Alta Fidelidade: obra em linguagem que aborda aspectos de outra
Por Mário Orestes Silva
Postado em 29 de outubro de 2014
Produção hollywoodiana do ano de 2000, Alta Fidelidade (High Fidelity) é uma das poucas excelentes comédias românticas que prende o telespectador do começo ao fim. Com infinitas referências musicais, este filme de 107 minutos com direção de Stephen Frears e inspirado no livro homônimo do escritor inglês Nick Hornby, traz John Cusack atuando grandemente no papel principal, Jack Black também com interpretação brilhante e Todd Louiso, além da participação irreconhecível da belíssima Catherine Zeta-Jones, ponta de Bruce Springsteen como o eterno conselheiro "boss" e outros protagonistas menos relevantes.
Rob Gordon (Cusack) é proprietário de uma loja sebo de discos em vinil, colecionador, audiófilo, profundo conhecedor da música pop e DJ durante as noites de fim de semana. Acompanhado de seus dois funcionários Barry (Black) e Dick (Louiso), vive a rotina do comércio moroso refletindo suas crises existenciais e suas frustrações amorosas. Aliás, estas últimas são o foco de seu drama pessoal que, em seu universo romântico de discos encontra consolo sonoro, mesmo sem encontrar as respostas do porque ele ser infeliz em seus relacionamentos. O anti socialismo do protagonista é compactuado por seus companheiros que não se arrependem em expulsar clientes da loja pela mínima divergência, até mesmo no âmbito do gosto musical. Outra mania levada por todo o decorrer do filme é das constantes listas "top 5". As 5 mais "lado B", as 5 preferidas para funerais, as 5 mais para os "foras" e por aí vai.
A trilha sonora é uma pérola à parte e possui nomes como The Velvet Underground, Stiff Little Fingers, Queen, Marvin Gaye, Bob Dylan dentre outros grandes nomes que refletem muito bem o universo quase poético desta história deliciosa que dá aquele gostinho juvenil de "queria viver assim".
A versão dublada perde algumas coisas de sentido quando traduzida. Então, procure assistir o filme legendado. Recomenda-se também a versão em DVD que traz cenas extras excluídas.
Indicado para quem curte um bom filme de rotina urbana e também para amantes da música pop, colecionadores e pessoas que gostam de procurar referências diversas em cenários, figurinos, diálogos e sons, Alta Fidelidade é uma obra em uma linguagem que aborda aspectos de outra.
Diversão gratuita.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A banda dos anos 90 que Ricardo Confessori considera a melhor da história do rock nacional
Vocalista do DevilDriver manda a real para Bruce Dickinson sobre maconha em shows
Andreas Kisser chegou no fundo do poço quando não foi a Disney pois não tinha cerveja

Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
A melhor música de Bob Dylan segundo Quentin Tarantino: "Minha favorita de todos os tempos"



