"Esta é a banda dele"; Keith Richards revela quem era o verdadeiro líder dos Rolling Stones
Por Bruce William
Fonte: keith
Postado em 18 de abril de 2025
Desde os primeiros anos dos Rolling Stones, muita gente acreditava que a liderança se dividia entre Mick Jagger e Keith Richards. Afinal, a dupla foi responsável por transformar a banda em um dos maiores nomes da história do rock. No entanto, segundo o próprio Keith, o verdadeiro líder nunca foi ele - e nem Mick.
Em entrevista à Reverb, o guitarrista apontou Ian Stewart como a alma da banda. Stewart foi um dos primeiros integrantes dos Stones e esteve presente no primeiro ensaio, realizado acima de um pub antigo em Soho, Londres. "Enquanto subia as escadas rangendo, ouvi aquele piano estilo barrelhouse e pensei: 'Cara, estou em Chicago'. E o único cara lá era Ian Stewart. Ele meio que montou tudo - 'vocês deveriam tocar'. De certa forma, essa é a banda dele ainda", contou Richards.
Rolling Stones - Mais Novidades

Antes de Andrew Loog Oldham assumir como empresário, Stewart era uma espécie de mentor. Ajudava na logística, orientava sobre comportamento profissional e chegou até a convencer Charlie Watts a entrar para o grupo, por conta do interesse mútuo no jazz. Mesmo depois de ser oficialmente afastado da formação principal por não ter o "visual adequado", continuou tocando nos discos e nos bastidores.
Richards reconhece que a orientação de Stewart foi fundamental para que os Stones se tornassem o que são. Enquanto ele e Mick ainda estavam aprendendo os caminhos da composição, era Stewart quem dava os primeiros direcionamentos e moldava os ensaios. "Ele não aparecia no palco, mas estava sempre lá. Como um arquiteto da banda", diz Keith.
Ian Stewart faleceu em 1985, mas seu legado segue preservado por quem o conheceu de perto. Além dos Rolling Stones, tocou em álbuns de outros artistas, incluindo Led Zeppelin, onde aparece na faixa "Boogie With Stu". Sua discrição contrastava com sua importância, e Keith nunca escondeu a gratidão: "Em muitos aspectos, ele era o coração do que nos tornamos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez

Keith Richards relembra o dia que Jeff Beck (quase) entrou para os Rolling Stones
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O cantor "pretensioso" com quem Mick Jagger disse que jamais soaria parecido
Os álbuns dos Rolling Stones que Mick Jagger detesta: "Nem na época eu achei bom"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
As duas lendas do rock contracultural que Keith Richards considera "músicos puros"
A maior cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards; "não tem só a ver com cantar"
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
A melhor cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones
Quem é melhor, Ringo Starr ou Charlie Watts? John Lennon tinha a resposta
Mick Jagger e Keith Richards escolhem suas músicas favoritas dos Beatles


