Autogestão
Por Robson Verissimo
Fonte: Myspace
Postado em 08 de outubro de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A necessidade de trazer à tona a realidade social brasileira foi a pedra fundamental que levou às origens da banda Autogestão: músicos da cidades de São Paulo e do Grande ABC que no ano de 1997 se propuseram a trabalhar em composições próprias, com acordes pesados e cheios de energia.
A primeira fase da banda contava com forte influência do punk rock e do hardcore, com músicas rápidas, ácidas e críticas. O resultado foi a primeira demo tape (Isso mesmo! Aquela fita quadrada que você precisava rebobinar e trocar de lado para ouvir!) gravada em 1998, intitulada "Não Iremos Obedecer!".
A banda rapidamente conquistou seu espaço no cenário Underground do ABC paulista e, após mudanças em sua formação original lançou seu primeiro álbum oficial na virada do milênio: o muito bem recebido "Esse é o País da Cracolândia".
A continuidade do trabalho e novas mudanças na formação da banda resultaram, dois anos mais tarde, no segundo álbum da banda: "A Vontade dos Iguais" que, além das influências anteriores agrega elementos de ska e um trabalho instrumental muito mais elaborado.
A década de 2000 foi um período bastante turbulento para a banda, que passou por inúmeras formações diferentes sem produzir material novo por quase oito anos. Finalmente, entre os anos de 2005 e 2006, a Autogestão reúne-se novamente numa única formação que dura até hoje, e após um bom número de apresentações na região do ABC, São Paulo e Interior resolveu dedicar-se à produção de um novo trabalho inédito. Por esse motivo, no período compreendido entre 2007 e 2010 o número de apresentações da banda foi bastante reduzido, haja vista a enorme dificuldade de produzir um álbum independente, arcando com todo o custo e o trabalho de produção, gravação, mixagem, masterização, prensagem e afins.
O resultado de todo esse trabalho será apresentado em breve no terceiro álbum da banda, intitulado "Esperando Acontecer", com lançamento previsto para outubro de 2010.
DISCOGRAFIA
Não Iremos Obedecer! (1998) – Primeiro registro das composições da banda, lançada em formato "demo tape", com oito faixas e tiragem reduzida.
Esse é o País da Cracolândia (2000) – Primeiro álbum oficial da Autogestão. Conta com 18 músicas de autoria própria, com forte influência do punk rock europeu. Foi o trabalho que apresentou a banda ao cenário underground paulista.
A Vontade dos Iguais (2002) – Segundo álbum oficial da banda. Traz 15 novas faixas, incluindo uma adaptação do poema Ser Governado de Pierre-Joseph Proudhon (proeza já antes realizada por Raul Seixas) e o cover Antes de las Guerras, de autoria da banda espanhola Eskorbuto, adaptado para o Ska Punk.
Esperando Acontecer (2010) – O terceiro álbum oficial retrata o trabalho da atual formação da banda, com influências musicais que vão do punk rock ao rock clássico. A produção do disco teve início em 2007, e traz novidades como a utilização da gaita e de um trabalho instrumental e vocal mais elaborado. O disco traz 12 faixas, dentre elas nove inéditas e uma nova versão de "Diante da Miséria", além das faixas bônus "Ministério" e "Triste Capital", interpretadas ao vivo pela banda.
Coletâneas – A Autogestão teve a honra de participar de algumas coletâneas laçadas no Brasil, América Latina e Europa. A mais recente é a "Casa de Rock", que conta com bandas independentes de todo o país, lançada em 2010.
CONTATO
Para agendamento de shows e compra do cd "Esperando Acontecer", entre em contato pelo e-mail:
[email protected]
Parasaber mais sobreabanda, ouvir os sons do novo cd e assistir a vídeos ao vivo acesse:
http://www.myspace.com/autogestao
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps