Alta Fidelidade: obra em linguagem que aborda aspectos de outra
Por Mário Orestes Silva
Postado em 29 de outubro de 2014
Produção hollywoodiana do ano de 2000, Alta Fidelidade (High Fidelity) é uma das poucas excelentes comédias românticas que prende o telespectador do começo ao fim. Com infinitas referências musicais, este filme de 107 minutos com direção de Stephen Frears e inspirado no livro homônimo do escritor inglês Nick Hornby, traz John Cusack atuando grandemente no papel principal, Jack Black também com interpretação brilhante e Todd Louiso, além da participação irreconhecível da belíssima Catherine Zeta-Jones, ponta de Bruce Springsteen como o eterno conselheiro "boss" e outros protagonistas menos relevantes.
Rob Gordon (Cusack) é proprietário de uma loja sebo de discos em vinil, colecionador, audiófilo, profundo conhecedor da música pop e DJ durante as noites de fim de semana. Acompanhado de seus dois funcionários Barry (Black) e Dick (Louiso), vive a rotina do comércio moroso refletindo suas crises existenciais e suas frustrações amorosas. Aliás, estas últimas são o foco de seu drama pessoal que, em seu universo romântico de discos encontra consolo sonoro, mesmo sem encontrar as respostas do porque ele ser infeliz em seus relacionamentos. O anti socialismo do protagonista é compactuado por seus companheiros que não se arrependem em expulsar clientes da loja pela mínima divergência, até mesmo no âmbito do gosto musical. Outra mania levada por todo o decorrer do filme é das constantes listas "top 5". As 5 mais "lado B", as 5 preferidas para funerais, as 5 mais para os "foras" e por aí vai.
A trilha sonora é uma pérola à parte e possui nomes como The Velvet Underground, Stiff Little Fingers, Queen, Marvin Gaye, Bob Dylan dentre outros grandes nomes que refletem muito bem o universo quase poético desta história deliciosa que dá aquele gostinho juvenil de "queria viver assim".
A versão dublada perde algumas coisas de sentido quando traduzida. Então, procure assistir o filme legendado. Recomenda-se também a versão em DVD que traz cenas extras excluídas.
Indicado para quem curte um bom filme de rotina urbana e também para amantes da música pop, colecionadores e pessoas que gostam de procurar referências diversas em cenários, figurinos, diálogos e sons, Alta Fidelidade é uma obra em uma linguagem que aborda aspectos de outra.
Diversão gratuita.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A decepção de Timo Tolkki ao lucrar só R$ 4,4 mil em campanha "pague o que quiser"
Como surgiu "Toca Raul!", que todo dia milhares de pessoas gritam em shows mundo afora
Bruce Dickinson tem a solução para o problema do Spotify, mas ele sabe que não vai rolar
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O fabuloso cantor que escolheu Bob Dylan como seu vocalista preferido
As três coisas que sempre irritam Bob Dylan, segundo o próprio
Os dois artistas que Bob Dylan considerava "relíquias do passado" nos anos 1980



