a filmagem que aconteceria em outubro de 1971 no anfiteatro romano de Pompeia, sem plateia, com amplificadores encostados em colunas milenares. E tudo isso só aconteceu porque o diretor Adrian Maben esqueceu o passaporte no lugar errado.
Pink Floyd - Mais Novidades
Maben havia feito uma proposta inicial mais conceitual: filmar o Pink Floyd interagindo com obras de arte do movimento Nouveau Réalisme, com colagens e objetos cotidianos. Gilmour ouviu a ideia, agradeceu educadamente e encerrou com um "au revoir". Como a ligação de volta nunca veio, Maben foi viajar com a namorada para a Itália. Em Pompeia, visitaram o anfiteatro, comeram sanduíche sentados nas pedras e seguiram o passeio. Só mais tarde ele notou que havia perdido o passaporte.
Ao refazer o trajeto e convencer os seguranças a deixá-lo entrar no local já fechado, o diretor percebeu algo curioso: as sombras da noite, o silêncio absoluto, o som de insetos e morcegos entre as pedras. "Imediatamente soube que era ali que deveríamos filmar o Pink Floyd", contou, em fala publicada na Classic Rock. O documento não apareceu, mas a ideia da vida dele tinha acabado de nascer.
Maben escreveu para o empresário da banda propondo uma filmagem sem público, que fugisse do modelo Woodstock; sem multidões, só a banda tocando cercada pelas ruínas. A produção foi fechada com ajuda de professores de história locais, uma produtora francesa e um orçamento apertado. O transporte do equipamento para o sul da Itália só foi garantido depois que o diretor entregou as últimas 2 mil libras que a mãe falecida havia deixado como herança.
Anos depois, Maben lembraria que ninguém ali — nem ele, nem os integrantes da banda — imaginava que aquele projeto ainda seria discutido mais de meio século depois. Mas como ele mesmo diria depois, perder o passaporte às vezes é só a desculpa que o acaso usa pra acertar o caminho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
A carta de fã que fez o Twisted Sister perceber que algo estava errado
Primal Fear anuncia título do novo álbum de estúdio, que sai em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria



O solo de David Gilmour que se perdeu para sempre; "Você nunca fica 100% satisfeito"
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
O erro cometido pelo Pink Floyd e pelo Oasis em seu auge, que condenou o futuro de ambos
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
O grande arrependimento de Nick Mason sobre a fase mais gloriosa do Pink Floyd
O dia que o então goleiro do São Paulo Rogério Ceni tocou Pink Floyd na ESPN
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


