Como um passaporte perdido deu origem a uma das mais marcantes obras do Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 11 de maio de 2025
O Pink Floyd já havia feito trilha para cinema, balé e até apresentações com chaleira elétrica no palco, mas nada prepararia a banda para a filmagem que aconteceria em outubro de 1971 no anfiteatro romano de Pompeia, sem plateia, com amplificadores encostados em colunas milenares. E tudo isso só aconteceu porque o diretor Adrian Maben esqueceu o passaporte no lugar errado.
Pink Floyd - Mais Novidades
Maben havia feito uma proposta inicial mais conceitual: filmar o Pink Floyd interagindo com obras de arte do movimento Nouveau Réalisme, com colagens e objetos cotidianos. Gilmour ouviu a ideia, agradeceu educadamente e encerrou com um "au revoir". Como a ligação de volta nunca veio, Maben foi viajar com a namorada para a Itália. Em Pompeia, visitaram o anfiteatro, comeram sanduíche sentados nas pedras e seguiram o passeio. Só mais tarde ele notou que havia perdido o passaporte.
Ao refazer o trajeto e convencer os seguranças a deixá-lo entrar no local já fechado, o diretor percebeu algo curioso: as sombras da noite, o silêncio absoluto, o som de insetos e morcegos entre as pedras. "Imediatamente soube que era ali que deveríamos filmar o Pink Floyd", contou, em fala publicada na Classic Rock. O documento não apareceu, mas a ideia da vida dele tinha acabado de nascer.
Maben escreveu para o empresário da banda propondo uma filmagem sem público, que fugisse do modelo Woodstock; sem multidões, só a banda tocando cercada pelas ruínas. A produção foi fechada com ajuda de professores de história locais, uma produtora francesa e um orçamento apertado. O transporte do equipamento para o sul da Itália só foi garantido depois que o diretor entregou as últimas 2 mil libras que a mãe falecida havia deixado como herança.
Anos depois, Maben lembraria que ninguém ali — nem ele, nem os integrantes da banda — imaginava que aquele projeto ainda seria discutido mais de meio século depois. Mas como ele mesmo diria depois, perder o passaporte às vezes é só a desculpa que o acaso usa pra acertar o caminho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Richard Fortus revive meme de 35 anos do Guns N' Roses com camiseta sobre Izzy Stradlin
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
O momento em que Axl Rose perdeu o respeito por um astro do rock: "Ficou enojado"
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame

Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
"Depressivo e entediante"; o álbum do Pink Floyd que David Gilmour não conseguiu ouvir


