A música que Jimmy Page chamou de "a essência do cool" e que mudou sua vida
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de junho de 2025
Jimmy Page, guitarrista e fundador do Led Zeppelin, afirmou que uma canção instrumental lançada nos anos 1950 foi decisiva para sua trajetória na música. Em discurso no Rock and Roll Hall of Fame, em 2023, ele classificou "Rumble", do norte-americano Link Wray, como "a essência do cool". As falas foram reunidas pela Far Out.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Page conta que ouviu a faixa pela primeira vez aos 14 anos, em uma jukebox pública no Reino Unido. "Lembro de escutar com admiração. Pensei: quem é esse cara?", disse. "Como um garoto que mal sabia tocar guitarra, aquilo teve um impacto profundo em mim."
A gravação de Wray, lançada em 1958, é considerada pioneira no uso de distorção na guitarra elétrica. Com poucos acordes e forte presença sonora, "Rumble" virou referência para diversos artistas. "A força, o vigor e o poder dela são impressionantes. Era algo destemido. Um verdadeiro fenômeno", afirmou Page.
A canção também enfrentou resistência. Nos Estados Unidos, chegou a ser banida de algumas rádios por supostamente incitar a violência — apesar de não ter letra. No Reino Unido, era praticamente impossível ouvir rock and roll nas rádios convencionais dos anos 1950. Page recorria a transmissões piratas e a jukeboxes para conhecer a música americana.
Segundo ele, a inspiração de "Rumble" ajudou a moldar sua visão sobre o que era possível com uma guitarra. "É o tipo de coisa que não se ensina. Você sente. Se gostar, carrega com você." O britânico seguiu esse instinto: tornou-se músico de estúdio, integrou os Yardbirds e, anos depois, fundou o Led Zeppelin.
Page afirma que o estilo direto e emocional da faixa de Wray se tornou parte da base estética do Led Zeppelin. Riffs como os de "Good Times Bad Times", "Kashmir" e "Stairway to Heaven" carregam, segundo ele, a herança daquele momento inicial. "Rumble derreteu-se no tecido do meu corpo e da minha consciência. Foi como descobrir o drama possível com seis cordas", concluiu o músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
FM confirma show no Brasil em março de 2026
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Muitos se lembram de um show do Led Zeppelin que talvez não tenha acontecido
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham


