Jesus & Mary Chain: novo disco é uma das melhores coisas de 2017

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Luiz Pimentel, Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Enviar correções  |  Ver Acessos

É isso mesmo. Vazou o primeiro de inéditas em duas décadas dos irmãos escoceses William e Jim Reid, e é excelente. Pode tirar todo o peso de indulgência que poderia conceder ao grupo dada sua história, dados os clássicos que carrega no currículo, dado o serviço prestado à música desde 1983. "Damage and Joy" é bom de verdade. Nenhuma das 14 músicas é ruim.

Rock: 25 fotos pra fazer você continuar acreditando na músicaGuitar World: melhores solos de guitarra de todos os tempos

Tudo bem que umas ficam ali na beirada do precipício. Quer dizer, nas primeiras audições, só a experimental "Simian Split" não desceu nada redonda.

Tem também toda uma esperada sonoridade oitentista envolvida e uma dinâmica de disco igualmente manjada - aquela coisa de abrir foda, emendar uma bela canção (toda melódica, daquelas que você saca que foi composta no violão), socar mais uma porrada, depois desacelerar no miolo do disco, sacar do bolso uma balada linda e finalizar com esperança roqueira renovada.

Tem tudo isso. Mas tem o resgate do entusiasmo em fazer e lançar música permeado às fórmulas desgastadas.

"Amputation", que abre o disco, e "All Things Pass", a terceira, são duas sapatadas lindas. "War on Peace" remete ao retrogosto do trabalho, uma coisa entre o "Munki" (1998) e meu favorito, o "Darklands" (1987).

Tem rock triste - "Always Sad" e "Song For a Secret" -, aquele rock que parece arrastar uma tonelada de guitarras que o próprio J&MC criou - "The Two of Us", "Mood Rider", "Facing Up the Facts" -, belas baladas - "Black and Blues" (que música mais linda) e o finale panfleteiro - "Can't Stop the Rock".

No meio de tudo isso tem o grande Jesus & Mary Chain de volta, em grande estilo.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Jesus And Mary Chain"


Rock: 25 fotos pra fazer você continuar acreditando na músicaRock
25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

Guitar World: melhores solos de guitarra de todos os temposGuitar World
Melhores solos de guitarra de todos os tempos

Fotos de Infância: Marilyn MansonFotos de Infância
Marilyn Manson

Frances Bean Cobain: assustada com tatuagem de fãFrances Bean Cobain
Assustada com tatuagem de fã

Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy MetalSounds Entertainment
As 100 melhores músicas do Heavy Metal

Rock Argentino: as dez baladas mais clássicasRock Argentino
As dez baladas mais clássicas

Guns N' Roses: o melhor cover de Sweet Child O'Mine?Guns N' Roses
O melhor cover de "Sweet Child O'Mine"?


Sobre Luiz Pimentel

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336